SóProvas


ID
5221618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é um grande importador de combustíveis fósseis e maquinários. E é exportador de produtos agrícolas, que possuem baixo valor agregado. Por isso, manter a balança comercial positiva é um desafio. Ela é o cálculo que representa o valor das exportações menos o das importações.

Internet: <www.politize.com.br> (com adaptações).

Depreende-se do texto que, diante da globalização econômica, o Brasil possui

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA-E.

    trabalho constante para manter a balança comercial em superávit, já que exporta produtos mais baratos e tem que importar produtos mais caros.

    INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, O ENUNCIADO DA QUESTÃO JA DEU A RESPOSTA.

  • 25,5 - Exportações

    18,1 - Importações

    43,7 - Corrente de Comércio

    + 7,4 - Saldo Comercial

    Vale lembrar que exportamos muito para a China, assim, como importamos muito de lá.

  • GAB: E

    O  ocorre quando há mais exportações do que importações. É considerado deficit, caso se registrem mais importações do que exportações.

    A balança comercial de outubro registrou superavit de R$ 2 bilhões, informou o nesta quarta-feira (3/10\2021). O resultado é 54,5% menor do que o divulgado no mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um saldo comercial de R$ 4,4 bilhões.

  • a) A nossa cesta de exportação é baseada em produtos primários. ITEM INCORRETO.

    b) Não existe a estabilidade citada. Há variação de um ano para outro. ITEM INCORRETO.

    c) O Brasil nos últimos anos tem apresentado saldo positivo com frequência. ITEM INCORRETO.

    d) A desigualdade social brasileira não tem correlação direta com a exportação de produtos agrícolas. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • A questão acima tem como tema a situação econômica do Brasil frente aos desafios que a globalização econômica impõe aos países.
    No enunciado, temos um texto que afirma que é um desafio para o país manter a balança comercial positiva, uma vez que o Brasil exporta muitos produtos de baixo valor agregado, enquanto importa produtos de alto valor. Nesse sentido, para responder corretamente a questão, o candidato precisa relacionar a ideia central da citação apresentada acima com a alternativa que mais condiz com a realidade financeira do país.
    Sendo assim, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois conforme já ressaltado na citação contida no enunciado, o Brasil enfrenta várias dificuldades em sua balança comercial justamente porque vende produtos de baixo valor agregado (como produtos agrícolas e maquinários em geral) e importa produtos com alto valor agregado. Nesse sentido, é inviável pensar em uma condição financeira que o país produz uma grande fluidez de capital e lucros a partir da sua dinâmica comercial praticada, pois ela não é lucrativa.
    Letra B - Incorreta, pois o mercado internacional, sobretudo no que concerne à commodities, enfrenta frequentemente oscilações de preço no comércio mundial. Então a estabilidade é algo relativo e depende da situação econômica mundial. Nesse sentido, é importante ressaltar dois momentos mais recentes da nossa história que ilustram bem essa instabilidade, em que podemos citar o boom das commodities que ocorreu no início da década de 2000, que trouxe uma grande rentabilidade financeira para o Brasil nesse período, e a crise mundial de 2008, que fez os preços desses mesmos produtos despencarem, o que diminuiu a arrecadação e o volume do PIB brasileiro nessa época. Portanto, não há como pensar em estabilidade no processo de compra e venda.
    Letra C - Incorreta, pois conforme já explicado na alternativa acima, o mercado internacional é instável, o que implica pensar em períodos que haverá um grande superávit na balança comercial, tornando a gestão econômica mais tranquila, ou momentos em que pode haver um grande déficit, gerando dificuldades econômicas. Sendo assim, considera-se que dificuldades econômicas podem ocorrer, mas elas não são permanentes e sim momentâneas.
    Letra D - Incorreta, pois embora uma das causas da alta do preço dos alimentos seja a grande oferta de produtos para o mercado externo, ela não se constitui como causa principal da intensa desigualdade de renda que o Brasil passa. Entre os motivos podemos citar a má distribuição de renda, a falta de acesso de educação de qualidade, a insuficiência de investimentos governamentais, a dificuldade no acesso à serviços básicos, a grande taxa de desemprego, a má administração dos recursos públicos, entre outras razões.
    Letra E - Correta, pois essa é justamente a ideia central contida no texto. Como o Brasil é especialista na exportação de produtos agrícolas e commodities com baixo valor agregado, e é importador de tecnologias mais caras, é necessário um grande esforço e investimento na agricultura comercial do país e nas áreas responsáveis pelas exportações brasileiras (como a área da mineração e a exploração de petróleo).
    Gabarito do Professor: Letra E.