Resposta D
Em os "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade", Freud (1905) traz uma ideia inovadora, classificando a sexualidade infantil como perverso-polimorfa, isto é, toda criança minimamente saudável seria capaz de experimentar prazer de múltiplas formas, em múltiplas zonas do corpo e com múltiplos objetos. Somos, já na infância, voyeurs, sádicos, exibicionistas, masoquistas. Para ele, todo ser humano é habitado pelo crime, pela transgressão, pelo sexo, pela loucura e a inversão; pela paixão e pela negatividade, mas nenhum homem está fadado a um destino que o torne inapto a qualquer superação de si.
Artigo: Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise
Autora: Luciane Gifford Carneiro
Gabarito: Letra D
"Freud também postulou que as “perversões” (a “disposição perverso-polimorfa da sexualidade infantil) formariam um estágio normal na constituição do ego da criança, e que, cabe acrescentar, no adulto pode aparecer como um necessário elo que conduza o sujeito desde a sua neurose até a normalidade genital"
Fonte: Zimerman, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica : uma abordagem didática / David E. Zimerman, Porto Alegre : Artmed, 2007.