Alternativa:'a'
Descontinuidade de Mohorovicic: está localizada na fronteira entre a crosta terrestre e o manto e recebe o apelido de Moho. A velocidade das ondas sísmicas muda bruscamente nessa região, acelerando. A temperatura aumenta á medida em que a profundidade aumenta em direção ao manto. Moho encontra-se aproximadamente a 38 km abaixo dos continentes e a 10 km de profundidade abaixo dos oceanos.
Descontinuidade de Gutenberg: também conhecida como descontinuidade C, marca o fim do manto interno e o início do núcleo externo . Fica localizada na mesosfera (parte inferior do manto), a 2.883 km de profundidade. Sua descoberta deve-se ao cientista alemão Beno Gutenberg, um dos responsáveis pela criação da Escala Richter.
Descontinuidade de Lehmann: está localizada na fronteira entre o núcleo externo e o núcleo interno a 5.150 km de profundidade. Recebe esse nome em honra da sismóloga Inge Lehmann.
Descontinuidade de Conrad: corresponde ao limite sub-horizontal na crosta continental no qual a velocidade da onda sísmica aumenta de maneira descontínua . Este limite é observado em várias regiões continentais a uma profundidade de 15 a 20 quilômetros, porém não é encontrado em regiões oceânicas.
Descontinuidade de Repetti: situada a cerca de 700 km de profundidade, separa o manto superior do manto inferior. A esta profundidade ocorre um aumento na velocidade de propagação das ondas sísmicas levando a concluir que o manto superior se encontra num estado mais fluido e o manto inferior é rígido.