-
Estrutura Funcional: A estrutura mais indicada para pequenas empresas, tem como “dono” o pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol. Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc. Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.
Estrutura Divisional: Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.
Estrutura Matricial: Aqui a regra de Fayol cai por terra e cada colaborador tem dois chefes: o do departamento ao qual se encontra e o chefe do projeto em que está alocado. Portanto, a Estrutura Matricial envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto). Como cada departamento possui dupla subordinação, aqui o princípio de comando deixa de existir. Por esse motivo, a matriz destaca a interdependência entre as áreas e apresenta para a empresa a necessidade de lidar com ambientes mais complexos. A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
Estrutura em Rede: Como a Estrutura em Rede permite a contratação de funcionários em estilo home office, a ligação de cada serviço com a organização é eletrônica. Por esse motivo, as contratações podem vir de qualquer parte do mundo. Esta estrutura pode ser utilizada por pequenas empresas, tornando-as mais competitivas globalmente, pois permite que recursos e fornecedores sejam alocados de qualquer lugar. Adicionalmente, possibilita a venda de serviços e produtos em todo o mundo.
Estrutura por Projetos: Este tipo é aplicável em construtoras, consultorias e empresas que trabalham por projetos. Dessa maneira, o tamanho da estrutura vai depender do número de projetos. Como o nome sugere, aqui o projeto tem importância equivalente às atividades de rotina.
Observação: O modelo de Estrutura por Projetos é adotado juntamente com a Estrutura Funcional por empresas que trabalham com o tipo Matricial. Quando isso ocorre, equipes de projetos (coordenados por gerentes de projetos) ficam sob a responsabilidade de gerentes funcionais. É o que chamamos de Estrutura Híbrida.
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/tipos-de-estrutura-organizacional/
-
É o tipo de organização em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização. Cada área é especializada em um determinado assunto, é a autoridade em um tema. Dessa forma, ela presta seus serviços às demais áreas de acordo com sua especialidade.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de organização. A alternativa correta deverá conter o tipo que preenche corretamente a lacuna apresentada.
A - correta. A estrutura funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo. Sendo que, no entanto, os especialistas não possuem poder de comando e decisão, tão somente de execução.
B - incorreta. Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Estando no superior a autoridade única sobre seus funcionários, não a repartindo-a. Essas estruturas são ideais para ambientes mais estáveis.
C - incorreta. Para um dos grandes autores nacionais, Chiavenato (p. 137, 2014), " a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."
D - incorreta. Inexiste uma estrutura chamada de paradoxal.
Após verificar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
-
A organização Funcional é o tipo de estrutura que aplica o princípio da especialização das funções.
Estrutura Funcional
É o tipo de estrutura mais utilizada na atualidade. Ela é baseada no conceito de especialização. Sua aplicabilidade é muito intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e as funções organizacionais como finanças, marketing, recursos humanos etc.
Fonte: Meus resumos ⚡
Gab. A
-
Gab.: Alternativa A
Estrutura Funcional:
O princípio da ESPECIALIZAÇÃO está diretamente relacionado com a estrutura funcional. Esse tipo de estrutura dispõe seus órgãos componentes em áreas especializadas em assuntos específicos e possui funcionários especialistas. Na EF, indivíduos de uma mesma equipe ou setor, podem receber ordens e instruções de vários chefes especializados que participam do processo de trabalho, podendo ocorrer a ambiguidade. Logo, a EF é aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos podem exercer mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe.
-
Para
resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura
Funcional, sendo mais especificamente cobradas as suas características.
Diante disso, vamos a uma breve explicação:
A estrutura funcional é o
resultado da agregação de tarefas de acordo com a função organizacional. Deste
modo, agrupa-se as atividades pela similaridade da tarefa e, com isso, tem-se
como característica principal da estrutura a especialização.
Nesse tipo de estrutura
organizacional, os empregados são reunidos por especialidade ou tarefa. Por
exemplo, imagine um departamento jurídico com apenas advogados.
Sobral (2008) lista as principais vantagens e desvantagens da
estrutura funcional, que são descritas na tabela abaixo:
Fonte: Sobral e Peci, 2008, pág. 277.
Ante o
exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que a organização funcional é o tipo de estrutura que
aplica o princípio da especialização das funções.
Fonte:
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto
brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
Gabarito do Professor: Letra A.