SóProvas


ID
5218657
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É uma teoria proposta por Adam Smith, em sua obra Riqueza das Nações (1776), que afirma que uma nação só exportará um produto, caso ela consiga produzí-lo por um custo baixo. Com isso, cada país deveria focar na produção de produtos que fossem mais vantajosos de acordo com os custos e modo de produção. Nisso, a nação deveria considerar seus recursos naturais, clima, localização e competência dos trabalhadores.

O texto refere-se a que teoria do Comércio Internacional?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa:'b'

    A) A teoria da vantagem comparativa faz parte da base da economia clássica e é relevante tanto para quem deseja ter um negócio em um país quanto para quem deseja investir.

    A vantagem comparativa busca explicar diferenças de produção e comércio entre dois países ou nações diferentes, baseando-se em um mesmo produto. A ideia é analisar qual dos envolvidos possui um menor custo de oportunidade de um mesmo bem.

    O termo foi apresentado pela primeira vez por David Ricardo, em seu livro The Principles of Political Economy and Taxation, lançado em 1817.

    C)Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação. Esta vantagem deriva de atributo(s) que permitem a uma organização superar a sua concorrência, tais como posição superior no mercado, habilidades ou recursos.

    D) Elaborada porJohn Stuart Mill, a teoria da demanda recíproca trata da relação entre os países no que diz respeito as trocas comerciais.

    Assim, ela está relacionada ao equilíbrio da força da demanda pela sua elasticidades, em relação ao produto que vem de outro país.

    E) O modelo de Heckscher-Ohlin (também conhecido como a teoria das proporções dos fatores) foi criado como uma alternativa ao modelo baseado no economista Ricardo. Apesar do seu maior poder de previsão (à custa de mais complexidade), ele também tem uma missão ideológica: a eliminação da teoria do valor do trabalho e a incorporação do mecanismo neoclássico do preço na teoria do comércio internacional. 

    A teoria defende que o padrão do comércio internacional é determinada pela diferença na disponibilidade de alguns fatores naturais. Ela prevê que um país irá exportar aqueles bens que fazem uso intensivo daqueles fatores (insumos, por exemplo) que são abundantes neste país e irá importar aqueles bens cuja produção é dependente de fatores escassos localmente