-
Cabanagem (Grão Pará) - Índios e Mestiços pobres sujeitos ao regime de semiescravidão.
Sabinada (Bahia) - Revolta separatista liderada por militares e pelos integrantes da classe média como profissionais liberais, comerciantes e funcionários públicos.
Balaiada (Maranhão) - Lutavam por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos, artesãos e outros desfavorecidos.
Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul) - Devido a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).Os principais grupos envolvidos: liberais, grandes fazendeiros e, por consequência, classes populares dependentes das fazendas. "Independência Rio-Grandense".
-
NO CASO, A PRAIERA FOI OCORRER JÁ NO 2° REINADO PÓS 1940, LOGO É (A)
A REVOLTA PRAIERA COMEÇOU ASSIM: EM 1942 HAVIA DUAS FAMÍLIAS DE AGRICULTORES QUE COMANDAVAM PERNAMBUCO, AMBOS ERAM CONSERVADORES E FAVORÁVEIS AO REGIME MONÁRQUICO, ENTRETANTO, CONSOLIDA-SE UM GRUPO LIDERAL QUE SE ALTO INTULA COMO PRAIEIROS LIDERADOS POR PEDRO IVO E BORGES FONSECA, ELES CONSEGUEM ASCENDER AO PODER EM PERNAMBUCO E COMEÇAM A SEGUIR OS CONSEVADORES. ESTES - OS DENUNCIAM À COROA. E CONSEQUENTEMENTE ACABAM PERDENDO O PODER EM PERNAMBUCO. OS LIBERAIS CRIAM UM DOCUMENTO (MANIFESTO DO MUNDO) QUE PREGAVA CARACTERÍSTICAS LIBERAIS E O FIM DA MONARQUIA. OBVIAMENTE D.PEDRO II NEGOU E REPRIMIL GERAL.
-
questão horrível, Farrapos foi no segundo reinado e não no período regencial
-
@1concurseiro, a guerra dos farrapos aconteceu em 1835-1845, ou seja, começou no período regencial e se estendeu até o segundo reinado.
-
Cabanagem - Grão Pará
Sabinada - Salvador / BA
Balaiada - Maranhão
Guerra dos Farrapos - Rio Grande do Sul