SóProvas


ID
5226088
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Compostos orgânicos podem ser identificados e definidos perante seus valores de constante de dissociação ácida (Ka) que podem também ser descritos pela função logarítmica (pKa). Ao encontro disso, funções orgânicas como ácidos carboxílicos, álcoois, fenóis, aminas, entre outros apresentam uma faixa de valores de Ka. A respeito da constante de dissociação ácida, afirma-se:

I- Os valores de ka e pKa não podem ser utilizados de forma quantitativa, somente qualitativa.
II- De maneira genérica, a constante de dissociação de um ácido em água pode ser escrita como Ka = ([A- ] [H3O+ ]) / ([HA] [H2O]).
III- Quanto maior o valor de Ka, maior é a força do ácido.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Na minha humilde opinião o gabarito está errado. O valor de Ka pode ser diretamente relacionado com a força do ácido, quanto maior o valor de Ka maior será a dissociação do ácido e consequentemente maior sua força ácida.

  • Exatamente, Anderson. A resposta é o item A, pois o valor de Ka é diretamente proporcional à força do ácido e inversamente proporcional ao valor de pKa. Além disso, o Ka pode ser escrito genericamente como: Ka=([H3O+] [A-])/[HA]

  • Gabarito correto: A.

    Quanto maior o Ka mais forte é o ácido.

    Quanto maior o pKa mais fraco é o ácido.

  • Cara, essa questão está errada. É mais que sabido por todos que fizeram graduação em química que: quanto maior o KA maior será a ionização do ácido, logo, maior será sua acidez. Talvez exista um caso específico que esteja endossando essa questão, mas eu, particularmente não lembro.

  • Sem sombra de dúvidas ,,

    Gabarito equivocado.

    Resposta certa -> A