SóProvas


ID
5219938
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre a organização do Estado brasileiro:


I. Realizada mediante o controle externo, a fiscalização do município é feita pelo poder legislativo municipal.

II. É vedada a divisão do Distrito Federal e dos territórios federais em municípios.

III. Os subsídios dos governadores e vice-governadores e dos secretários de estado são fixados por lei de inciativa da Câmara dos Deputados.


Segundo o que prevê a Constituição da República, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    CF/88

    I. Realizada mediante o controle externo, a fiscalização do município é feita pelo poder legislativo municipal. CERTO. Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    II. É vedada a divisão do Distrito Federal e dos territórios federais em municípios. ERRADO. Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    Art. 33. § 1º Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

    III. Os subsídios dos governadores e vice-governadores e dos secretários de estado são fixados por lei de inciativa da Câmara dos Deputados. ERRADO. Art. 28. § 2º Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.        (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • FISCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO: CONTROLE EXTERNO------PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL+PELOS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

    FÉ E DISCIPLINA!

  • Gabarito: A) Somente I está correta.

    I - Externo = Legislativo /// Interno = cada poder

    II - Territórios federais podem ser divididos em municípios.

     +...Territórios Federais com mais de 100 mil hab tem judiciário de 1a e 2a instância.

    III - AL fixa o subsídio do Governador.

    +...CN fixa os do Presidente.

    Câmara M. os do Prefeito.

    .

    .

    Bons estudos!

    IG: @estudantibus

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA, após a análise de três itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da organização do Estado brasileiro. Vejamos:

    I. CERTO.

    Art. 31, CF. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    II. ERRADO.

    Art. 32, CF. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    Art. 33, CF. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

    § 1º Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

    III. ERRADO.

    Art. 28, §2º, CF. Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.  

    Dito isto, segundo o que prevê a Constituição da República, está correta a afirmativa:

    A. I, apenas.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • GABARITO - A

    I. Realizada mediante o controle externo, a fiscalização do município é feita pelo poder legislativo municipal. 

    CONTROLE DO MUNICÍPIO

    INTERNO Sistema de controle interno do Poder executivo

    EXTERNO ⇾  Legislativo Municipal

    _________________________________________________________________________

    II. É vedada a divisão do Distrito Federal e dos territórios federais em municípios.

    DF - NÃO PODE SER DIVIDIDO EM MUNICÍPIOS

    Territórios - Podem ser divididos em Municípios

    ________________________________________________________________________

    III. Os subsídios dos governadores e vice-governadores e dos secretários de estado são fixados por lei de inciativa da Câmara dos Deputados.

    CN - Fixar os subsídios do PR / VICE / CÂM/ SENADO / MINISTROS DE ESTADO

    ASS. LEGIS. - Fixar os Subsídios do Gov / Vice / Dep. Est. / Secretários estaduais

    CÂM. MUN - Fixar os Subsídios do PREF / vice / Vereadores / Secretários Mun.

  • GABARITO: A

    I - CERTO: Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    II - ERRADO: Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    III - ERRADO: Art. 28. § 2º Os subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado serão fixados por lei de iniciativa da Assembléia Legislativa, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º,

  • I. Realizada mediante o controle externo, a fiscalização do município é feita pelo poder legislativo municipal. CERTO

    II. É vedada a divisão do Distrito Federal e dos territórios federais em municípios. ERRADO. Mediante votação pode ter divisão do DF.

    III. Os subsídios dos governadores e vice-governadores e dos secretários de estado são fixados por lei de inciativa da Câmara dos Deputados. ERRADO. Os subsídios dos GOVERNADORES, VICE E SECRETÁRIOS DO ESTADO serão fixados por iniciativa da Assembleia Legislativa.