SóProvas


ID
5228041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A18-I

    Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator. Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.
     Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

C. Mauch. Considerações sobre a história da polícia. In: MÉTIS: história & cultura, v. 6, n.º 11, jan./jun. 2007, p. 107-19 (com adaptações).  

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1A18-I, julgue o item que se segue.


Infere-se do segundo parágrafo do texto que a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos.

Alternativas
Comentários
  • Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

    GABARITO: CERTO

  • Assertiva c

    Infere-se do segundo parágrafo do texto que a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos.l4 : l 9

  • CERTO

    Usa-se o termo “domada”, tipicamente associado a controle de animais ferozes, para caracterizar a agressividade humana. Usa-se também o termo “civilizada”, dando-se a entender que a sociedade ainda estava num estágio primitivo.

  • Gabarito: CERTO

    Segundo o texto: “no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, ‘refinada’ e ‘civilizada’.” Isso demonstra esse processo de perda de aspectos primitivos. 

  • Gaba: CERTO

    De fato! Usa-se o termo “domada”, tipicamente associado a controle de animais ferozes, para caracterizar a agressividade humana. Usa-se também o termo “civilizada”, dando-se a entender que a sociedade ainda estava num estágio primitivo.

    (Fonte: Direção Concursos, correção pós prova)

    Bons estudos!!

  • Gab: Certo

    Mais uma que errei por achar que estava forçando demais... rs

    "[...] agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos."

    No texto: "[...] no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

    O comentário do colega Matheus complementa bem o significado e o uso das palavras destacadas:

    Usa-se o termo “domada”, tipicamente associado a controle de animais ferozes, para caracterizar a agressividade humana. Usa-se também o termo “civilizada”, dando-se a entender que a sociedade ainda estava num estágio primitivo.

    Aprovada PRF e PCDF 2021! Foco, força e fé! Desistir, JAMAIS! Bons estudos!

  • O enunciado diz: "[...] agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de PERDA de aspectos primitivos e animalescos."

    O texto diz : "[...] no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi DOMADA, “refinada” e “civilizada”.

    Se está DOMADO, não está PERDIDO.

    Solte um cavalo domado na natureza, ele voltará a ser xucro.

    Veja o significado de domado:

    1. 1.
    2. tornado dócil pela força e/ou pelo ensino e exercício rigorosos; amansado, domesticado.
    3. "fera d."
    4. 2.
    5. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
    6. vencido pela imposição do mais forte; subjugado.
    7. "tropas rebeldes d."

    Há perda de alguma coisa (dos sentimentos primitivos), ou há controle (doma)? Controle (doma) é igual a perda? Controlar (domar) a raiva é igual a perder a raiva? Ou seja, quem tem o controle da raiva não tem mais raiva? Nem do campo da lógica essa afirmação consegue passar, pois se eu perdi algo, eu não preciso mais controlar esse algo. Se tivéssemos PERDIDO nossos sentimentos primitivos, não haveria mais necessidade de polícia, afinal, se PERDEMOS nossos sentimentos primitivos, para quer ter polícia para CONTROLÁ-LOS (DOMÁ-LOS)? Controlar (domar) algo que já não existe em nós? Mas como?

    Lembram-se dos distúrbio de Minneapolis no ano passado em consequência da morte de George Floyd? Aquilo é um exemplo de que DOMA é diferente de PERDA.

    Discordo veementemente do gabarito.

  • Esse fragmento que a galera tá citando foi inserido pela galera do QC. Não é possível!!

    Na prova eu fiz a leitura desse texto umas 4x e não encontrei isso...

    Nervosismo na hora da prova é fo$#

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Cespe animalesco. Me pegou aí!

  • acertei essa questão por causa desta:

    - Depreende-se do segundo parágrafo do texto que a violência na era medieval era comum e socialmente aceita.

    ...que inclusive errei mesmo tendo pensado na serie vikens affff

  • Não gosto de fazer esses tipos de comentários, pois prefiro os mais objetivos, respaldados em regras. Contudo, na minha opinião, foi uma "forçada de barra" violenta do CESPE. Eu até tentei, extrapolando bem o texto, encaixar o "primitivo e animalesco", mas o próprio texto não permite. O medieval remete a, no máximo, um tempo passado, antigo, no qual o comportamento humano era irregular, sem muito bom senso; diferentemente de primitivo, no qual o comportamento humano era grotesco, sem regra alguma. O animalesco não pode ser comparado à agressividade, são intensidades completamente diferentes - a primeira é irracional; a segunda é desnecessária, alheia ao bom comportamento.

    Nem com muita boa vontade dá pra considerar certa esta questão.

  • Quem é animalesco é o CESPE de colocar uma questão dessa que poderia ser dado qualquer gabarito.

    É fácil tentar justificar depois de olhar o gabarito, mas foi uma total forçada de barra.

  • Aspectos primitivos e animalescos? Mds!

  • Infere-se do segundo parágrafo do texto que a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos.

    Quem se perguntou onde está isso no texto, eu encontrei na palavra "REFINADA", principalmente.

    "a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”."

  • Essa foi a questão mais ridícula da PRF!!! Cespe dá o gabarito que quer.

  • As vezes quando você vai fazer uma prova do naipe dessa da PRF. Saber demais, pode atrapalhar.

    Para quem não passou na PRF 2021, tenha calma. Chore se tiver que chora, porém, faça tudo escondido no seu quarto. Não mostre fraqueza para o inimigo, levante a cabeça e volte a estudar com todo ódio do seu coração.

    Tome café, misturado com algumas gotinhas de ódio, mais um pouco de lagrimas que caírem do seu rosto, tome tudo de um só fez e deixa descer de goela a baixo, depois tome banho e volte a estudar com toda força do mundo.

    Ai você confia em DEUS, faz sua parte e no momento certo DEUS te honrar, ok, xau, brigado.

  • Questão que cada professor da uma resposta e você tem que forçar a barra para justificar o gabarito. Ora, se no mínimo ela é ambígua não tem que se considerar "certa". A verdade é relativa a cabeça do examinador?

    Esquece, não tem como treinar para uma prova dessa, é pura sorte.

  • Deleita-te no Senhor e o desejo do seu coração será estabelecido. salmos 37:4.

  • PRIMEIRA PARTE DO 3° PERÍODO DO 2° PARÁGRAFO:

    "O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval,  que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida (...)"

    SEGUNDA PARTE DO 3° PERÍODO DO 2° PARÁGRAFO:"(...)e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade."

    Nesse contexto, podemos observar que a agressividade era conduta permitida e até mesmo necessária.

    Sobretudo, na segunda parte do período é afirmado que o autocontrole dessa agressividade passa a se impor.

    Ainda seguindo a leitura do mesmo paragrafo, os Estados modernos passam, por me de lei, a centralizar a força, ou a agressividade legítima.

    Logo existe uma evolução temporal que agressividade passa por um processo de civilização, abatendo-se dos aspectos animalescos como se refere o enunciado.

    Gabarito: Correto.

  • foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade

    ( Domada ) = (animalesco )

    Se atentem ao enunciado da questão...

    Gab C

  • @lucas Rodrigues acredito que a forma GRADATIVA está na palavra "declínio"

  • VAMOS LA, É O SEGUINTE;

    De fato! Usa-se o termo “domada”, tipicamente associado a controle de animais ferozes, para caracterizar a agressividade humana. Usa-se também o termo “civilizada”, dando-se a entender que a sociedade ainda estava num estágio primitivo.

    CERTO

  • Típica questão do CESPE que o gabarito escolhido pela banca será aquele que mais contém erro. Extrapola a seu bel prazer...

  • Gabarito: Certo

    ''Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade.''

    Acertei a questão, no entanto, me sinto extremamente triste por saber que questões desse tipo podem acabar com o sonho de pessoas que estão há longos períodos se dedicando para uma prova.

    Bons estudos.

  • De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

  • domada -->> refinada --->> “civilizada

    Percebam aqui a procedência de uma gradação.

    Domada: ligada a aspectos "selvagens" ligando-se a percepções primitivas de comportamento.

    Refinada: Já admite um processo de evolução do comportamento primitivo.

    Civilizada: Melhoria do refinamento, em que há inserção de comportamentos e valores sociais.

    Gabarito: correto

  • CERTO

    (...) a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade.

  • Errei, pois não vi como exatamente iguais os conceitos de comportamentos violentos "domados, “refinados" e “civilizados" como o desaparecimento desse comportamento violento/animalesco, mas sim como um cerceamento e controle dele oela sociedade e duas regras. Enfim...

  • Atentar ao termo "estavam em declínio" que expõe o caráter gradativo da mudança.

    GAB: Certo

  • Recuso-me a aceitar esse gabarito. Isso foi pura extrapolação. Da palavra Domada você entender que é primitivo e animalesco? NEVER!

  • errei porque não faz sentido a palavra animalescos ser referenciada a qualquer outro termo contido no texto ja que é uma questao de interpretação de algo subjetivo no texto. portanto errei ao não me recusar a acreditar na hipotese de ser falsa.

  • pensei ter extrapolado! "agressividade domada= perda de aspectos animalescos"

  • Infere-se do segundo parágrafo do texto que a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos.

    De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

    Percebam, há um contraste entre agressividade (violência) no Ocidente mordeno e a Mordenidade, sendo citado expressamente que houve uma conversão, ideia que reforça que não foi um processo automático; no mais, o autor deixa livre para interpretação se a agressividade pode ser entendida como um aspecto primitivo e animalesco, o que é possível inferir sim! Não só isso, acredito que o autor tenta passar essa noção, pois fala que era perigoso e até ''certo ponto'' necessária, não concordando plenamente com a ideia (há mais indícios para concatenação dessas ideias, mas estão no primeiro).

    AVANTE

  • INFERE-SE -- vc tem que ler e formar um entendimento.

    O texto fala níveis de violência estavam em declínio, ou seja, não foi algo cortado abruptamente, foi gradativo.

    Depois o texto fala em domada e civilizada --> o que entendemos quando alguém fala "comporte-se como alguém civilizado"??? Justamente não agir na base do instinto, "partir pra porrada", etc.

    Tem questões que são tranquilas mas a gente já sabe que quando abrir os comentários vai ser um chororô sem fim kkk

  • Quase errei a questão por esse "animalesco"

  • A meu ver há uma diferença considerável quando se diz que houve uma mudança na agressividade humana ou na agressividade, no Ocidente. No primeiro caso a ideia é de universalidade, como se um processo genético tivesse causado uma mudança comportamental em todos os homens. Já no segundo - o que está originalmente no texto - a ideia é de uma mudança cultural, localizada. Fora a subjetividade do emprego dos termos "primitivos" e "animalescos" (como se a Idade Média fosse uma extensão da pré-história). Enfim, questão pra deixar em branco na hora da prova, já que o gabarito pode ser qualquer coisa.

  • Somos todos alvo da CESPE.  animalescos.

    se não prestar atenção, roda bonito.

  • Eu errei pelo termo "PERDA" quando no enunciado diz: "... PERDA dos aspectos primitivos e animalescos."

    Entendi que não ouve uma perda de tais aspectos mas que eles , ainda presentes na agressividade humana, foram apenas CONTIDOS, mantidos sob CONTROLE

    No texto:

    "[...] as novas instituições estatais de vigilância deveriam CONTROLAR o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais"

    "A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole[...]"

    "[...] no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada ,refinada e  civilizada.

    Alguém mais entendeu assim?

  • Esse texto foi extrapolação atrás de extrapolação. Uma prova desse quilate, e cheia de arbitrariedade e subjetividade. As bancas deitam e rolam.

  • Errei legal, mas pensei, os aspectos primitivos foram refinados e civilizados, enquanto os ''aspectos'' animalescos foram domados... hahahaha

  • Correção da prova

    https://www.youtube.com/watch?v=ojUfx3eTduA

  • "na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas."

    esse trecho também destaca a mudança da agressividade humana.

  • Cara, essas questões de DEDUI-SE, DEPREENDE-SE, isso é uma compreensão do EXAMINADOR, o camarada que faz as questões, então qualquer coisa pode sair da cabeça dele. Quando tiver isso, tenta extrapolar um pouco.

  • A agressividade humana passou por um processo de CONTROLE, CONTROLE. "Perda" tem outro significado. A humanidade perdeu a agressividade? Vide Lázaro Barbosa... Digam o que quiserem, não é chororô. Tem que reclamar sim! Interpretação é um terreno muito subjetivo. Que cada um interprete como quiser, mas querer que vc saiba o que o outro pensou e pontuar isso de forma objetiva, isso sim é extrapolação...

  • entrelinhas do texto.
  •  "...assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada"." (processo de transformação gradativo)

  • Certo.

    De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada(controlada), refinada(perdeu um pouco da primitividade) e “civilizada”.

  • De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

  • Essa é a oitava questão da prova e depois de responder as anteriores já não sei mais como entender a cabeça do examinador.

    Esse texto horrível por si já tem margem para várias interpretações subjetivas e o examinador força exatamente esse aspecto, querendo reprovar quem estudou os assuntos de generalização e extrapolação de interpretação. O item cita processo "gradativo", que quer dizer mudança lenta, e em nenhuma linha do texto o autor aborda a velocidade com que ocorreram as transformações citadas, eles só diz que elas ocorreram sem citar o rítimo, essa interpretação é puro achismo do examinador e extrapola o que foi abordado no texto. Aqui, ler as entrelinhas virou sinônimo de ler bola de cristal ou de ser ignorante ao ponto de achar que é correto fazer esse tipo de inferência sem base do texto.

    Outra loucura é emitir um juízo sobre algo que não foi feito pelo autor, como dizer que houve "perda de aspectos primitivos e animalescos". Ora, o autor cita literalmente que a violência foi "domada", e ser domado é algo típico de animal, logo, se a violência está domada ela não perdeu este aspecto animalesco.

  • Cabe uma extrapolação aí.

  • Essa galera vendendo coisas já tá enchedo o saco. Tá parecendo rodoviária de interior, essa porr@

  • De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

    GABARITO: CERTO

  • " ...a agressividade humana passou por um processo de transformação gradativo de perda de aspectos primitivos e animalescos..."

    Fazendo a inferência com o texto: " do processo civilizador": todo processo é gradativo; "a agressividade.. foi domada, “refinada” e “civilizada": ou seja, perdeu seu caráter primitivo, ancestral, antigo e animalescos (deixando o homem de ser lobo do próprio homem).

  • Entendo que não houve perda gradativa, e sim, esses aspectos foram domados.

    Bem, eu acertei na prova e errei aqui =/

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https: //go.hotmart.com/D49209586D

  • Pelos aspectos primitivos até que vai, agora dizer que o que está no texto retrata algo animalesco é loucura.

  • Podem dar a explicação que for, mas para mim foi extrapolação, pois o comando da questão foi INFERE-SE. Logo, se o comando fosse DEPREENDE-SE do texto aí sim estaria ok, mas quem sou eu na fila do pão, né.

  • esse é o tipo de questão com aquela subjetividade de lei da cespe. infelizmente temos q nos acostumar
  • Importante saber a diferença entre Inferência, Conclusão.. Inferir é considerar ideias subentendidas do texto.

  • Correto.

    Numa leitura atenta do texto é possível, sim, inferir que houve transformação gradativa de perda de aspectos primitivos e animalescos.

    Vejamos...

    • A agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.

    Se pensarmos o contrário, o povo na era medieval tinha aspectos primitivos e animalescos, visto que a violência, naquela época, não sofria quase nenhuma regulamentação estatal.

    Outra coisa, quando a questão diz que a agressividade foi "domada", está aludindo a um animal feroz, violento, sem limtes.

    Simples!

    Adsumus

  • Todas as questões que eu errei foram polêmicas, que azar! :(

  • E tem outra coisa:

    Na minha interpretação, o autor NÃO se refere a PERDA de aspectos primitivos e animalescos (agressividade).

    Se você doma, civiliza e refina algo, não quer dizer que esse algo se perde, pois esse algo ainda está ali na forma domada, civilizada e refinada.

    Para mim, o gabarito está errado.

  • passou por um processo de transformação gradativo = "doma"

    Doma não é um ato único e sim um processo...

  • GABARITO: CORRETO

    Usa-se o termo “domada”, tipicamente associado a controle de animais ferozes, para caracterizar a agressividade humana. Usa-se também o termo “civilizada”, dando-se a entender que a sociedade ainda estava num estágio primitivo.

  • Questão comentada: https://www.youtube.com/watch?v=Kx08C3eT0Q8&t=2s

  •  no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada“refinada” e “civilizada”

  • Antes os homens combatiam o estado ou de forma intelectual ou na força bruta.

    Hoje os homens perderam a "masculinidade",são passivos qualquer ato de força ou algo assim é visto como blasfêmia a norma culta de se viver,o estado faz o que quer: restringe direitos,anula outros,obriga a tomada de vacinas e os homens?NADA não a Revolta não a resistência.o que o estado disser é lei, a idade moderna criou homens pacíficos e DESARMADOS que não oferecem perigo.

  • Passou por um processo de transformação gradativo = No caso do texto, diminuiu a violência.

    Muitos queriam viver de forma primitiva e animalesco = animais irracionais.

    Questão correta.

  • (...) a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”.