-
de forma pacífica? Dom Pedro II fugiu de madrugada pois foi bem pacífico sim kkkk
-
GABARITO C)
Tá certo que a tomada de poder não foi violenta com conflitos armados e tal, mas também não foi exatamente pacífica, tendo em vista que os militares marcharam em direção ao centro da cidade, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca e a inspiração do ativista político José do Patrocínio, para depor o imperador D. Pedro II.
Dificilmente militar marchando vai ser algo pacífico né, mas enfim...
O nome “República da Espada” faz referência ao fato do país ter sido governado de forma ditatorial, com o exército à frente da política.
Também questiono se a alternativa C) trouxe a verdadeira principal característica do Positivismo, pois esta corrente filosófica do século XIX, derivada do Iluminismo, é sempre mais bem lembrada por defender o progresso da humanidade baseada na ciência e na ordem social, ou seja, buscava a solução dos problemas aplicando a ordenação dos civis e o progresso científico.
Fato é que a alternativa C) traz a afirmação "menos errada" pelo menos, uma vez que poder-se-ia eliminar todas as outras, como se demonstra a seguir:
Erro da A) → o povo teve mínima ou nenhuma participação da derrubada da monarquia.
Erro da B) → não existiu qualquer plano nacional de integração dos negros.
Erro da D) → positivismo não tinha relação com monarquia, inclusive inspirou a formação de muitas repúblicas.
-
Dom Pedro II não fugiu; o mesmo e sua família foram escoltados! O famoso: " convidado a sair".
Aos olhos do "Mundo Monarquista" tal evento foi um sucesso! Tendo em vista as pretéritas deposições de monarcas ao longo da história - Uma embarcação foi disponibiliza, empregados e escravos direcionados , durante a madrugada, ao auxilio da família real portuguesa, tudo sem alarde ou esculacho.
Não se tem registro de nenhuma gota de sangue derramada.
Mas quanto as lágrimas, estas se derramam de felicidade ou mesmo tristeza.
-
Nada pacífica depois que Deodoro da Fonseca achou que D Pedro II tinha declarado como chefe de gabinete o senador do RS dono de terras o " EL C0M3D0R " ( o cara que se engraçou com uma mulher que não deu bola para o Deodoro , por isso eram rivais ) o cara ficou com raiva, o que não passava de uma fofoca feita por jornalistas para enfurecer Deodoro , aí temos a proclamação da república de fato ! ADELAIDE É O NOME DELA KKKKKKKKKK ( Brasil é uma piada )
-
Esse "pacífica" me quebrou.
-
LETRA C. República das espadas, basta lembrar do oficialato do exército brasileiro que tem como símbolo a espada. E a questão violenta, acredito que a questão queira se referir a conflitos de guerra, o que não ocorreu.
-
GAB - C
Era melhor ter tirado esse "forma pacífica" e colocado algo sobre Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, por causa de uma questão assim alguém entra com recurso e bagunça a nota de corte..