SóProvas


ID
5221525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

    

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura.

     A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.

     Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

     A literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Desse modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade. Humanização é o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

     A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade, na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante. A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque, pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. A fruição da arte e da literatura, em todas modalidades e em todos os níveis, é um direito inalienável.

Antonio Candido. O direito à literatura. In: Vários escritos.

5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2011 (com adaptações).

Segundo o autor do texto 1A2-I, a literatura é uma prática artística

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    A afirmação se encontra no início do segundo parágrafo:

    •    "A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. "

    "Em todos os tempos" é sinônimo de "atemporal".

  • Aquilo que é intemporal (ou atemporal) pertence a qualquer tempo (ou época).

    Em contrapartida, aquilo que é temporal significa que é temporário, passageiro.

  • Atemporal:

    ''A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. ''

  • Gabarito: C

    O autor fala que a literatura "aparece como a manifestação universal de todos os homens em todos os tempos." Ou seja, ela é atemporal cujo significado corresponde a "em que não há tempo", "intemporal".

  • Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo.

  • Minha contribuição.

    Atemporal: que não pode ser controlado pelo tempo; que não se adequa a qualquer tempo; que não faz parte de um tempo determinado.

    Fonte: www.dicio.com.br

    Abraço!!!

  • .questão simples, mas o que me impressiona é o baixo nível argumentativo do autor, veja:

    "Assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura."

    ou seja, ele transpõe uma condição neurológica, que é sonhar enquanto se dorme, para usar como premissa para a conclusão de que a literatura é agente do "equilíbrio social". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ele equiparou Literatura a ato ou efeito de sonhar para poder afirmar que, já que este é necessário para a manutenção da saúde mental, aquela também seria necessária para a manutenção, mas da saúde social.

    Só eu que vejo a patética FALÁCIA aí? kkkkkkkkkkkkkk

    e o pior, o tipo mais trivial de falácia que existe, a falácia NADA A VER, IRMÃO, NADA A VER! kkkkkkkkkkkkk

  • .questão simples, mas o que me impressiona é o baixo nível argumentativo do autor, veja:

    "Assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura."

    ou seja, ele transpõe uma condição neurológica, que é sonhar enquanto se dorme, para usar como premissa para a conclusão de que a literatura é agente do "equilíbrio social". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ele equiparou Literatura a ato ou efeito de sonhar para poder afirmar que, já que este é necessário para a manutenção da saúde mental, aquela também seria necessária para a manutenção, mas da saúde social.

    Só eu que vejo a patética FALÁCIA aí? kkkkkkkkkkkkkk

    e o pior, o tipo mais trivial de falácia que existe, a falácia NADA A VER, IRMÃO, NADA A VER! kkkkkkkkkkkkk

    E justamente para isentar-se da responsabilidade por essa falácia, ele antepõe à conclusão um perdoável TALVEZ, ou seja, só TALVEZ o que ele conclui é verdade. kkkkkkk esses poetas me deixam tonto com tanta aberração de raciocínio.

  • MAIS OBJETIVO.

    O PRÓPRIO TEXTO DIZ: " A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. SE REPERCUTE NÃO EM UM SÓ DADO MOMENTO DO TEMPO, MAS SIM EM TODO O TEMPO.

  • " A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. " gab c

    Aluxônis by prof. Glicia kelline

  •  A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.

       

    ATEMPORAL.

  • ''A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos''

  • A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. (ATEMPORAL)

  • LETRA C

     A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos

  • Essa é uma questão típica de interpretação textual em que a leitura integral do texto de apoio era essencial para responder bem ao que pede o enunciado. Este basicamente pedia que o candidato, ao ler o texto, depreendesse qual dos adjetivos presentes nas opções era o mais adequado para caracterizar a literatura. Sendo assim, a primeira coisa que salta à vista é o fato de que as alternativas A, B e D apresentam adjetivos sinônimos, sendo que nenhum deles corresponde à amplitude de sentidos os quais o autor confere à literatura, a qual é caracterizada como “as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura". Ora, se a literatura está presente em todos esses contextos, logicamente ela não é, para o autor, algo que depende de circunstância, que seja eventual ou ocasional.

     Partindo para a letra E, infere-se, sim, ao lermos o texto, que, para o autor, a literatura é algo especial, porém, em nenhum ponto do escrito encontramos o adjetivo especial relacionado à literatura. Por outro lado, o segundo parágrafo já se inicia com o autor dizendo que a literatura é uma “manifestação universal de todos os homens em todos os tempos". Logo, já que compreende todos os tempos, conclui-se que, para o escritor, a literatura é uma prática artística atemporal, conforme aponta a alternativa C.

    Gabarito do professor: Letra C.

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  • A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos.

    GAB: C