SóProvas


ID
5228026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A18-I

    Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator. Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.
     Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

C. Mauch. Considerações sobre a história da polícia. In: MÉTIS: história & cultura, v. 6, n.º 11, jan./jun. 2007, p. 107-19 (com adaptações).  

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 1A18-I precedente, julgue o item a seguir.


Infere-se da leitura do primeiro parágrafo do texto que o desenvolvimento de áreas científicas ligadas à justiça criminal no século XIX está associado a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O texto cita a teoria do processo civilizador ( a palavra “civilizado” tem como antônimos: feroz, selvagem, indomesticado, agressivo, bruto) e ainda afirma que a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domadarefinada civilizada. Há ainda uma comparação entre o período medieval (agressividade comum e aceita socialmente) e a moderação da modernidade, inclusive citando o “autocontrole”. Assim, podemos inferir que a agressividade humana passou por um processo gradativo de transformação com perda de aspectos primitivos e animalescos.

    FONTE: TEC

  • CERTO

     A mudança que levou a justiça a ser mais preventiva e a focar mais o ator do que o ato fez surgirem conceitos como “classes perigosas”, determinados setores da sociedade mais inclinados para as práticas criminosas. Daí se pode extrair uma visão preconceituosa, pois, de antemão, indivíduos já eram classificados como perigosos. Foi nesse o contexto que se desenvolveram algumas áreas científicas ligadas à justiça, entre elas a medicina legal e a criminologia.

  • Gab: Certo

    Essa questão gerou um pouco de polêmica na prova.. no entanto, eu marquei como certo tendo em vista a seguinte linha de raciocínio:

    Primeiramente, "visões preconceituosas", a palavra preconceito significa: Juízo de valor preconcebido sobre algo ou alguém; prejulgamento.

    Em segundo plano, observa-se no texto: "[...] redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."

    Oras, mas quais classes perigosas? Quais são esses setores específicos? São aqueles VISTOS pela sociedade/polícia como perigosos.

    Dessa forma, é possível sim inferir que existia uma visão preconceituosa - preconcebida - sobre certos grupos de indivíduos: aqueles produtores de comportamento criminoso.

    Essa foi a minha linha de raciocínio na prova.. e a banca permaneceu com o gabarito CERTO.

    Espero ter ajudado de alguma forma...

    Aprovada PRF 2021! Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • Gabarito: CERTO

    Polêmica... Galera, questão de inferência, por isso precisamos fazer uma dedução.

    Segundo o texto, “Isso acabou redundando no foco nas ‘classes perigosas’, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.”. As “visões preconceituosas” são estabelecidas a partir de tais setores “específicos”. 

  • Gaba: CERTO

    De fato! A mudança que levou a justiça a ser mais preventiva e a focar mais o ator do que o ato fez surgirem conceitos como “classes perigosas”, determinados setores da sociedade mais inclinados para as práticas criminosas. Daí se pode extrair uma visão preconceituosa, pois, de antemão, indivíduos já eram classificados como perigosos. Foi nesse o contexto que se desenvolveram algumas áreas científicas ligadas à justiça, entre elas a medicina legal e a criminologia.

    (Fonte: Direção Concursos, correção pós prova)

    Bons estudos!!

  • Gabarito: C

    Inferência total, reli o texto e só marquei correto por conta das aulas de D. Penal [Lombroso, por exemplo]...

  • Li esse texto umas 7X no dia da prova. E em cada leitura parecia q eu estava na primeira. Só choro atrás de desespero hahahhah.

    CERTA

    vejamos,

    FRAGMENTO DO TEXTO: ... Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

    Assertiva: ...está associado a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos. (C)

  • Certo.

    O que esse trecho quis dizer é que com o foco no autor e não apenas no crime, a policia pode se antecipar para evitar crimes. Todavia essa antecipação gera preconceitos a determinados grupos.

    Um exemplo disso são os jovens negros a chance deles serem abordados por ações da policia é bem maior que a de um jovem branco.

  • Preconceito é o que eu tenho com a CESPE.

  • Aquela questão de alma sebosa que espreme a capacidade do ser humano de inferir em modo hard. E para variar, polêmica.

    • A habilidade específica gerada pela polícia para explicar e prevenir atitudes criminosas, direcionou o foco para grupos específicos. Aqui lembra um pouco daquele ditado "diga-me com quem andas...". De certa forma, um conceito prévio de que determinados grupos sociais são mais propensos a cometerem crimes.
    • No período seguinte, é informado que durante tal processo surgiram áreas científicas (esticando um pouco a corda, até linhas de pesquisas) que também se dedicavam a explicar o comportamento criminoso, bem como preveni-lo.

    Considero que o "nesse processo" pode ser o ponto chave para chegar a tal inferência. Ora, se "Nesse processo de explicar e prevenir o comportamento criminoso havia uma visão preconceituosa... E nesse mesmo processo foram desenvolvidas campos de pesquisa/saber...", então, aparentemente, tais áreas partilhavam da mesma visão sobre esses grupos.

    Ps: esse examinador perdeu a alma há tempos. Ademais, na hora prova, até chegar a essa conclusão, a cadeira já estaria molhada (e não seria suor)!

    Após as provas da PRF e PF, aqui vai a motivação do dia: se não puder se destacar pelo talento, vai pela força do ódio. Um dia a gente chega lá!

    Equívocos, me avisem.

    Bons estudos!

  •  a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso

  • Aos poucos vou entendendo o jeito Cespe de ser

  • Acertei a questão, mas acho que esse tipo de questão de "inferir" é algo muito subjetivo. Se a banca quisesse o gabarito poderia ser errado e ninguém poderia falar nada.

  • Nessa tinha que estar doidão de cloroquina na prova pra marcar certo

  • Intelecção significa entendimento, compreensão. “O que realmente está escrito.

    Interpretação significa dedução, inferência, conclusão. “Não querem saber o que está escrito, mas o que se pode inferir, concluir ou deduzir do que está escrito.

    Preconceito: Juízo de valor preconcebido sobre algo ou alguém; prejulgamento.

    Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”

    Gab.: Certo

  • GAB.: Certo

    [...] Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • O trecho entre aspas nos traz a idéia que o autor quis dizer: Classes são consideradas perigosas, mas, por conta das aspas, temos um tom irônico, o que mostra uma clara exposição da ideia de preconceito.

  • certo

    O redator caprichou no texto...

    Achei esse texto bem difícil, mas com muita paciência e treino, conseguimos vencê-lo.

    Sempre que tiver "Infere-se" e "conclui-se " é o mesmo que "deduzir" ou seja está implícito no texto.

    Nesse contexto,

    "em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."

    da pra deduzir que há preconceito.

  • Questão correta.

    Temos como base os dois últimos períodos do primeiro parágrafo para embasamento da questão:

    "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia."

    *Logo, podemos afirmar que o desenvolvimento de áreas científicas ligadas à justiça criminal no século XIX está associado a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos.

    '

    Vale ressaltar que, na prova, essa questão exigiu um pouco mais de atenção e cuidado na hora de concluir o que o examinador queria. Questão de nível médio-dificil.

  • Fazer o comentário certo aqui é facil, quero ver no dia da prova marcar essa questão como CORRETA kkkk

    Questão Subjetiva da PO*$$

  • infere-se só da cabeça de quem elaborou a questão. Tem que espremer muito para passar como correta mesmo. Para mim essa questão seria passível de recurso.

  • O estigma de preconceito foi banalizado, sobretudo pelas bancas de universidades. Quase qualquer atuação policial é baseado em preconceito. Acredito que foi esse norte em que o examinador se baseou para dar como correta esta questão. Li e reli várias vezes o texto e não consegui ver o que ele viu.

  • a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • Quando eu li esse trecho no texto no dia lá da prova :

    “Isso acabou redundando no foco nas ‘classes perigosas’, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.”. As “visões preconceituosas” são estabelecidas a partir de tais setores “específicos”.

    A primeira impressão que eu tive na hora, na primeira leitura foi exatamente essa, que eles estavam sendo preconceituosos com certas classes e pessoas, e a primeira imagem que me veio na memória foram os moradores das favelas, em especial os negros, foi de imediato o link. Então, a meu ver e devido aos inúmeros textos que venho batendo questões da Cespe aqui, em momento algum julguei essa questão como subjetiva.

    Acho que é preciso nessas horas se atentar a mensagem que o examinador quer que você capte, ou seja, pega a visão!!!!

    Daí eu julguei a assertiva como correta e acertei tanto lá no vera quanto aqui.

    P/s: que texto hein!? Que leitura cansativa!!!!

    GABA certo

  • De fato! A mudança que levou a justiça a ser mais preventiva e a focar mais o ator do que o ato fez surgirem conceitos como “classes perigosas”, determinados setores da sociedade mais inclinados para as práticas criminosas. Daí se pode extrair uma visão preconceituosa, pois, de antemão, indivíduos já eram classificados como perigosos. Foi nesse o contexto que se desenvolveram algumas áreas científicas ligadas à justiça, entre elas a medicina legal e a criminologia.

    CERTO

  • CORRETO: Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • se loco de onde saiu essa

  • Achei uma extrapolação... é ter que pensar muito além do que o texto possa vir a oferecer.

  • Subjetiva subjetiva subjetiva subjetiva.

    Exemplo: Pode ser que esses lugares específicos tenham um número, estatisticamente falando, mais elevado de criminalidade, que explicaria o foco maior de ação policial - diferenciando-se, assim, de um preconceito de fato. Sim, fui longe do texto. O gabarito também.

  • "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia." Chamar alguém de perigoso, manter um olhar negativo para setores específicos sem razão que justifique é preconceito

  • Alguns significados de preconceito:

    • Preconceito é um conceito ou uma opinião previamente concebida. Em outras palavras, trata-se de um juízo feito sobre um indivíduo ou grupo social antes de qualquer experiência.
    • A palavra preconceito une o prefixo “pré”, que significa anterior, ao sufixo “conceito”, que remete a significado ou juízo. Preconceito é um substantivo abstrato que designa o ato de julgar, ou seja, de emitir-se um juízo ou uma sentença sobre algo antes de conhecer-se o que se é julgado. 
    • Etimologia de “preconceito”. Composta a partir de derivados de PRE, “ antes ”, e CONCEPTUS, “ resumo ”, do Latim – inicialmente algo preparado ou concebido, de CONCIPERE, “ conceber, engravidar ” – a palavra parece ter sido construída dentro da própria língua portuguesa. Preconceito quer dizer uma opinião formada precipitadamente, ...

    Para mim, não parece a situação descrita no texto, tendo em vista que teve UMA RAZÃO para a mudança de papel da polícia devido a setores produtores de comportamento criminoso... não me parece razoável afirmar que: o desenvolvimento de áreas científicas... está associado a visões preconceituosas.

    Mas enfim, a vida não é fácil.

  • Interpretar texto da querida Cespe/Cebraspe é necessário ser um pós doutor em letras com ênfase em textos, literatura...

  • Questão de causa e consequência.

    Fragmento do texto: "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso." (causa). "Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia." (consequência).

    Assertiva: o desenvolvimento de áreas científicas ligadas à justiça criminal no século XIX (consequência) está associado a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos (causa).

    Gabarito: Certo.

  • Extrapolação TOTAL !! que raiva !

  • Já dizia Alexandre Soares: "Há certas questões que somente se acerta se estiver em conexão com Jesus Cristo".

  • questão de interpretação de outro mundo, li o primeiro parágrafo do texto várias vezes. Não entendi como essa questão pode está certa!

  • C

    Não gente, pense só... o fato de montarem uma designação específica tendo um vies caracerizado como "classes perigosas" acaba causando uma predisposição a um certo tipo de preconceito com certos grupos sociais. {negros, pobres, favelados, LGBtQI... enfim}

    Dá o que a questão pede. Se pensar como esquerdista erra essa questão rsrsrsrsrrs.

  • não acredito que errei essa questão na prova até hj!

  • Só Deus na causa

  • Não entendi o motivo da questão ser dada como certa!

  • Focou em "grupos perigosos" ---> se a pessoa faz parte desse grupo, ela vai ser vista como perigosa, mesmo que não o seja. Isso é o quê? Preconceito. Isso ocorre pq estatisticamente há mais indivíduos criminosos naquele grupo, mas não deixa de ser preconceito.

    HAJA CHORO

    O pior é o povo que comenta "quero ver responder isso na prova".. amigo, os aprovados fizeram o quê?

    A soberba e a certeza de que é extremamente merecedor de algo é tão grande que o sujeito coloca como impossível alguém ter entendido e respondido a questão com tranquilidade, quando ele mesmo não conseguiu fazê-lo. Afinal, ele é um campeão, um vitorioso, se ele não consegue, é humanamente impossível :)

  • NAO SOU DE CHORAR , MAS QUE ENTENDIMENTO E ESSE PARA DA ESSE GABARITO COMO CERTO ?

    PELO AMOR DE DEUS

  • NAO SOU DE CHORAR , MAS QUE ENTENDIMENTO E ESSE PARA DA ESSE GABARITO COMO CERTO ?

    PELO AMOR DE DEUS

  • Acertei na prova, chego aqui erro. Meu Deus!!!!! =(

  • todo vez que digo essa tá fácil!, erro a questão. Com os CESPE "agente" descobre o quanto precisamos estudar.
  • “classes perigosas” (está entre aspas, o que dá a entender que o autor usou um tom irônico, elas eram vistas como "perigosas'' ) e ...em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. ( ou seja, a própria sociedade julgava, esses setores eram vistos dessa forma por ela... O que traz uma ideia de preconceito.)

    Infelizmente ainda existe muito hoje em dia... preconceito com local onde a pessoa vive, cor, tatuagens, ex dependentes químicos...

  • velho, o significado da palavra 'redundando' já ajudaria a matar essa questão.

  • Atitudes preconceituosas pra combater crime em uma prova aplicada pra polícia soa bastante estranho. Rs.

  • Correção da prova

    https://www.youtube.com/watch?v=ojUfx3eTduA

  • Direto ao ponto. CERTO.

    Frase onde cheguei a conclusão.

    Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • "classes perigosas" ou seja, está criando esteriótipos.
  • Se pensar preconceito como algo negativo erra.

    É repetitivo, mas não devemos levar nosso conhecimento de mundo para as provas de interpretação de texto, se restringir a interpretação somente no que o texto diz e torna até tranquila a questão.

  •  Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • Certo

    "Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso". 

    Essa prova de português da PRF foi puxada, ein, misericórdia!

  • Provinha do capeta que fala né

  • CERTO

    inferir é ir além do que está no texto, é algo subjetivo que se conclui de algo que se pede.

     Na questão tem uma frase que infere o que se pede no enunciado "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso". Associando-se a visões preconceituosas sobre certos grupos de indivíduos.

  • Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.

    preconceituosa: palavra muito específica e forte para tornar a questão correta - deveria ser dada como ERRADA

  • Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.

  • Essa prova da PRF2021 acabou com muitos. Muito difícil.

  • Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. 

  • Questão desonesta.

    Ela fala "desenvolvimento de áreas científicas ligadas à justiça criminal no século XIX", mas o primeiro parágrafo começa dizendo que a polícia foi transferida da justiça para o governo, e que foi no bojo dessa transferência que ocorreu o "desenvolvimento de áreas científicas" da polícia, no caso, "a habilidade de explicar e prevenir o comportamento criminoso".

    "Isso [retomando a habilidade de explicar e prevenir o comportamento criminoso] acabou redundando no foco nas 'classes perigosas', ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso." Ou seja, a assertiva fez uma inferência incorreta, pois o trecho do texto que ela se baseia está se referindo à polícia ligada ao governo e não à justiça criminal como afirma o item.

    E o povo só sabe olhar para o significado da palavra preconceito. É recorrente no CESPE esse tipo de coisa, ele coloca um elemento no item que está escancaradamente certo e ignora outros elementos que invalidam o mesmo item esperando que as pessoas que só prestam atenção em uma coisa consigam acertar, não sei com que objetivo se faz esse tipo de seleção.

  • a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • o cara tem que ser professor de literatura, pedagogo e outros cacetes a mais para responder questões dessa banca do capiroto.

  • GABARITO: CERTO

    Isso acabou redundando no FOCO nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.

    A parte chave que fez com que eu resolvesse a questão foi " em setores específicos da sociedade", ou seja, o preconceito se dar em determinada parcela da sociedade, não em toda.

  • Fazendo a inferência com o texto:

    "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso".

  • A banca Cespe é Tão Sinistra que achei que estava errado, aí marquei certo Porque achei que estaria Errado.

  • O termo "visões preconceituosas" foi por causa dos termos "classes perigosas", produtores de comportamento criminoso, visto como "desviante"???

    Péssima questão, deveria ser anulada!

    TOTALMENTE SUBJETIVO

  • O melhor da prova é ler o comentário e ver que não você foi o único a ler o texto 30x, errar no dia e errar aqui.

  • "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."

    GAB.: CERTO

  • acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

  • Deu até medo de marcar.

  • Correto.

    [...] Redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso.

    Percebam que é possível inferir desse fragmento do texto que houve o contorno sobre a política criminal no século XIX, visto que havia uma visão preconceituosa de que setores específicos da sociedade eram mais perigosos.

    Adsumus

  • É necessário invocar uma entidade maligna para responder uma questão assim.

  • Como sempre o Cespe colocando questões que podem ter Dois gabaritos. Escolha um e torça pra banca ter pensado assim.

  • É AQUELA VELHA HISTÓRIA. "Há certas questões que somente se acerta se estiver em conexão com Jesus Cristo".

  • Não consigo ver preconceito, o estado tinha meios de saber quais classes cometiam mais crimes, isso é estatística aplicada.

  • Realmente se atinge uma certa classe social, então é um preconceito.

  • Correto.

    Você responde essa questão lendo os dois períodos do primeiro parágrafo:

    " Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas "classes perigosas", ou seja, setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento crimonoso. "

    • Isabel vega, a melhor.
  • Não consigo ver preconceito, o estado tinha meios de saber quais classes cometiam mais crimes, isso é estatística aplicada.

    Replicando e assinando embaixo do comentário do colega.

  •  "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."

  • PQP, o cara lê o texto 10 vezes e ainda erra essa porr@.

  • É incrivel como erro todas de ''INFERE-SE''

  • Preconceituosas? Desculpe, nenhuma explicação me convencerá disso, é o tipo de questão que só serve para eliminar quem estudou e aprovar os que acertam na sorte.

  • errei aqui e acho q errei lá kk. mas entendi agora

    lembra do zé droguinha da sua cidade ? mas que é um cara certo, que apenas se veste como um marginal ?entao esse é o tipo de preconceito q a questao esta falando.

    Aprovado em concurso em 2021, louvado seja Deus

  • Creio que muita gente tenha errado pelo fato da palavra preconceito ser vista como negativa.

    Só que ela diz que há um conceito já estabelecido...

  • Dá pra ter o raciocínio e convencer alguém que está errada, assim como dá pra ter o raciocínio e convencer alguém que está certa. Banca poderia dar o gabarito que quisesse, que haveria justificativa pra ambas as respostas.

    Prova objetiva com questão subjetiva é triste demais

  • CERTO ✔️, MOTIVO: "Inferir"= não está explícito, mas dá pra "decifrar".
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Marquei mas meu peito já dizendo que estava errado kkkkk

  • Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Preconceito. CERTO!

  • Assim como vários colegas, não consigo ver o "preconceito" ai.

  • Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. 

    Achei que essa parte do texto é uma irônia por parte do autor do texto, irônia que se refere às classes mais fracas na sociedade civil. Quais classes? aquelas mais vulneráveis, as quais são as que sofrem enormes preconceitos.

    Bom, esse foi meu entedimento. Qualquer erro, por favor, corrija-me!

  • Pessoal. A questão foi simples e objetiva. Para quem não enxergou o gabarito, vou pegar esse pequeno trecho:

    "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."-

    Nesse trecho, indica que as ações de explicação e prevenção de comportamentos criminosos foram focados em classes consideradas mais perigosas e não de forma generalizada. Ou seja, em relação a outras classes, houve um preconceito.

    Simples explicação. Não está nítido, está em sentido de "conclui-se". Por isso a questão não entrou no mérito de "deprender" e sim de "inferir-se"

  • É a típica questão boa para deixar em branco na hora da prova.

    A princípio achei que estava certo, pois realmente dá pra inferir isso, mas conhecendo um pouco a banca pensei que a assertiva poderia estar EXTRAPOLANDO aí acabei marcando errado.

    Mas esse é aquele tipo de questão que se o gabarito estivesse ERRADO teria argumento para dizer que poderia está CERTO, mas como está CERTO existem argumentos para dizer que está ERRADO.

  • "Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso."

    Alguns colegas levantaram a questão de ausência de preconceito. Contudo, preconceito é (em suma) um conceito pré-concebido. É justamente o caso. O texto apresenta um conceito pré-concebido de que algumas classes são mais "perigosas" que outras.