SóProvas


ID
5229616
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário) são independentes e harmônicos entre si.
Marque a alternativa que consta a função CORRETA do Poder citado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    >>>Cabe ao Executivo a administração do Estado, observando as normas vigentes no país, além de governar o povo, executar as leis, propor planos de ação, e administrar os interesses públicos.

    >>>Ao Legislativo cabe legislar (ou seja, criar e aprovar as leis) e fiscalizar o Executivo, sendo ambas igualmente importantes. Em outras palavras, exerce função de controle político-administrativo e o financeiro-orçamentário. Pelo primeiro controle, cabe a análise do gerenciamento do Estado, podendo, inclusive, questionar atos do Poder Executivo, pelo segundo controle, aprovar ou reprovar contas públicas.

    >>>O Judiciário tem como função interpretar as leis e julgar os casos de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo Legislativo, aplicando a lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses.

    Fonte: https://www.politize.com.br/separacao-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/

  • A questão exige conhecimento acerca dos Poderes da União e pede ao candidato que assinale o item correto.

    Sobre o tema, ensina Lenza:

    " A teoria da 'tripartição dos Poderes', exposta por Montesquieu, foi adotada por grande parte dos Estados modernos, só que de maneira abrandada. Isso porque diante das realidades sociais e históricas, passou-se a permitir uma maior interpenetração entre os Poderes, atenuando a teoria que pregava a separação pura e absoluta deles.

    Dessa forma, além do exercício de funções típicas (predominantes), inerentes e ínsitas à sua natureza, cada órgão exerce, também, outras duas funções atípicas (de natureza típica dos outros dois órgãos). Assim, o Legislativo, por exemplo, além de exercer uma função típica, inerente à sua natureza, exerce, também, uma função atípica de natureza executiva e outra função atípica de natureza jurisdicional."

    Vejamos os itens trazidos pela banca, que pede a função típica.

    a) Poder Legislativo tem a função judicial.

    Errado. A função típica do Poder Legislativo é a de legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Poder Executivo. A função judicial é atípica.

    b) Poder Legislativo tem a função administrativa.

    Errado. Trata-se de uma função atípica do Poder Legislativo.

    c) Poder Executivo tem a função administrativa.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Pedro Lenza ao citar José Afonso da Silva explica que a função executiva "resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo com as leis; não se limita à simples execução das leis, como às vezes se diz; comporta prerrogativas, e nela entram todos os atos e fatos jurídicos que não tenham caráter geral e impessoal; por isso, é cabível dizer que a função executiva se distingue em função de governo, com atribuições políticas, colegislativas e de decisão, e, função administrativa, com suas três missões básicas: intervenção, fomento e serviço público."

    d) Poder Executivo tem a função judicial.

    Errado. Trata-se de uma função atípica do Poder Executivo.

    Gabarito: C

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

  • Em que pese a questão se referir às funções típicas, é de bom alvitre rememorar o sistema de freios e contrapesos (que pode ser definido, basicamente, como um sistema de controle recíproco entre os Poderes), de tal sorte que há a possibilidade de exercício de funções atípicas.

  • Na minha opinião, trata-se de uma questão perigosa.

    A questão pergunta sobre a função do Poder. Acredito que melhor seria perguntar a função típica ou principal. Isso porque o Legislativo exerce, como função atípica, atividades judiciais (julgamento dos crimes de responsabilidade) e administrativa (organização de seus serviços). Além disso, é discutível se o Executivo também exerce a função judicial, ao julgar seus processos administrativos - majoritariamente não, em razão da ausência da definitividade de suas decisões.

  • Pergunta de primeiro semestre de faculdade.

  • Executivo: Governo. função típica administrar, função atípica legislar por ex quando o presidente da republica elabora uma MP. Legislativo: Deputados e Senadores. função típica legislar, função atípica julgar por ex quando o congresso julga um presidente da republica por crimes responsabilidade. Judiciário: STF função típica julgar, função atípica administrar quando concede férias a seus membros ou servidores
  • De primeiro semestre da quinta série do ensino médio.