SóProvas


ID
5225770
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A liberdade de expressão é uma conquista relativamente recente, ela surge com as revoluções liberais do século XVIII. A mais famosa é a Revolução Francesa, com seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No Brasil, a Constituição de 1988 garante a livre manifestação do pensamento, da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação. No limite dessa liberdade potencializada pelas redes, surgiram os fenômenos da pós-verdade, da desinformação (mais conhecida como fake news) e do firehosing. Essas temáticas atuais não podem ser desconsideradas pelos profissionais da comunicação social, pois são características da linguagem dos meios de comunicação. Sobre essas questões é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A prática de distorcer a realidade para noticiar aquilo que beneficia o veículo de imprensa, ou grupos de interesse, é antiga e apenas recentemente (em termos históricos) que o jornalismo passou a ter a imparcialidade como foco. Em consonância, o mundo passou a dar maior credibilidade à ciência e passou a tê-la cada vez mais como balisadora do progresso humano.

    Tendo a imprensa como filtro, aqueles capazes de discursar como fontes e líderes de opinião, ainda que tivessem posições discordantes, compartilhavam premissas básicas como o respeito à ciência, às comprovações históricas e a disponibilidade ao diálogo.

    Atualmente, com o crescimento da internet, o que se percebe é um retrocesso, ou seja, muitos deixam de acreditar nos fatos apresentados pela grande mídia, tida como mantenedora do "grande sistema", para acreditarem no que for mais conveniente aos seus próprios ideais ou naquilo que é mais fácil de ser compreendido.

    Veja o gabarito correto de outra questão, a Q859723 , e perceba a correlação:

    "Houve um momento da história da imprensa em que os jornais eram abertamente partidários, e a maioria dos leitores estava mais preocupada em confirmar a própria visão de mundo do que em ter uma leitura crítica da realidade. Esse tipo de imprensa vai buscar uma visão mais objetiva e imparcial do mundo a partir do século XIX."

  • Pós-verdade

    Denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e à crença pessoal.

  • Alternativa C

    A pós-verdade é o resultado da fuga da realidade por pessoas que não querem encarar os fatos. Essa tendência das pessoas ignorarem evidências que as deixam desconfortáveis é uma novidade do nosso século, pois no passado isso era inaceitável, moral e eticamente.