SóProvas


ID
5221624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A formação de blocos regionais que surgiram através da integração econômica se caracteriza, na verdade, como um processo, o qual, normalmente, se distingue por várias etapas. Quando tais etapas são projetadas para o âmbito social e político dão à formação do bloco a característica de união total.

Internet: <trilhante.com.br> (com adaptações).

Acerca da formação e da integração econômica dos blocos regionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA. 

    B) Errada. A última etapa de um bloco econômico é a integração total, seja ela econômica, política e social. Isso inclui alterar toda a legislação individual dos membros tornando-a única com uma autoridade supranacional com poderes para elaborar leis, constituição e políticas, estando os demais países sob sua autoridade. A União aduaneira consiste meramente em uma zona de livre comércio com uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma taxa que encarece os produtos de países que não são do bloco, sendo um dos estágios iniciais de blocos econômicos.

    C) Errada. De fato, o bloco econômico mais desenvolvido atualmente é a União Europeia. No entanto, desde 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido não mais faz parte deste bloco. Este acontecimento foi apelidado de Brexit e se deu após uma consulta popular, em 2016, para decidir se o país deveria permanecer na União Europeia (UE) ou deixar o bloco. Com 51,9% dos votos, ganhou a posição favorável à saída da UE.

    D) Errada. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991. A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.

    E) Errada. A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um dos principais blocos da atualidade, envolvendo gigantes como Estados Unidos, China, Japão, Austrália e Rússia. O Brasil não faz parte desse bloco. Inclusive, o crescimento da Apec representa, de certa forma, um entrave para o crescimento do Brasil, por barrar, em partes, as investidas do Mercosul na América do Sul e servir de páreo para a integração dos Brics, grupo dos países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

  • PMALLLLLL

  • A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário.   Sobre os blocos econômicos buscamos a alternativa correta. 


    A) Blocos econômicos são um reflexo da globalização por que ao se unirem os países membros de um bloco maximizam suas potencialidades econômicas e de certa forma se protegem da competição global com países de fora do bloco. 

    B) Existem diversas modalidades de blocos que vão desde a simples facilitação do comércio exterior, como nas áreas de livre comércio, até a integração regional de fato tendo como modelo a União Europeia que possui moeda única, acordo de circulação de cidadãos e forte cooperação militar. 

    C) O Reino Unido acabou de finalizar seu longo e complexo processo de saída do bloco apelidado pela imprensa de "Brexit" 

    D) A Venezuela está suspensa do Mercosul devido a desconfianças dos outros membros de seu processo eleitoral que acionaram a chamada "cláusula democrática" um dispositivo do acordo que garante que apenas democracias plenamente funcionais podem fazer parte do grupo. 

    E)  O Brasil não possui litoral para o Pacífico e não participa da iniciativa do bloco de países da região. 



    GABARITO DO P´ROFESOR: A