SóProvas


ID
5228212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, julgue o item a seguir.


É de seis meses o prazo em que as informações relativas às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo devem ficar à disposição das autoridades competentes em caso de acidente.

Alternativas
Comentários
  • Gab. (E)

    Resolução 92 do CONTRAN. São 90 dias!

    Art. 5º. Ao final de cada período de vinte quatro horas, as informações previstas no artigo segundo ficarão à disposição da autoridade policial ou da autoridade administrativa com jurisdição sobre a via, pelo prazo de noventa dias.

  • Errado!

    Em resumo, as informações das últimas 24h do tacógrafo deverão ficar disponíveis as autoridades pelos seguintes períodos:

    • 90 DIAS - SEM a ocorrência de acidentes de trânsito;
    • 1 ANO - COM a ocorrência de acidentes de trânsito.

  • 24h----------------------90 dias SEM ACIDENTES

    24H-----------------------1 ANO COM ACIDENTES

  • GABARITO: ERRADO.

    Prazo de 90 dias !!

    • Resolução 92 do CONTRAN

    Art. 5º Ao final de cada período de vinte quatro horas, as informações previstas no artigo 2º ficarão à disposição da autoridade policial ou da autoridade administrativa com jurisdição sobre a via, pelo prazo de noventa dias.

    Art. 6º Em caso de acidente, as informações referentes às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo ficarão à disposição das autoridades competentes pelo prazo de um ano.

  • Gabarito: ERRADO

    QUESTÃO: É de seis meses o prazo em que as informações relativas às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo devem ficar à disposição das autoridades competentes em caso de acidente.

    -A questão erra ao afirmar que o prazo é de "seis meses"

    RESOLUÇÃO Nº 92, DE 4 DE MAIO DE 1999

    Art. 5º Ao final de cada período de vinte quatro horas, as informações previstas no artigo segundo ficarão à disposição da autoridade policial ou da autoridade administrativa com jurisdição sobre a via, pelo prazo de noventa dias.

  • o prazo é UM ANO

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que é equipamento obrigatório para para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.
     
    Coube à Resolução 92/99, alterada pela Resolução 406/2012, dispor sobre requisitos técnicos mínimos do registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo. De acordo com a normativa, o registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo pode constituir-se num único aparelho mecânico, eletrônico ou compor um conjunto computadorizado que, além das funções específicas, exerça outros controles.
     
    Para efeitos de  fiscalização, o art. 2 da Resolução lista as informações mínimas que  o registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo deverá apresentar e disponibilizar . Vejamos:
     
    Art. 2º Deverá apresentar e disponibilizar a qualquer momento, pelo menos, as seguintes informações das últimas vinte e quatro horas de operação do veículo:
    I - velocidades desenvolvidas;
    II - distância percorrida pelo veículo;
    III - tempo de movimentação do veículo e suas interrupções;
    IV - data e hora de início da operação;
    V - identificação do veículo;
    VI - identificação dos condutores;
    VII - identificação de abertura do compartimento que contém o disco ou de emissão da fita diagrama.

     
    Pois bem, a banca afirma que é de seis meses o prazo em que as informações relativas às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo devem ficar à disposição das autoridades competentes em caso de acidente. A assertiva está INCORRETA.
     
    De acordo com o art. 6º da Resolução 92/99, em caso de acidente, as informações referentes às últimas vinte e quatro horas de operação do veículo ficarão à disposição das autoridades competentes pelo PRAZO DE UM ANO.
     
     
    Gabarito da questão - Item ERRADO.

  • 90 DIAS - SEM a ocorrência de acidentes de trânsito

    1 ANO - COM a ocorrência de acidentes de trânsito.