SóProvas


ID
5221357
Banca
Quadrix
Órgão
CRC-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas demonstrações contábeis do Setor Público, são apresentadas informações extraídas dos registros e dos documentos que integram o sistema contábil da entidade. As demonstrações contábeis devem conter a identificação da entidade do Setor Público, da autoridade responsável e do contabilista e devem ser divulgadas com a apresentação dos valores correspondentes ao período anterior. Nas demonstrações contábeis, as contas semelhantes podem ser agrupadas e os pequenos saldos podem ser agregados, desde que seja indicada a sua natureza e que não ultrapassem 10% do valor do respectivo grupo de contas; são vedadas a compensação de saldos e a utilização de designações genéricas. Para fins de publicação, as demonstrações contábeis podem apresentar os valores monetários em unidades de milhar ou em unidades de milhão, devendo-se indicar a unidade utilizada. Os saldos devedores ou credores das contas retificadoras devem ser apresentados como valores redutores das contas ou do grupo de contas que lhes deu origem. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.


I É uma demonstração contábil das entidades do Setor Público exigida pela Lei n.º 4.320/1964 o balanço patrimonial.

II É uma demonstração contábil das entidades do Setor Público exigida pela Lei n.º 4.320/1964 o balanço orçamentário.

III É uma demonstração contábil das entidades do Setor Público exigida pela Lei n.º 4.320/1964 o balanço financeiro.

IV É uma demonstração contábil das entidades do Setor Público exigida pela Lei n.º 4.320/1964 a demonstração das variações patrimoniais.

V É uma demonstração contábil das entidades do Setor Público exigida pela Lei n.º 4.320/1964 a demonstração do resultado econômico.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64

    Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais.

    Dessa forma, a DRE não é exigida pela lei 4.320.

    A sua previsão consta na NBC T 16.11:

    Item 27. A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura: (a) receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos; (b) custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e (c) resultado econômico apurado.

    Gabarito: A

  • Questão "grande" e INÚTIL

    DCASP (Lei 4320/64) BO, BF, DVP, BP + DFC (Lei 11638/2007), DMPL (Obrigat. p/EED S/A) e N.Explicativas.

    Bons estudos.

  • Essa questão versa sobre a Lei n.º 4.320/1964 e as demonstrações contábeis exigidas por ela.

    Vejamos o que dispõe o art. 101 desse diploma legal:

    “Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17."

    Note que apenas a demonstração do resultado econômico não figura no rol de demonstrações contábeis constantes da Lei n.º 4.320/1964. Assim, estão corretos os itens I, II, III e IV e, portanto, a alternativa A.


    Gabarito do Professor: Letra A.