"Em 1872,..., pode ter sido de 0,56"
"E, em 2006, o índice era de 0,57, equivalente, então, ao encontrado 130 anos antes."
Em 134 anos, o Brasil não evoluiu absolutamente nada em relação a desigualdade de renda.
GABARITO: LETRA A
Ou seja, a proclamação da república foi o maior erro da história do nosso país.
A questão acima tem como tema de discussão o índice de Gini e sua metodologia, e seus dados referentes ao Brasil ao longo dos anos citados no enunciado.
Para responder corretamente a questão, o candidato precisa ter consciência da história e realidade econômica do país ao longo dos períodos citados (1872, 1920, 1976 e 2006) no texto contido enunciado, e estabelecer uma relação de causa com os índices de GINI que o Brasil apresentou nessas épocas mencionadas.
Feito isso, vamos à análise das alternativas:
Letra A - Correta, pois embora o Brasil tenha virado uma potência agrícola, e tenha iniciado seu processo de industrialização que possibilitou o crescimento econômico do país, as riquezas não foram distribuídas para a população. O que houve foi um aumento do PIB ocasionada pelo aumento da produção de riquezas no território brasileiro devido ao avanço nessas áreas.
Letra B - Incorreta, pois o índice de GINI tem maior relação com índices econômicos e com a gestão financeira que o país promove em relação à políticas de distribuição de renda. Então, variáveis como a situação da balança comercial do país, a taxa de desemprego e políticas governamentais para o acesso à serviços básicos para a população são mais preponderantes nesse tipo de análise.
Letra C - Incorreta, pois embora no período de 1872 houvesse uma maior quantidade de terras para a subsistência dos mais pobres em relação aos dias atuais, a variável não se constitui como razão para a estabilidade desse índice no Brasil nos períodos citados. Conforme já explicado na alternativa anterior, as variáveis que melhor explicam esse coeficiente é a situação da balança comercial, a taxa de desemprego, as condições de acesso da população à serviços básicos, entre outros fatores de cunho socioeconômico.
Letra D - Incorreta, pois de 1920 até 1976 houve um decréscimo das taxas da natalidade e mortalidade aqui no Brasil, ao contrário do que é citado na alternativa. Além disso, já foi ressaltado anteriormente, que variáveis socioeconômicas (já citadas acima) são mais relevantes na análise do índice de GINI do país.
Letra E - Incorreta, pois o término da Segunda Guerra Mundial se deu em 1945. Além disso, no período citado, a industrialização brasileira já havia pelo processo de substituição de importações nesse período, ou seja, ela passou a produzir ferramentas básicas e insumos em seu complexo industrial que antes eram importados de outros países.
Gabarito do Professor: Letra A.