-
A) Paciente em catabolismo - Rec aumentar a PTN.
Não REC reduzir a ptn como profilaxia para EH;
B) Correto - reduz o sódio devido a ascite. ( nas perdas não rec hipossódica justamente por conta das perdas de sódio - equivale. rs);
C) Normalmente esses pcts apresentam resistência a insulina , podem está hiperglicêmicos, então a esta REC não é válida.
D) Normo, melhorando a qualidade. Estão em catabolismo e a fonte lipidica é importante.
E) Paciente em catabolismo, Rec aumentar as calorias.
-
Trata-se de questão que avalia conhecimentos sobre a alimentação na doença hepática crônica, especificamente no caso de cirrose, ascite e varizes esofagianas. Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – restrição proteica não é indicada para evitar encefalopatia hepática.
B) CERTO – a restrição de sódio é recomendada em pacientes com doença hepática crônica em caso de ascite em grande volume.
C) ERRADO – não há necessidade de dietas hiperglicídicas em indivíduos com doença hepática crônica.
D) ERRADO – não há necessidades de dietas hipolipídicas em indivíduos com doença hepática crônica.
E) ERRADO – pacientes com doença hepática crônica devem receber dietas normocalóricas ou hipercalóricas, a depender da etiologia da hepatopatia e do estado nutricional.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
DHC: a restrição proteica da dieta leva ao agravo do estado nutricional dos pacientes. isso provoca um BN- com perda da capacidade de regeneração hepática e perda da função hepática, diminuindo a síntese de proteínas plasmáticas dentre elas a albumina.
A restrição de ptn tem associação com com comorbidades como ascite refratária, peritonite bacteriana espontânea, hemorragia de varizes e síndrome hepatorrenal, além da elevação do catabolismo muscular.
Em todos os estágios da doença hepática, observa-se desnutrição proteíco-somática, logo não há como prescrever uma dieta hipocalórica, pois só fomentaria o catabolismo existente.
A recomendação de CHO para pacientes do DHC é normoglicídica, 50 - 60% do VET.
Oferta de sódio: é necessário restrição de sódio contendo 2g de sódio/dia.
-
- NE: Deve-se selecionar fórmula preferencialmente com densidade calórica maior que 1kcal/mL, com todos os aminoácidos essenciais, com teor de sódio menor ou igual a 40mEq/dia; -
No caso de ascite, a dieta deverá ser hipercalórica e na encefalopatia hepática, a fórmula deverá ser enriquecida com aminoácidos de cadeia ramificada (AACR).
-
Paciente cirróticos com Ascite grave:
Recomendação calórica: 150 a 175% do GEB
Proteínas no estresse, hepatite alcoolica, sepse, infecção, sangramento intestinal ou ASCITE GRAVE: >1,5