SóProvas


ID
5231260
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os estoques de materiais em vias representam

Alternativas
Comentários
  • Os estoques de materiais em processamento, também denominados materiais em vias, são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/38220434/controle-de-estoque-parte-1/2

    Gab. A

  • Os estoques de materiais em processamento - também denominados materiais em vias - são constituídos de materiais que estão sendo processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado - por não serem mais MPs iniciais - nem no depósito - por ainda não serem produtos acabados (PAs). Mais adiante serão transformadas em Produtos acabados.
  • Gab. A

    b- matéria prima

    c- materiais semiacabados

    d- materiais acabados

    e- materiais acabados

    Materiais em vias também podem ser chamados materiais em processamento**.

  • Gabarito A

    Processo produtivo são materiais em processamento, materiais semiacabados e acabados ou componentes.

    lembrando das etapas:

    1. Almoxarifado (matérias-primas);
    2. Processo Produtivo (materiais em processamento, materiais semiacabados e acabados ou componentes);
    3. Depósito (produtos acabados).

    lembrando²: matérias em vias = materiais em processamento.

  •  São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias.:

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.
    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.
    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais.
    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.
    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

  • GABARITO: A. materiais que estão passando pelo processo produtivo.

    Os estoques de materiais em vias representam materiais em processamento, os quais estão passando pelo processo produtivo.

    As demais estão incorretas:

    B. estoque dos insumos e materiais básicos para a produção.

    A alternativa trata de matéria-prima.

    C. aqueles que estão esperando apenas o acabamento e que serão montados em outros componentes para se transformar em produto semi-acabado.

    A alternativa trata de materiais semiacabados.

    D. aqueles que estão esperando apenas a codificação já que está faltando poucas etapas para serem transformados em produtos finais.

    A alternativa trata de materiais acabados.

    E. componentes isolados que serão montados em outros componentes para se transformar em produto acabado.

    A alternativa trata de materiais acabados.

  • MATERIAL ACABADO: Aquele que será acoplado / integrado ao Produto Acabado.

    ..........NOÇÕES QUANTO À APLICAÇÃO

  • Vendrame (2008) classifica os estoques da seguinte forma:

    a) estoques de materiais em processamento ou em vias (gabarito): também denominados materiais em vias, são constituídos de matérias que estão sendo processados ao longo de diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa. Não estão nem no almoxarifado, por não serem mais MPs iniciais, nem no depósito, por ainda não serem Pas (produtos acabados). Mais adiante serão transformados em Pas.

    b) estoques de matérias-primas (MPs): constituem os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo da empresa. São os itens iniciais para a produção dos produtos/serviços da empresa.

    c) estoques de materiais semiacabados: referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento e que se encontram também ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo. Diferem dos materiais em processamento pelo seu estagio mais avançado, pois se encontram quase acabados, faltando apenas mais algumas etapas do processo produtivo para se transformarem em materiais acabados ou em Pas.

    d) estoque de produtos acabados (Pas): referem aos produtos já acabados e prontos para venda, cujo processamento foi completado inteiramente e definitivo. Constitui o estagio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases, como MP, materiais em processamentos, materiais semiacabados, materiais acabados, e Pas,

    e) estoques de materiais acabados ou componentes: referem-se a peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto. São, na realidade, partes prontas ou montadas que, quando juntadas, constituirão o PA.

    Gabarito: a) materiais que estão passando pelo processo produtivo.

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/blog/administracao-de-recursos-materiais-para-mpu/