SóProvas


ID
5217112
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Complete a lacuna a seguir: O movimento de ________ acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto. Essa descrição diz respeito ao movimento de:

Alternativas
Comentários
  • Rotação: próprio eixo

    Translação: ao redor do sol

  • Translação

    o

    r

    n

    o

    do sol

  • A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano. Como o eixo de inclinação do nosso planeta é de 23º27', há períodos em que os dias são maiores que as noites (solstícios de verão), períodos em que as noites são maiores que os dias (solstícios de inverno) e períodos em que eles possuem a mesma duração (equinócios de primavera e outono).

    PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é rotação e translação?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-rotacao-translacao.htm. Acesso em 26 de maio de 2021.

    Como o deslocamento da Terra impacta na vida no planeta 

    Conforme já adiantamos, o tempo que a Terra leva para realizar o movimento de translação é a base para contagem do calendário e criação das estações do ano. O primeiro fenômeno é bastante simples de entender, já que ele coincide com o tempo em que o planeta leva para concluir a volta em torno do Sol. Mas qual é a ligação do deslocamento da Terra com a primavera, o verão, o outono e o inverno? 

    A explicação para o surgimento das estações do ano perpassa a informação de que a Terra possui uma inclinação no eixo em que realiza o movimento de rotação (em torno de si mesma) em relação ao eixo da translação. Com isso, as regiões do planeta são iluminadas de maneira desigual durante o deslocamento em torno do Sol. É por isso que os hemisférios norte e sul apresentam estações opostas. 

    O início do verão e do inverno é marcado pela ocorrência do solstício, que é quando o Sol fica na sua altura máxima em relação ao hemisfério norte ou sul. No hemisfério que recebe maior iluminação, o fenômeno marca o início do verão. No hemisfério oposto, inicia o inverno. O solstício acontece nos meses de junho e dezembro. 

    Apesar da existência da inclinação no eixo da Terra, existem dois momentos no ano em que o planeta recebe a mesma quantidade de radiação solar nos dois hemisférios. Isso acontece porque o Sol se posiciona em uma altura média em relação ao planeta. Com isso, os raios solares incidem diretamente na linha do equador. Esse fenômeno recebe o nome de equinócio e acontece nos meses de março e setembro, que marcam o início do outono e da primavera. 

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/astronomia/movimento-de-translacao

    Outras fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimento-translacao.htm

    https://www.todamateria.com.br/movimento-de-translacao/

    https://ppgenfis.if.ufrgs.br/mef008/mef008_02/Angelisa/translacao.html

    https://www.preparaenem.com/geografia/movimento-translacao.htm

  • GAB: D

  • ROTAÇÃO= próprio eixo da terra

    TRANSLAÇÃO= ao redor do sol

    O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

    gab:D

    avantee

  • Nutação: influenciada pela gravidade do sol e da lua a Terra oscila seu eixo em até 700 metros e retorna a posição original. Esse movimento dura 18,6 anos. ( Toda matéria)