SóProvas


ID
5221486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1-I

  Não sei quando começou a necessidade de fazer listas, mas posso imaginar nosso antepassado mais remoto riscando na parede da caverna, à luz de uma tocha, signos que indicavam quanto de alimento havia sido estocado para o inverno que se aproximava ou, como somos competitivos, a relação entre nomes de integrantes da tribo e o número de caças abatidas por cada um deles.
   Se formos propor uma hermenêutica acerca do tema, talvez possamos afirmar que existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. Em muitos casos, dialeticamente, as necessárias tornam-se inúteis e as inúteis, necessárias. Tomemos dois exemplos. Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.
    Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.
   Tudo isso para justificar o que se segue. Ninguém me perguntou, mas resolvi organizar uma lista dos melhores romances que li em minha vida — escolhi o número vinte, não por motivos místicos, mas porque talvez, pela amplitude, alinhave, mais que preferências intelectuais, uma história afetiva das minhas leituras. Enquadro-a na categoria das listas inúteis, mas, quem sabe, se consultada, municie discussões, já que toda escolha é subjetiva e aleatória, ou, na melhor das hipóteses, suscite curiosidade a respeito de um título ou de um autor. Ocorresse isso, me daria por satisfeito. 
Luiz Ruffato. Meus romances preferidos.
Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

No texto 1A1-I, o critério utilizado pelo autor para distinguir as listas úteis das inúteis é

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    o critério utilizado pelo autor para distinguir as listas úteis das inúteis é a INTENÇÃO de cumprir as tarefas listadas.

    Útil, pois ele tinha intenção de cumprir

    Inútil, pois dificilmente ira cumprir

    ----

    (...) existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. (....). Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.

    Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária,

  • Gabarito: letra B.

    No terceiro parágrafo do texto, o autor utiliza a conjunção "pois", para explicar o motivo da lista de metas ser inútil:

    "A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos".

    Assim, o critério para se definir a utilidade ou a inutilidade das listas é, de fato, a intenção de cumpri-las ou não cumpri-las.

  • Errei marcando a E porque pensei:

    "Útil porque TEMOS A OBRIGAÇÃO de cumprir (Ex: compras = sobrevivência) X Inútil porque NÃO TEMOS A OBRIGAÇÃO de cumprir (Ex: emagrecer, parar de fumar e etc. = meros desejos/ projetos pessoais).

  • "A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos".

    Se é difícil cumprir, então o gabarito deveria ser a alternativa A

  • É uma intenção, não necessariamente devemos cumprir tais atividades.

  • a INTENÇÃO de cumprir as tarefas listadas. Para que uma lista seja inútil, deve-se cumprir um lista útil. A intenção é cumprir.

  • Fui de A, por causa desse trecho - inútil, pois dificilmente a cumprimos

  • Alguém conseguiu passar nessa prova ?

  • Parece de nível superior...

  • li umas 20 vezes e não entendi esse troço
  • Alternativas - todas estão corretas.

  • vocês só me fazem rir, tentando explicar os absurdos inexplicáveis do examinador gênio
  • Concordo que "dificilmente" não quer dizer que as listas são difíceis de cumprir. E, sim, que "dificilmente" a pessoa irá cumprir a lista. Foi o que marquei já sabendo que poderia estar errado.

    A melhor resposta para essa questão seria "Cumprir", de fato, a lista. A mera Intenção de Cumprir não é a razão. Até porque ninguém cria uma lista desse tipo sem a intenção de realizar.

    A lista de supermercados, quando realizada/cumprida, deixa de ser útil.

    Nossas metas de ano novo são inúteis porque provavelmente (dificilmente) não vamos cumprir.

    Logo, a execução ou não do ato de cumprir é que faz a diferença.

  • Caro colega Audrei Pax, a alternativa A jamais poderia ser classificada como a correta, e aqui discorro um pouco sobre:

    "A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária(...)"

    Perceba que o advérbio de modo "dificilmente" não remete à ideia de ser uma lista difícil, complicada, com tarefas árduas (neste sentido, fica mais fácil entender reescrevendo o trecho: "cumprimo-la dificilmente"). O autor, em verdade, quis se referir à vontade, diciplina, intenção, foco para cumprí-la. Ou seja, as relações semânticas seriam mantidas assim: "raramente a cumprimos".

    Lembre-se, apenas o contexto pode nos dar o significado almejado pelo autor.

    E, amigos do Qc, tomem cuidado ao curtir comentários. Não curtam por mero humor ou outro motivo irrisório. Não esqueçam que existem muitas pessoas que estudam por eles.

    Espero ter ajudado, e, no caso de erros, avisem-me.

    Abraços!

  •  A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.

  • Errei 10 e acertei 15 questões de português dessa prova (aqui no QC mesmo). Gente, o que é isso?!

  • A parti do momento que você escreve, tem a intenção de cumprir.

  • Discordo, não é a intenção. Se fosse isso, as listas de fim de ano não seriam inúteis, visto que todos tem a intenção de cumprir, mas não o fazem por conta da dificuldade ou esforço empreendido ... questão loteria.

    SE NÃO TINHA INTENÇÃO DE CUMPRIR ,POR QUE ESCREVEU? NÃO FAZ SENTIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Típica questão que a banca amaldiçoada coloca o gabarito que quiser.

  • Examinador dus inferno

  • cespe fdp

  • Vejo, na minha opinião, que o parágrafo vem nos remetendo a ideia de futuro ,por isso a intenção. a banca não quer saber o A ou B acha , ela quer saber ao que o texto remete .

  • Não entendo que tenha a ver com a INTENÇÃO. Se são listas que DIFICILMENTE cumprimos não é porque não temos a intenção de cumprir e sim, justamente, porque são metas mais DIFÍCEIS de serem cumpridas. Ir ao mercado e comprar a comida da semana é muito mais fácil do que parar de fumar ou ''ser mais tolerante''. Enfim, não achei tão simples a interpretação...

  • Todas as respostas estão corretas.

  • Essa questão não faz o menor sentido e não encontro nenhuma justificativa para o gabarito, com todo o respeito.

  • Essa prova de português foi uma baixaria.

  • Quando se cumpre uma lista (como a de supermercado) ela se torna inútil, pois não vamos cumprir o que já foi cumprido. Por outro lado, ele fala que as ''metas de ano novo'' passam a compor as lista úteis, pois não foi cumprida ainda.

    ''Você tem a intenção de cumprir algo que já foi cumprido? NÃO. E o que não foi? SIM

  • Cespe sendo cespe... cada dia pior!

  • "Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil"

    Mostra a intenção de cada lista em determinado momento.

    A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte

    Mostra o propósito (a intenção) da lista.

    Conclusão de cada lista: INTENÇÃO

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Pensei da seguinte forma:

    A lista é ÚTIL = Os itens listados foram cumpridos. (ex. A lista de compras ao ir ao supermercado)

    A lista é INÚTIL = Os itens não possuem nenhum objetivo a ser cumprido. (ex. A lista de compras depois de realizada que passa a ser dispensável).

    Logo, a distinção de útil para inútil está na intensão do sujeito a realizar ou não.

  • Não temos a obrigação de cumprir nada!

    Quando você faz uma lista de supermercado, você é obrigado a usá-la?

    Não! Não vai ter ninguém apontando uma arma pra você e te mandando seguir o que está na lista ou usá-la.

    Essa questão foi tranquila, galera.

    Pare de reclamar e faça o máximo de questões de interpretação de texto que puder, assim vocês vão pegar as "manhas" da banca.

    Não se trata sobre o que você pensa, se trata sobre o que a BANCA pensa.

    Seja humilde e bola pra frente.

  • No texto, de acordo com texto, está no texto! Não é inferir-se ! Pela mor de Deus, cara! Vendo pessoas que erraram tentando colocar certo uma questão que deveria ser anulada, está no texto não é para inferir-se, ou vai ter que desenhar para essas pessoas? jesus é tão difícil querer desviar-se do óbvio!!!!!!!!! Povo chato!

    Deveria ser anulada essa questão e acabou!

  • dica : não comece uma prova cespe por português , caso seja uma prova desse tipo, bate um desanimo.

  • A questão não tem resposta. A professora só respondeu o gabarito sendo a letra B pq ela sabia a resposta.

    Quem falou que a questão é tranquila, tá de parabéns pelo cinismo em falar isso.

    Assistam o vídeo da questão!!!!!

  • O examinador disse e pronto. Fazer o quê?

  • Pensei que só eu não consegui achar resposta ...Que loucura

  • CESPE É PIKA...CHU

  • Até o autor erraria essas perguntas.

  • O autor falando sobre a segunda lista que, a princípio, era inútil: A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos...

    Acredito que a letra A seria mais adequada para figurar como o gabarito da questão.

  • A INTENCÃO EM CUMPRIR É CONSUMADA MAS FACILMENTE NAS LISTAS ÚTEIS, E NAS LISTAS INÚTEIS, ESSA INTENÇÃO , TEM AS SUAS DIFICULDADES, NÃO QUE SEJA IMPOSSÍVEL!!!! (LETRA B)

    MAS A DIFICULDADE EM CUMPRIR A LISTA TAMBÉM É UMA REALIDADE... ( LETRA A)

    CONSIDERO A INTENÇÃO EM CUMPRIR, E A DIFICULDADE EM CUPRIR, CRITÉRIOS UTILIZADOS PELO AUTOR...

    LETRA A E B

    TEM QUE ANULAR ESSA BAGAÇA!!!!!!