SóProvas


ID
5228032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A18-I

    Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator. Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.
     Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

C. Mauch. Considerações sobre a história da polícia. In: MÉTIS: história & cultura, v. 6, n.º 11, jan./jun. 2007, p. 107-19 (com adaptações).  

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 1A18-I precedente, julgue o item a seguir.


Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    QUESTÃO: Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita

    "O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária"

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • CERTO

    O texto cita literalmente que a violência na era medieval era socialmente aceita. A pessoa, nesse período, não era excluída da sociedade se praticasse a violência. Ademais, cita o texto que a violência era até necessária em algumas situações.

  • Correto.

    Podemos inferir isto a partir da leitura do seguinte trecho: “O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária…”

    O texto deixa bastante claro que a violência, no período medieval, era “desinibida”, ou seja, praticada sem grandes pudores, e que agir de modo violento não excluía ninguém da vida social, visto que era uma conduta socialmente permitida e até necessária.

  • Assertiva C

    Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita.

    Lei de Talião = Código de Hamurabi,

    Criminologia " Show" rsr

  • Gabarito: CERTO

    No segundo parágrafo, temos que “O autor estabelece um contraste entre a violência ‘franca e desinibida’ do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária (…)”.

    Portanto, havia violência na era medieval e a sociedade a aceitava.

  • Gaba: CERTO

    O texto cita literalmente que a violência na era medieval era socialmente aceita. A pessoa, nesse período, não era excluída da sociedade se praticasse a violência. Ademais, cita o texto que a violência era até necessária em algumas situações.

    (Fonte: Direção Concursos, correção pós prova)

    Bons estudos!!

  • Gab: Certo

    Confesso que achei um pouquinho forçada essa questão na hora da prova e errei.. na hora da prova é mais difícil de fazer uma análise tão fria.. mas vamos lá, agora faz mais sentido.

    Assertiva: "Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita."

    A questão faz referência ao seguinte trecho do texto: "O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária.."

    Aprovada PRF 2021! Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • O gabarito oficial marca como errada.

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • CERTA

    Fragmentos do texto: ...O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária...

    Assertiva: Depreende-se... que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita. (C)

  • veiiii

  • Enquanto no Ocidente moderno a agressividade foi domada, ou renunciada, como diz o Cebraspe kk, no Período Medival ela foi socialmente permitida, conforme segundo período do segundo parágrafo.

    GAB: C.

  • Conforme o trecho "a violência 'franca e desinibida' do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária.

    Ou seja: no período medieval tu podia sair no soco com um desafeto que a galera enxergava de boa e isso não te excluía da sociedade (era socialmente aceito).

    Gab. Certo

    Ps: imagina a galera dessa época encontrando quem elaborou essa prova de português.

    #A vingança nunca é plena...

    Bons estudos.

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade...

  • CERTO

    Fala galera, vocês sabem que a REDAÇÃO REPROVA também né? Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/A51989712I

  • Ser "socialmente permitida" é o mesmo que "Socialmente aceita" ? Que gabarito forçado da p**.

    A colega citou que muita gente brigava na rua e muitos ficavam assistindo. Contudo, isso era socialmente aceito? talvez a sociedade permitia isso, todavia, não há como afirmar, segundo o texto, que era aceito pela sociedade.

    Não sei como não anularam essa questão.

  • SOCIALMENTE PERMITIDA = SOCIALMENTE ACEITA.

  • NÃO SEI SE ESTOU NO CAMINHO CERTO... MAS USEI COMO REFERÊNCIA ESTA FRASE : A ENTRADA É ACEITA; A ENTRADA É PERMITIDA.

  • Deleita-te no Senhor e o desejo do seu coração será estabelecido. salmos 37:4.

  • GAB.: Certo

    [...]. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. [...]

  • CERTO

    Deduzir...

    [...] A violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária..."

    O que não excluía ninguém? a violência.

    Porquê? porque era comum e socialmente aceita.

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto nec...

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, 

    Gab certo

  • Gabarito CERTO

    • Essa informação está explicita no texto.

    "...O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária..."

  • CERTO

    O texto cita literalmente que a violência na era medieval era socialmente aceita. A pessoa, nesse período, não era excluída da sociedade se praticasse a violência. Ademais, cita o texto que a violência era até necessária em algumas situações.

  • ERREI ESSA QUESTÃO NA PROVA , PENSEI QUE ERA CONPREENSÃO OU SEJA A INFORMAÇÃO ESTÁ NO TEXTO E NÃO ALÉM DELE.

    "...O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária..."

    COMO DITO POR ALGUNS COLEGAS

    DE ACORDO COM O TEXTO

    CONFORME O TEXTO

    SEGUNDO O TEXTO

    ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO DE FORMA EXPLÍCITAS NO TEXTO (QUESTÃO DA PROVA)

    JÁ A INFERÊNCIA ESTÁ ALEM DO TEXTO

    DEPREENDE-SE

    CONCLUI-SE

    INFERE-SE

    SERÁ QUE MAIS ALGUEM ERROU POR ISSO?!

  • so se ligar no sinonimos: aceira e permitidas

  • Rapaz deu ate medo de marcar como certo. rsrsrs

  • CERTO

    ”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária,”

    errei la e aqui por falta de atenção

  • Certo.

    O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade.

  • É fácil associar que a assertiva está correta, apenas pelo fato histórico medieval de que punições eram feitas em praça pública para todos verem. Vide a prática da guilhotina, fogueira para bruxas, etc.

    Gabarito: correto

  • "O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade"

  • Realmente, na hora da prova o nervosismo compromete a análise. Todavia, lendo com calma o trecho:

    "violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social...” você consegue fazer um paralelo entre esse trecho e a assertiva.

  • certa

    trecho do texto: "O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária..

    Depreende vem do verbo depreender. O mesmo que: alcança, compreende, entende, infere, percebe, sabe, deduze, deduz, absorve.

    Compreender, perceber claramente alguma coisa: depreender um sentido metafórico, figurado.Obter entendimento intelectual acerca de algo ou de alguém: depreender a razão do seu descontentamento. Deduzir, alcançar a resposta; chegar à compreensão ou à conclusão de: depreendeu seus sinais de tristeza; ela depreendeu das circunstâncias que a filha poderia estar com problemas. fonte: dicio

  • Até que enfim uma questão fácil kk

  • REDAÇÃO TAMBÉM REPROVA!! Se você está DESESPERADO e PERDIDO, então você PRECISA DO PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/Q55134590U

    Tem mais, além de APRENDER a fazer redações de um jeito rápido e prático, você ainda pode GANHAR DINHEIRO indicando. Então se você tem interesse em uma dessas coisas não perca tempo:

    https://go.hotmart.com/Q55134590U

  •  O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária.

    Extraído do texto.

    Gabarito: C.

  • 3F foco, força é fé #pertencerei #rumoaodepen

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária,

  • Correção da prova

    https://www.youtube.com/watch?v=ojUfx3eTduA

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Correta!

    O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária.

    PMAL2021

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária
  • CERTO!

    "De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade."

    Segundo o trecho a cima, O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária

  • O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária. 

  • De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade

  • CERTO!

    O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária...

  • "...era socialmente permitida (comum) e até certo ponto necessária (aceita)...".

  • Quarta linha do segundo paragrafo

    O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária

  • Então quer dizer que (necessária) e (aceita) possuem o mesmo significado? Coisa de maluco.

  • Se tentarmos responder com base no que pensamos, vamos errar todas, Cespe é isso uma loucura!

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • " a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária"

    Aqui fica claro que a sociedade era antes agressiva. Ou seja, antes, não havia controle. socialmente permitida pode ser entendido como socialmente aceito. ou seja, a agressividade era bem vinda.. Tem gente confundindo aí com necessariedade e aceitação. a quesão não pôs um contraste entre estes.

    Gabarito - CERTO.