SóProvas


ID
5228248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca dos requisitos mínimos de segurança para o transporte de cargas em veículos, julgue o próximo item.


Para a amarração da carga, devem ser utilizadas cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 1,50 vez o peso da carga.

Alternativas
Comentários
  • Gab. (E)

    Trata-se da Resolução 552 do CONTRAN. Literalidade!

    “Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga,…

  • GABARITO: ERRADO

    • Resolução 552 DO CONTRAN

    Art. 4º - Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga, bem como dispositivos adicionais como: barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores, protetores, etc., além de pontos de amarração adequados e em número suficiente.

    § 1º Os dispositivos de amarração devem estar em bom estado e serem dotados de mecanismo de tensionamento, quando aplicável, que possa ser verificado e reapertado manual ou automaticamente durante o trajeto.

  • Errado!

    O erro da questão é dizer que a resistência total à ruptura por tração seria de 1,5x o peso da carga, quando na verdade é de 2x.

    Espero ter ajudado. Qualquer erro, só notificar que excluo ou edito. Bons estudos!

  • Resolução 552 do CONTRAN. Literalidade!

    “Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga.

    Fé!

  • No mínimo 2x o peso da carga

  • Legal, prova da PRF e não caiu nenhuma questão de Crime de trânsito kkkkkkkkkkkk.

    "A vontade de rir é grande, mas a de chorar é maior".

  • SE EU TIVESSE O PODER PARA LEGISLAR, FARIA UMA LEI PERMITINDO APENAS COLOCAR NO EDITAL, ASSUNTOS QUE TIVESSE DE FATO NO MINIMO, UMA QUESTÃO REFERENTE AQUELE CONTEÚDO.

  • Gabarito: ERRADO

    QUESTÃO: Para a amarração da carga, devem ser utilizadas cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 1,50 vez o peso da carga.

    Resolução CONTRAN Nº 552 DE 17/09/2015

    Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga, bem como dispositivos adicionais como: barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços,  mantas  de  atrito,  separadores,  bloqueadores,  protetores,  etc.,  além  de  pontos  de amarração adequados e em número suficiente.

  • A questão exigiu conhecimentos acerca da Resolução 552/2015 que fixa os requisitos mínimos de segurança para amarração das cargas transportadas em veículos de carga.
     
    A resolução visa aperfeiçoar os requisitos de segurança no transporte de cargas em veículos rodoviários de carga. Desta forma, todas as cargas transportadas, conforme seu tipo, devem estar devidamente amarradas, ancoradas e acondicionadas no compartimento de carga ou superfície de carregamento do veículo, de modo a prevenir movimentos relativos durante todas as condições de operação esperadas no transcorrer da viagem, como: manobras bruscas, solavancos, curvas, frenagens ou desacelerações repentinas.
     
    Pois bem, a banca afirma que, para a amarração da carga, devem ser utilizadas cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 1,50 vez o peso da carga. A assertiva está INCORRETA.
     
    De fato, devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, porém a  resistência total à ruptura por tração deve ser, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga.
     
    Gabarito da questão - Item ERRADO.
     


  • Gab (E)

    O texto correto da Resolução 552 do CONTRAN diz que a resistência total à ruptura por tração tem que ser no mínimo 2x o peso da carga!

  • Gabarito: ERRADO

    A questão exigiu conhecimentos acerca da Resolução 552/2015 que fixa os requisitos mínimos de segurança para amarração das cargas transportadas em veículos de carga.

     

    A resolução visa aperfeiçoar os requisitos de segurança no transporte de cargas em veículos rodoviários de carga. Desta forma, todas as cargas transportadas, conforme seu tipo, devem estar devidamente amarradas, ancoradas e acondicionadas no compartimento de carga ou superfície de carregamento do veículo, de modo a prevenir movimentos relativos durante todas as condições de operação esperadas no transcorrer da viagem, como: manobras bruscas, solavancos, curvas, frenagens ou desacelerações repentinas.

     

    Pois bem, a banca afirma que, para a amarração da carga, devem ser utilizadas cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 1,50 vez o peso da carga. A assertiva está INCORRETA.

     

    De fato, devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, porém a resistência total à ruptura por tração deve ser, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga.

     

    Gabarito da questão - Item ERRADO.

  • Basta entender o mínimo de física para acertar essa questão.

  • Gabarito: ERRADO

    Deve Ser, no Mínimo, 2 (Duas) Vezes o Peso Da Carga.

    Quem Dorme Sonha!

    Quem Vive Realiza!

    Eu Elevo o Nível Do Imprevisível!

    Pertencerei a Gloriosa.

  • GABARITO "ERRADO"

    A questão solicitou do candidato/candidata conhecimento simples a respeito da RESOLUÇÃO Nº 552, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015, bastaria lembrar que a resistência de ruptura deve ser de no mínimo 2 duas vezes o peso da carga, tudo isso para poder suportar manobras bruscas, solavancos, curvas, frenagens ou desacelerações repentinas que as cargas sofrem naturalmente nesses tipos de transporte.

    Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga, bem como dispositivos adicionais como: barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores, protetores, etc., além de pontos de amarração adequados e em número suficiente.

    Vale lembrar que essa resolução não se aplica apenas ao transporte de carga para os veículos de carga, mas também aos veículos registrados como especiais ou mistos no transporte de cargas. 

    Vale lembrar ainda que essa resolução é de normas gerais aos transportes de carga, ou seja, para casos específicos ela não será usada, conforme podemos extrair do parágrafo único do art. 2º, in verbis: 

    Art. 2º Só poderão transitar nas vias terrestres do território nacional abertas à circulação, transportando cargas, veículos que atendam aos requisitos previstos nesta Resolução.

    Parágrafo único. As disposições deste artigo não se aplicam ao transporte de cargas que tenham regulamentação específica ou aquele realizado em veículo dedicado a transportar determinado tipo de carga, o qual possua sistemas específicos de contenção, como por exemplo, as cargas indivisíveis. 

    Aprofundando...

    Carga indivisível é a carga unitária com peso e/ou dimensões excedentes aos limites regulamentares, cujo transporte requeira o uso de veículos especiais com lotação (capacidade de carga), dimensões, estrutura, suspensão e direção apropriadas.

    O que são máquinas e equipamentos de grandes dimensões e indivisíveis?

    São equipamentos que se enquadram como cargas especiais para o transportes cargas especiais indivisíveis são colheitadeiras, transformadores, pás de aerogeradores, máquinas de uso industrial e quaisquer outros equipamentos que são peças únicas ou fixadas por arrebites, soldas ou que não podem ser desmontadas

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Essa Amanda Santos é um porre