SóProvas


ID
5221156
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-13ª Região(MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração e da evolução das estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

I A administração sempre esteve presente em todas as fases da história da humanidade, desde as escolhas dos melhores locais e das melhores épocas para as plantações até a organização dos trabalhos coletivos, a criação de núcleos urbanos, o abastecimento de alimentos, a defesa contra inimigos e intempéries e outras igualmente importantes para a sobrevivência.

II Frederick Taylor percebeu que cada trabalhador executava os procedimentos a seu jeito, sendo uns mais rápidos, outros mais lentos, sem qualquer critério ou ritmo de produção. Para resolver esse problema, estabeleceu incentivos ao trabalhador, tais como o aumento do mérito, possibilidades de promoção no trabalho, prêmios de produtividade etc., o que acarretou o surgimento da administração científica.

III O francês Henry Fayol privilegiou a hierarquia, com uma clara estrutura de comando e uma orientação praticamente militar. Os princípios de uma boa gestão seriam a divisão do trabalho, a autoridade e a responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a subordinação dos interesses individuais aos coletivos, a centralização, a ordem, a iniciativa e o espírito corporativista, características da chamada teoria clássica de administração.

IV A administração humanista enfatiza as pessoas, encara a organização como um grupo de pessoas, é inspirada em sistemas de psicologia e prega a delegação de autoridade e a autonomia do empregado.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "D"

    acredito que o único erro seja o número II Frederick Taylor percebeu que cada trabalhador executava os procedimentos a seu jeito, sendo uns mais rápidos, outros mais lentos, sem qualquer critério ou ritmo de produção. Para resolver esse problema, estabeleceu incentivos ao trabalhador, tais como o aumento do mérito, possibilidades de promoção no trabalho, prêmios de produtividade etc., o que acarretou o surgimento da administração científica. - esse não é o exemplo para resolver o problema proposto.

  • Questão muito legal, galera, vamos às explicações, meus consagradinhos:

    I A administração sempre esteve presente em todas as fases da história da humanidade, desde as escolhas dos melhores locais e das melhores épocas para as plantações até a organização dos trabalhos coletivos, a criação de núcleos urbanos, o abastecimento de alimentos, a defesa contra inimigos e intempéries e outras igualmente importantes para a sobrevivência.

    Explicação: Achei sensacional essa alternativa, pois a ''ATIVIDADE de administrar'' o ser humano faz desde que se entende por gente, há relatos da Administração ter surgido no ano de 5000 A.C na Suméria, sendo também desenvolvida pelos Egípcios, Romanos, pelos Chineses, pela Igreja Católica na Idade média e pelas organizações Militares, todos com o intuito de criar soluções para gerirem seus recursos e atingirem seus objetivos. CUIDADO, pois pra mim a pegadinha seria o aluno confundir QUANDO a Administração passa a ser considerada uma CIÊNCIA, isso ocorre no início do sec. XX com a Teoria Científica de Frederick W. Taylor apresentando os Princípios da Administração Científica.

    II Frederick Taylor percebeu que cada trabalhador executava os procedimentos a seu jeito, sendo uns mais rápidos, outros mais lentos, sem qualquer critério ou ritmo de produção. (até aqui correto) Para resolver esse problema, estabeleceu incentivos ao trabalhador, tais como o aumento do mérito, possibilidades de promoção no trabalho, prêmios de produtividade etc., o que acarretou o surgimento da administração científica. (erro da alternativa)

    Explicação: Para resolver esses problemas Taylor cria a ORT (Organização Racional do Trabalho) e o ''The One Best Way'' (A melhor forma de se executar uma tarefa), lembrando que a Administração Científica surge para combater práticas empíricas e ter seus métodos comprovados cientificamente (daí o nome da teoria)

    III O francês Henry Fayol privilegiou a hierarquia, com uma clara estrutura de comando e uma orientação praticamente militar. Os princípios de uma boa gestão seriam a divisão do trabalho, a autoridade e a responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a subordinação dos interesses individuais aos coletivos, a centralização, a ordem, a iniciativa e o espírito corporativista, características da chamada teoria clássica de administração.

    Explicação: A Teoria Clássica tinha ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar de cima para baixo. A alternativa traz os ''14 Princípios de Fayol'' assunto obrigatório de ser estudado quando cai Abordagens Clássicas no seu edital.

    IV A administração humanista enfatiza as pessoas, encara a organização como um grupo de pessoas, é inspirada em sistemas de psicologia e prega a delegação de autoridade e a autonomia do empregado. (correto)

  • TODAS as fases da história da humanidade?

    Então vou pegar o uga-uga lá do paleolítico e aplicar teorias da administração nele!

  • Gabarito D. A alternativa errada é a II:

    Frederick Taylor percebeu que cada trabalhador executava os procedimentos a seu jeito, sendo uns mais rápidos, outros mais lentos, sem qualquer critério ou ritmo de produção. Para resolver esse problema, estabeleceu incentivos ao trabalhador, tais como o aumento do mérito, possibilidades de promoção no trabalho, prêmios de produtividade etc.

    Taylor realmente acreditava que os trabalhadores deveriam ter um ritmo de produção similar, para resolver esse problema ele criou padrões de produção, ou seja, definiu uma metodologia a ser seguida por todos os operários com padronização de métodos e ferramentas.

    O aumento do mérito, possibilidades de promoção no trabalho, prêmios de produtividade são alternativas para aumentar a eficiência dos trabalhadores e, consequentemente, os lucros da empresa.

  • Para respondermos à questão, vamos à análise dos itens:

    I. CERTO. Administração é um termo de origem latina e possui diversos significados compartilhados em um conjunto de palavras correlatas. Administração significa cuidar, assistir, ajudar, dirigir, gerenciar. Tomando o sentido da palavra, podemos afirmar que a administração esteve presente em todas as fases da história.

    II. ERRADO. A Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e de selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações. Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo. Assim, com o objetivo de incentivos salariais e de prêmios por produção, a Abordagem Científica buscou fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo previstos. Com isso, a ideia básica era a de que a remuneração baseada no tempo não estimula ninguém a trabalhar mais e deve ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário. Segundo Taylor, o estímulo salarial adicional para que os operários ultrapassem o tempo-padrão é o prêmio de produção (Obs.: tempo-padrão é o tempo médio necessário para um operário comum realizar a tarefa) Portanto, podemos afirmar que o erro do item está na afirmação de que, para se corrigir os problemas de execução de tarefas, utilizava-se de incentivos ao trabalhador. Por outro lado, esses incentivos eram utilizados para se obter maior produtividade.

    III. CERTO. A Teoria Clássica caracteriza-se pela ênfase na estrutura, na organização formal, que a organização deveria possuir para ser eficiente. Segundo seu idealizador, Henri Fayol (1841 – 1925), toda empresa deveria apresentar seis funções: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Para ele, a Teoria Clássica partia do todo empresarial e da sua estrutura para garantir eficiência ao conjunto das partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. Fayol ainda define cinco funções do administrador, são elas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Segundo ele, existem 14 princípios gerais que norteiam a administração, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe. Por fim, cabe destacar que os autores clássicos pretendem criar uma teoria baseada na divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e de staff.

    IV. CERTO. Ao se aproximar da metade do século XX, surge a Abordagem Humanística da Administração. Essa abordagem surgiu nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas é a essência dessa abordagem e tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle dos cargos (Ribas, 2015). Essa teoria possui um foco nas pessoas e na busca da humanização e da democratização da administração. Além disso, ela defende que os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos e possui uma concentração nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude, expectativa e motivação.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Como você pode garantir que a administração sempre esteve presente em todas as fases da história? Alguns de vocês conseguiram acompanhar todo o sofrimento e dificuldades dos antepassados? Com certeza teve acertos, mas também tiveram muitos erros por falta de administração no enfrentamento do desconhecido. Agora querer taxar isso como verdade é ser tão maluco quanto essa banca.