A questão acima tem como tema a situação econômica do Brasil frente aos desafios que a globalização econômica impõe aos países.
No enunciado, temos um texto que afirma que é um desafio para o país manter a balança comercial positiva, uma vez que o Brasil exporta muitos produtos de baixo valor agregado, enquanto importa produtos de alto valor. Nesse sentido, para responder corretamente a questão, o candidato precisa relacionar a ideia central da citação apresentada acima com a alternativa que mais condiz com a realidade financeira do país.
Sendo assim, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois conforme já ressaltado na citação contida no enunciado, o Brasil enfrenta várias dificuldades em sua balança comercial justamente porque vende produtos de baixo valor agregado (como produtos agrícolas e maquinários em geral) e importa produtos com alto valor agregado. Nesse sentido, é inviável pensar em uma condição financeira que o país produz uma grande fluidez de capital e lucros a partir da sua dinâmica comercial praticada, pois ela não é lucrativa.
Letra B - Incorreta, pois o mercado internacional, sobretudo no que concerne à commodities, enfrenta frequentemente oscilações de preço no comércio mundial. Então a estabilidade é algo relativo e depende da situação econômica mundial. Nesse sentido, é importante ressaltar dois momentos mais recentes da nossa história que ilustram bem essa instabilidade, em que podemos citar o boom das commodities que ocorreu no início da década de 2000, que trouxe uma grande rentabilidade financeira para o Brasil nesse período, e a crise mundial de 2008, que fez os preços desses mesmos produtos despencarem, o que diminuiu a arrecadação e o volume do PIB brasileiro nessa época. Portanto, não há como pensar em estabilidade no processo de compra e venda.
Letra C - Incorreta, pois conforme já explicado na alternativa acima, o mercado internacional é instável, o que implica pensar em períodos que haverá um grande superávit na balança comercial, tornando a gestão econômica mais tranquila, ou momentos em que pode haver um grande déficit, gerando dificuldades econômicas. Sendo assim, considera-se que dificuldades econômicas podem ocorrer, mas elas não são permanentes e sim momentâneas.
Letra D - Incorreta, pois embora uma das causas da alta do preço dos alimentos seja a grande oferta de produtos para o mercado externo, ela não se constitui como causa principal da intensa desigualdade de renda que o Brasil passa. Entre os motivos podemos citar a má distribuição de renda, a falta de acesso de educação de qualidade, a insuficiência de investimentos governamentais, a dificuldade no acesso à serviços básicos, a grande taxa de desemprego, a má administração dos recursos públicos, entre outras razões.
Letra E - Correta, pois essa é justamente a ideia central contida no texto. Como o Brasil é especialista na exportação de produtos agrícolas e commodities com baixo valor agregado, e é importador de tecnologias mais caras, é necessário um grande esforço e investimento na agricultura comercial do país e nas áreas responsáveis pelas exportações brasileiras (como a área da mineração e a exploração de petróleo).
Gabarito do Professor: Letra E.