SóProvas


ID
5221348
Banca
Quadrix
Órgão
CRC-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O ativo é o recurso, controlado por uma entidade como resultado de eventos passados, a partir do qual se espera um futuro retorno financeiro. Uma das subdivisões do ativo é o ativo intangível. De acordo com o CPC 4, ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física. Em outras palavras, é um ativo que não pode ser representado por dinheiro ou por direitos, a serem recebidos em uma quantia fixa ou determinável. São exemplos de bens que se enquadram na categoria de ativo intangível: marcas; softwares; títulos e periódicos; patentes; direitos autorais; entre outros. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis determina que um ativo intangível é identificado como tal quando: for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou com um contrato, ativo ou passivo, relacionado, independentemente da intenção de uso pela entidade; ou resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais, independentemente da possibilidade de serem transferidos ou separados da entidade ou de outros direitos e obrigações. Após a identificação, é feito o reconhecimento do ativo. Entretanto, a inserção deste nas demonstrações contábeis ocorre apenas se: for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; ou o custo do ativo puder ser mensurado com confiabilidade. Para avaliar a probabilidade de geração de benefícios econômicos futuros, a instituição deverá utilizar premissas razoáveis e comprováveis, representando a melhor estimativa da administração. Além disso, o custo do ativo é relacionado ao fluxo de benefícios econômicos atribuíveis a seu uso e é julgado pela própria empresa. Assim, após seu reconhecimento inicial, o ativo intangível deverá ser objeto de mensuração com base em seu custo, deduzidas possíveis perdas e sua amortização acumulada. Nesse cenário, julgue os itens a seguir.


I É um critério para a mensuração do ativo intangível a revisão da vida útil.

II É um critério para a mensuração do ativo intangível a identificação de eventual valor residual.

III É um critério para a mensuração do ativo intangível a amortização do ativo intangível em cima da vida útil considerada.

IV É um critério para a mensuração do ativo intangível a provisão para a desvalorização do valor recuperável do ativo se for o caso (impairment).


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    CPC 04

    Pontos importantes:

    Ativo intangível com vida útil definida: AMORTIZA

    Ativo intangível com vida útil indefinida: NÃO AMORTIZA

    Impairment = desvalorização. Ocorre quando o valor contábil é maior que o valor recuperável.

    Valor recuperável: Valor liquido de venda e o valor de uso, dos dois o maior.

  • a LÀ ESAF.

    Usando provisão pra conta do ativo , ou seja , TECNICAMENTE ERRADO. ( IV )

  • A questão cobra o conhecimento do CPC 04 (R1) – ATIVO INTANGÍVEL, em especial o tópico “Mensuração após o reconhecimento", que abrange dos itens 72 ao 87 da referida norma.

    Vamos analisar cada item da questão para verificar se estão de acordo com o CPC 04 (R1).

    I. Certo. Item 109. É um critério para a mensuração do ativo intangível a revisão da vida útil.

    II. Certo. Item 100. É um critério para a mensuração do ativo intangível a identificação de eventual valor residual.

    III. Certo. Item 97. É um critério para a mensuração do ativo intangível a amortização do ativo intangível em cima da vida útil considerada.

    IV. Certo. Item 111. É um critério para a mensuração do ativo intangível a provisão para a desvalorização do valor recuperável do ativo se for o caso (impairment).

    Temos que todos os itens estão corretos e foram retirados do CPC 04 (R1). Assim, é importante a leitura completa desse CPC.


    Fonte:

    CPC 04 (R1) – Ativo Intangível.


    Gabarito do Professor: Letra E.