GABARITO B
( ) Deve valer-se da impessoalidade. VERDADEIRO
( ) Pode fazer uso de regionalismos e jargões, respeitando o linguajar e a cultura local. FALSO
A redação oficial deve utilizar a normal culta da língua, a serviço da clareza, mas isso não significa que se admita uma linguagem administrativista, cheia de formalismos e jargões.
( ) Preza pela articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. VERDADEIRO
( ) Precisa usar o padrão culto da língua. VERDADEIRO
( ) As comunicações administrativas devem ser sempre formais, quer por meio de documentos eletrônicos ou impressos. VERDADEIRO
( ) As orações devem ser escritas sempre na ordem indireta, buscando sempre as intercalações. FALSO
Usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas
Esta
questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial.
O Manual da Presidência lista sete as características fundamentais que um
texto precisa ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão;
coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da
norma culta padrão da língua portuguesa. Vamos à análise!
(V) Sendo a impessoalidade uma das características, a redação oficial deve se valer dela e, portanto, esta afirmativa é verdadeira.
(F) O atributo da clareza sugere não utilizar regionalismos e neologismos. Já o da
norma culta padrão esclarece que o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. Assim, verificamos que não deve ser empregado regionalismos e jargões na redação oficial. Afirmativa falsa.
(V) O atributo da precisão caracteriza-se, dentre outras coisas, pela articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto. Nesse sentido, inferimos que esta afirmativa é verdadeira.
(V) Conforme explica o Manual de Redação, em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma. Sendo assim, verificamos que é preciso usar o padrão culto da língua e, portanto, a afirmativa é verdadeira.
(V) De acordo com o atributo formalidade e padronização, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para os eventuais documentos impressos. Assim, identificamos que esta afirmativa é verdadeira.
(F) O atributo da clareza sugere, entre outras coisas, usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Dessa forma, constatamos que esta afirmativa é falsa.
Com base na análise das afirmativas acima, identificamos que a alternativa que apresenta a sequência correta é a letra B.
Gabarito do Professor: Letra B.