Letra B
Curva de Phillips: o que é e como funciona?
A curva de Phillips pode ser resumida em uma frase: a inflação e o desemprego relacionam-se de maneira inversa.
Ou seja, quando um aumenta, o outro consequentemente irá diminuir. E vice-versa.
Como mencionamos, a teoria foi desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips na década de 1960. A eficiência da curva de Phillips foi comprovada em situações de expansão ou recessão da economia.
Quando há mais empregos, os preços costumam subir. Ou seja, a queda do desemprego resulta em aumento na inflação. O inverso também acontece, de acordo com o economista.
Ao estudar períodos maiores do que esses momentos de expansão ou recessão, a curva costuma ser uma linha vertical, de maneira mais gradual.
Fonte: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/curva-de-phillips/
NOTA: Sugiro, também, a leitura do artigo Inflação e desemprego - a Curva de Phillips, disponível no site da FGV IBRE. As bancas gostam muito de retirar questões de economia deste site.
Link artigo: https://blogdoibre.fgv.br/posts/inflacao-e-desemprego-curva-de-phillips
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Curva de Philips.
Como a alternativa bem define, a Curva de Philips mostra, no curto prazo, uma relação inversamente proporcional entre as taxas de desemprego e inflação. Ou seja, se uma economia tiver menor desemprego (maior emprego), ela terá mais inflação. Se uma economia tiver maior desemprego (menor emprego), ela terá menos inflação.
Perceba que temos mais de um e menos do outro, o que caracteriza o trade-off entre desemprego e inflação no curto prazo.
Graficamente, representamos este trade-off com uma Curva de Phillips negativamente inclinada.
No longo prazo, no entanto, este trade-off não existe. No longo prazo, a Curva de Phillips é 100% vertical, o que acaba com a relação entre desemprego e inflação. Assim, no longo prazo, a relação inversa entre desemprego e inflação não é válida, pois a Curva de Phillips é 100% vertical, o que indica que o desemprego é independente da inflação.
Assim, gabarito B.
Gabarito do Professor: Letra B.