SóProvas


ID
5229004
Banca
FURB
Órgão
Câmara de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato, as organizações caracterizadas por regras e regulamentos registrados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes são conhecidas como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • A Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade. Ela engloba fatores importantes dentro da empresa, como: Código de ética do ramo de trabalho, Organização Hierárquica, Normas de conduta da empresa, Políticas de gestão, Plano de cargos e salários.

    Já a Organização Informal é pautada pela espontaneidade. Ela está ligada a questões de ordem social, ideias e costumes, que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho. Trata-se de um conceito que engloba as relações pessoais pautadas pela afinidade, pelo cooperativismo espontâneo e também pelo status.

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-conceito-de-organizacao-formal-e-informal/

    Gab. E

  • GAB E

    A EMPRESA SE DIVIDE ENTRE ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

    1. ORGANIZAÇÃO FORMAL: refere-se à estrutura oficial da empresa, seu organograma, suas divisões e hierarquias. A representação gráfica da estrutura organizacional formal é feita por meio do organograma.
    2. ORGANIZAÇÃO INFORMAL: A estrutura informal é estabelecida por meio das relações interpessoais. Ela não é oficial e não define a interação entre os setores, refletindo apenas as ligações espontâneas que se formam entre os colaboradores.

     FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para responder corretamente ao que se pede, precisamos ter conhecimentos sobre a classificação da organização segundo as características elencadas no enunciado.

    Consoante a lição do professor Chiavenato (2014, p.204), a organização formal é a que compreende estrutura organizacional, diretrizes, normas e regulamentos da organização, rotinas e procedimentos, enfim, todos os aspectos que exprimem como a organização pretende que sejam as relações entre órgãos, cargos e ocupantes, a fim de que seus objetivos sejam atingidos e seu equilíbrio interno seja mantido, sendo o meio usado para que a organização atinja seus objetivos.

    Principais traços da organização formal (CHIAVENATO, 2014):

    • Possui recursos e pessoas formalmente ordenados e dispostos a realizar determinadas atividades, tendo por objetivo o atendimento do interesse público.
    • É usualmente marcada pela existência de hierarquia, de níveis de comando e de atividades interdependentes.
    • Os objetivos são explícitos, os processos são bem definidos e a estrutura do relacionamento entre as pessoas e as tarefas é graficamente representada por meio do organograma, que é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização.

    Segundo Chiavenato (p. 137, 2014), "a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."

    Sendo, portanto, natural a forma como essa organização ocorre, não é planejada pela organização, ela simplesmente acontece. Tendo como características:

    • É constituída por meio das relações espontâneas entre os indivíduos que participam da organização. Os colaboradores se relacionam não apenas com sua equipe, mas com os demais profissionais de outros setores da empresa.
    • Nesta organização cada funcionário busca um status onde seja reconhecido e respeitado por seu grupo e torne-se pertencente a ele.
    • O grupo define seus padrões de comportamentos e as atitudes consideradas positivas e negativas.
    • Não é planejada e nem graficamente representada pelo organograma, pois é formada por meio de afinidades e interesses comuns e não precisa necessariamente existir interdependência entre as atividades.

    Tendo as características acima, podemos marcar a alternativa "E".

    GABARITO: E

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.