A questão solicitada ao candidato tem como tema a Teoria Neomalthusiana, e pede para o mesmo que assinale a alternativa incorreta das cinco indicadas no enunciado.
Para responder essa questão, é importante que o candidato saiba os princípios dessa teoria populacional, junto com seus objetivos e prerrogativas que se relacionam com a questão do subdesenvolvimento em alguns países do mundo.
A Teoria Neomalthusiana ou Neomalthusianismo é uma teoria populacional que foi criada para reformular a teoria do inglês Thomas Malthus. Em linhas gerais, essa perspectiva reforça a ideia que medidas governamentais devem ser promovidas para tentar conter o aumento da população, sobretudo em países subdesenvolvidos ou periféricos.
Feita a explanação inicial do que se pede na questão, vamos à análise das afirmações e descobrir a alternativa INCORRETA.
Letra A - Incorreta, pois de fato a Teoria Neomalthusiana começou a ter destaque após a Segunda Guerra Mundial, que foi um período que coincidiu com o grande aumento populacional em países subdesenvolvidos. Por conta disso, muitos começaram a se preocupar com esse crescimento e a terem dúvidas sobre a capacidade do Estado nacional em lidar com essa situação. Nesse sentido, a teoria ganha força, causando uma intensa cobrança de garantir a essas populações o acesso à métodos contraceptivos para impedir um colapso nos países subdesenvolvidos. Como precisamos da afirmação incorreta, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.
Letra B - Incorreta, pois os defensores da Teoria Neomalthusiana afirmavam que o crescimento populacional em países subdesenvolvidos, poderiam sobrecarregar os sistemas de saúde e de educação, o que demandaria um aumento de investimento nessas áreas. Por conta da situação econômica desses países, a teoria reforça que conter o crescimento populacional evitaria um colapso social e econômico nessas áreas. Como precisamos da afirmação está correta, a Letra B não se constitui como gabarito da questão.
Letra C - Incorreta, pois o Neomalthusianismo junto com seus princípios, assevera que o aumento da população diminuiria muito a renda per capita (relação que calcula o número de habitantes pelo PIB produzido pelo país), o que acabaria impactando em várias áreas sociais. Ou seja, se essa renda diminui, segundo a teoria, o país sofreria bastante dificuldades em garantir acesso à renda, à saúde, à educação, ao emprego, etc. Como a afirmação está correta, a Letra C não se constitui como gabarito da questão.
Letra D - Incorreta, pois os neomalthusianistas eram a favor sim da utilização de métodos contraceptivos como uma tentativa de conter o crescimento da população em países subdesenvolvidos. Para eles, conter esse crescimento evitaria um colapso na economia dessas nações impedindo a crise em áreas sociais como educação, saúde, o índice de desemprego, etc. Como a afirmação também está correta, a Letra D não se constitui como gabarito da questão.
Letra E - Correta, pois a afirmação se apresenta de forma equivocada. Para os Neomalthusianistas, a elevação da taxa de natalidade poderia ser uma causa para o subdesenvolvimento e não a consequência. Como consequências a teoria cita a sobrecarga dos sistemas de saúde, de educação, o aumento do desemprego e da miséria, entre outros problemas. Como a asserção está errada, a Letra E é a alternativa correta da questão.
Gabarito do Professor: Letra E.
Teorias da População
Teoria Malthusiana = população cresce em progressão geométrica , alimento cresce em progressão aritmética. = crescimento da população responsável pela pobreza
Teoria Neomalthusiana ( Alarmista ) = crescimento da população responsável pela pobreza, Os Neomalthusianos afirmam que deve haver uma série de medidas que inibam os índices das taxas de natalidade. Difusão de métodos contraceptivos e procedimentos operatórios, por exemplo. Para eles, não há como existir equilíbrio entre uma elevada população e a quantidade dos recursos existentes no planeta. = defende o uso de métodos contraceptivos como meio de reduzir o número de filhos por família. ganha mais influência após a Segunda Guerra Mundial.
Teoria Reformista ( Antimalthusiana ) = a pobreza é a responsável pelo crescimento populacional = má distribuição de riqueza / Pobreza gera um crescimento populacional acelerado, consideram que é a miséria e a exclusão de parte da sociedade, a responsável pelo rápido crescimento populacional
Ecomalthusiana = controle de natalidade tendo em vista a finitude de recursos materiais, avalia a pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais.
Letra E = Reformista.