A crise do sistema feudal começa quando a população passar a crescer rapidamente ao longo dos séculos gerando uma sobrecarga no sistema já que não havia terras e nem comida para atender a demanda. Cada vez mais os impostos ficavam mais altos e isso estimulava as revoltas camponesas, isso sem comentar sobre as guerras políticas entre os reinos e as doenças.
Ao mesmo tempo, os pequenos comerciantes, no início, que iam desenvolvendo seu comércio entre os reinos começavam, isso ao longo dos séculos, a tornarem-se ricos comerciantes, passando a ocupar postos importantes dentro das cidades, principalmente na região da Itália onde o sistema absolutista não vigorou. Todos esses fatores em conjunto é chamado pelos historiadores de "crise do sistema feudal".
Gabarito A
De forma gradual, o sistema feudal começou a entrar em declínio, principalmente devido a algumas mudanças na estrutura da sociedade, como:
O aumento das cidades (florescimento dos centros urbanos); e
O reavivamento das relações comerciais.
A crise do feudalismo começou a partir do século XII, quando mudanças na sociedade europeia colocaram em xeque as estruturas desse sistema. As cidades voltaram a surgir após séculos de abandono, desde os tempos das invasões bárbaras. Houve o aumento populacional ocorrido no ano 1000, também chamado de “ano da paz de Deus”, por conta da queda significativa nas guerras medievais. Com o aumento demográfico, a produção agrícola também se expandiu, exigindo maior trabalho dos servos e o uso de técnicas mais avançadas para atender a demanda.
Resposta: A