SóProvas


ID
5220874
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.
( ) A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura.
( ) A criança é um sujeito profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele.
( ) A criança é uma abstração e produto da história e da cultura.
( ) A criança é um sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação.
( ) Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia, resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B e não A. V;V;F;V;V;

    A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele (BRASIL, 1994a). A criança, assim, NÃO é uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura (FARIA, 1999).

    Olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases epistemológicas que fundamentam, atualmente, uma pedagogia para a infância. Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.