SóProvas


ID
5221630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O projeto para o país do segundo governo de Getúlio Vargas foi pautado pelo ideário do nacional-desenvolvimentismo. Para executar seus programas de industrialização, Getúlio concentrou-os em duas instâncias: o Ministério da Fazenda e a Assessoria Econômica.

Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).

O nacional-desenvolvimentismo foi iniciado por Getúlio Vargas, embora tenha tido seu salto maior no governo de Juscelino Kubitschek. Desde sua primeira passagem pelo governo federal, o governo Vargas já tinha elementos desenvolvimentistas. Uma das marcas mais fortes dos dois governos de Getúlio Vargas foi a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    C) intervenção estatal em áreas consideradas de interesse nacional.

    Como exemplos da política desenvolvimentista de Getúlio Vargas temos a criação da Petrobrás e a Vale do Rio Doce.

  • Qual o erro da letra A?

  • Osman a frase "o petróleo é nosso" que foi característica do segundo governo Vargas demonstra a falta de vontade populacional e governamental em relação ao capital externo, em contrapartida na Era Vargas (1930-45) podemos ver uma busca pelo capital estrangeiro para o desenvolvimento nacional. Como exemplo a CSI, Companhia Siderúrgica Nacional, que foi financiada pelo capital estadounidense. Espero ter ajudado e se alguém enxergar erros fiquem a vontade para corrigir-me.
  • Osman. A letra A , esta incorreto porque quem fez isso foi o governo JK

  • C e E para mim estão certas . Cespe ta com uns examinadores bons ein

  • A volta de Getúlio Vargas(1951-1954) / Nacionalismo econômico, em seu novo mandato, continuou o processo de industrialização. Inagurou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico(BNDE) e promoveu a estatização da produção de energia elétrica.

  • Observem que a questão pede uma das características MAIS FORTES. Capial externo não foi uma das características mais fortes do governo Vargas, logo, não considero a letra A correta.

  • Em primeiro lugar é preciso ter clareza que há dois momentos de governo Vargas. Um de 1930 a 1945, marcado pelo movimento de 1930 e pelo golpe de Estado de 1937, que estabeleceu a ditadura do Estado Novo. O segundo momento vai de 1951, quando Vargas é democraticamente eleito, até 1954, data de seu suicídio. O período em pauta na questão é o segundo governo Vargas, o que é reforçado pela citação do presidente Juscelino Kubitschek , que governou entre 1956 e 1960. 

    O momento é marcado pelo nacional desenvolvimentismo, em muito baseado na construção de infraestrutura durante o Estado Novo, como por exemplo a construção da Usina Siderúrgica Nacional de Volta Redonda. 

    A proposta foi de industrialização do país, na medida em que a ideia de “ progresso", à época, era claramente associada à possibilidade de construção de um parque industrial de peso. Portanto, é possível entender que os dois momentos de governo de Vargas foram importantes para a transição de um Brasil rural agrário para um Brasil urbano industrial .  Uma das opções apresenta as características mais marcantes deste processo associado a Vargas.

    O tema é clássico dentro do estudo de História do Brasil e a bibliografia é de fácil alcance. Destaque para as de Boris Fausto e Angela Maria de Castro Gomes. No entanto, manuais de História de Ensino Médio fornecem subsídios suficientes para aqueles que não são especialistas em História.
    A) INCORRETA- Sempre houve a entrada de capital estrangeiro , mesmo que apenas tecnológico, para a industrialização em regiões periféricas. A questão é “como" ela se dá. Nos períodos Vargas essa entrada era através da administração estatal e sob seu controle. 


    B) INCORRETA- Não há democratização política no período do Estado Novo , que foi uma ditadura e, a crise do governo de Vargas em 1954 se dá em grande parte por conta de seu autoritarismo. 


    C) CORRETA- A intervenção estatal é marcante e faz parte do projeto de política econômica de Vargas. 


    D) INCORRETA- A ditadura ocorreu entre 1937 e 1945 e a grande justificativa para sua implantação não foi a questão econômica. 


    E) INCORRETA- Ao contrário do que  diz a opção , a leis trabalhistas foram elaboradas durante o Estado Novo. Sua flexibilização é uma demanda do momento histórico da década de 1980 em diante.
     

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Vargas era um visionário, assim como Enéas que sabia que nem todas as áreas deveriam ser privatizadas.

    Questão de estratégia.

  • A - Capital externo foi marca de JK

    B - Democratização não foi marca durante o ESTADO NOVO.

    C - Correta, foi a marca registrada dele durante seus dois mandatos. Vargas era um nacionalista, então privatização total não era sua agente.

    D - Ditadura política não foi durante a primeira parte.

    E - Flexibilização das leis trabalhistas iria lascar os trabalhadores, Vargas fez novas leis de INCLUSIVE A CLT e a Justiça do trabalho.

  • Melhor presidente da história do Brasil em bora fosse considerado um ditador.
  • GAB- C

    UAUU, NOSSA, ERA APENAS ISSO!

    LETRA -C

  • SENACC

    Simpatizante ao nazifascimo

    Estatizante ( não dava espaço para as privatizações)

    Nacionalista

    Autoritário

    Centralizador e Interventor (INTERVENCIONISMO FORTE DO ESTADO)

    Censurador

    *CENTRALIZAÇÃO DO PODER

    Vargas dizia não ao capital estrangeiro (procurava ao máximo evitar a interferência do capital estrangeiro).

    Jucelino dizia sim ao capital estrangeiro

  • Investiu muito na industrialização do brasil, criando empresas, desenvolveu muito a indústria com capital estatal e com capital privado gerando empregos no brasil, aumentou nacionalismo econômico e ajudou muito, porque no exterior estava começando a segunda guerra mundial e os países da Europa foram trocando as produções deles, foram trocando as produções das fábricas por produção bélica.

  • Cara, a CSN foi criada com dinheiro dos EUA. logo, a letra A poderia estar correta
  • Os melhores períodos de desenvolvimento econômico do país se deu entre 1930 a 1980 por conta de um modelo desenvolvimentista, iniciado por Vargas em 1930 e continuado com JK anos mais tarde.

    Senão fosse pela ditadura ( que estagnou a estratégia desenvolvimentista dos anos anteriores, vindo a se aproveitar do crédito barato da idade de ouro do capitalismo) e a entrada de políticos neoliberals no poder a partir de 1990, o Brasil hoje , muito provavelmente, seria uma grande potência econômica.

    Gabarito C

    NEM SEMPRE AS PRIVATIZAÇÕES E A ABERTURA AO CAPITAL ESTRANGEIRO SÃO AS MELHORES SAÍDAS.