SóProvas


ID
5215834
Banca
IESES
Órgão
CRB 14º Região - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As novas tecnologias de informação e comunicação estabeleceram um novo cenário e uma nova cultura para as bibliotecas e para os bibliotecários, inserindo novas práticas na lida com a informação. Surgiram novas concepções de bibliotecas e, neste contexto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta mesma angústia é expressa por Machado et alii (1999), referindo-se à biblioteca do futuro como aquela que utiliza amplamente a tecnologia eletrônica. Destacam que, tanto na literatura nacional quanto na internacional, não existe consenso sobre a definição de biblioteca digital, biblioteca eletrônica e biblioteca virtual. Observam ainda que, para alguns autores, a biblioteca eletrônica, digital e virtual são termos que podem ser considerados sinônimos.

    Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000)

    https://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a07v31n1.pdf

  • A questão aborda os conceitos e características dos tipos de bibliotecas. 

    O tipo de uma biblioteca pode ser definido pelo seu acervo, seu público ou sua função dentro de uma organização ou de uma comunidade. As inovações tecnológicas impactaram não apenas as bibliotecas de tipos mais tradicionais (escolares, públicas, universitárias, etc) como criou novos tipos como as bibliotecas digitais e virtuais. 

    Com base em conhecimentos sobre esse tema, identificamos as alternativas apresentadas como: 

    A) CORRETA. As bibliotecas digitais possuem acervo digital ou digitalizado e disponibilizam o seu conteúdo aos seus usuários em formatos inteiramente digitais. 

    B) CORRETA. Como exemplo de biblioteca hÍbrida podemos indicar as bibliotecas universitárias que possuem acervo impresso e disponibilizam teses e dissertações em formato digital em seus sistemas. 

    C) CORRETA. A pluralidade de suportes é a principal característica das bibliotecas híbridas. 

    D) INCORRETA. Existem muitas abordagens sobre o tema, algumas apontando os termos como sinônimos, mas mais frequentemente como conceitos diferentes. A biblioteca digital sendo aquela formada por acervo nato digital ou digitalizado, pode ser parte do acervo de uma biblioteca física. A biblioteca virtual consiste em uma biblioteca que não existe fisicamente, apenas em ambiente virtual em rede. A biblioteca eletrônica geralmente não possui acervo próprio, sendo uma fonte de acesso a outras bibliotecas conectadas em rede. Ainda que os escopos dos três tipos tenham fronteiras bem difíceis de serem delimitadas, é mais comum a sua separação em tipos diferentes na literatura da área. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • A)

    "Define-se biblioteca digital como uma "biblioteca que tem como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais - livros, periódicos, teses, imagens, etc.", disponíveis para acesso, com processos padronizados, servidores próprios ou distribuídos e acessados via internet (MARCONDES et al, 2006, p. 16 apud VIEIRA, 2014, p. 19)

    B e C)

    "Rusch-Feja (1999) define a biblioteca híbrida como um modelo transacional entre a impressa e a digital, ou seja, ela deve integrar o acesso a diferentes tecnologias para facilitar o acesso à informação através de diferentes mídias" (VIEIRA, 2014, p. 14)

    D)

    "Rowley (2002, p. 21) define a biblioteca virtual como um fornecedor de serviços na forma eletrônica, que não possui localização física para o usuário final ou para a fonte. O acesso pode ser remoto, independentemente do local, "e a informação pode estar em qualquer lugar. Pois é irrelevante para o usuário saber onde a informação é mantida." Finalizando, a diferença básica entre a biblioteca virtual e as demais é que esta não depende de local físico para existir e pode ser mantida e acessada por qualquer usuário que tenha acesso à internet, em qualquer ponto do globo, enquanto que as demais necessitam de um espaço físico. Ainda de acordo com a autora, uma biblioteca eletrônica ou digital pode ser virtual, porém a recíproca não é verdadeira." (VIEIRA, 2014, p. 22)

    Gabarito: D

    VIEIRA, Ronaldo. Introdução à teoria geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.