SóProvas


ID
521554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.
    A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios (lençóis freáticos) e fontes de água (rede hidrográfica), a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo. Desse modo, a resposta correta está na opção A, onde relaciona a causa da chuva ácida aos óxidos de nitrogênio e enxofre, enquanto que as demais opções apenas relacionam erroneamente as consequências da chuva ácida como causadoras da mesma.
  • Está correta a alternativa (A):

    O enunciado nos informa as principais substâncias que causam a chuva ácida (nitrogênio e enxôfre), liberados em grande quantidade pela queima de combustíveis fósseis que é tão difundida nos veículos modernos. O que é imprescindível notar: as substâncias em questão, como bem se sabe, são liberadas em estado GASOSO, portanto não só há a possibilidade, mas a CERTEZA de que eles irão se mover - se será muito ou pouco, dependerá diretamente da circulação atmosférica a partir do local da emissão dos poluentes. Em igual proporção, a quantidade de fontes emissoras desses gases participa na causa das chuvas ácidas - são muito mais frequentes no Centro de São Paulo que no coração da Amazônia, que não chega a ter um terço do número de veículos poluentes, em comparação.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6901236#readmore

  • A) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

    A chuva ácida se espalha pelo aumento de fontes emissoras de gases poluentes e pela ação dos ventos.

  • A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar muitos problemas para plantas, animais, solo, água, construções e também para pessoas. Diferentemente do CO2, os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. O mecanismo da atmosfera faz com que as chuvas ultrapassem as fronteiras da região emissora de poluição, não respeitando limites políticos regionais e nacionais. A abrangência e a intensidade do fenômeno têm estreita relação com a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.