Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre as definições de organização formal e informal. No caso em tela, devemos marcar a alternativa que não contempla uma característica das organizações formais.
Os aspectos formais da organização incluem a autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de administração, departamentalização, etc.
A organização informal, por sua vez, é constituída pelo elemento humano da organização, muitas vezes como um contraponto à organização formal. Os grupos informais são responsáveis pela definição de suas próprias regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento (CHIAVENATO, 2014).
De acordo com Chiavenato (2014), a organização informal apresenta, dentre outras, as seguintes características:
- Relação de coesão ou de antagonismo: as pessoas, em associação a outras, em diferentes setores da empresa, criam relações pessoais de simpatia (de identificação) ou de antipatia (de antagonismo).
- Colaboração espontânea: a organização informal é um reflexo da colaboração espontânea das pessoas.
- Possibilidade de oposição da organização informal: a organização informal pode se desenvolver em oposição à organização formal e em desarmonia com os objetivos da empresa quando há inabilidade da direção em propiciar um clima adequado de boas relações humanas.
- Padrões de relações e atitudes: os grupos informais desenvolvem, espontaneamente, padrões de relações e atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas, pois traduzem os interesses e as aspirações do grupo. Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais: as pessoas participam de vários grupos informais em face das relações funcionais que mantêm em outros níveis e setores da empresa.
Após verificar o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta, nos apresentando uma característica da organização informal.
GABARITO: C
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
Para
resolução da questão, precisamos conceituar organizações formais e informais.
As organizações informais são caracterizadas pelo conjunto de
interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas. Ela se
caracteriza também pelos usos e costumes, tradições, ideias, normas sociais,
atitudes, opiniões e sentimentos. Essa organização representa uma necessidade
momentânea é de rápida modificação. Por outro lado, as organizações formais são
caracterizadas pelo relacionamento formal das pessoas, pela existência de
hierarquia e níveis de comando, pela divisão das tarefas, os processos são
explícitos e existe um organograma para representar o relacionamento estre as
tarefas, as pessoas e a empresa.
Em face
do exposto, podemos afirmar que a colaboração espontânea é uma característica
das organizações informais, portanto, é o gabarito da questão em análise.
Gabarito do Professor: Letra C.