SóProvas


ID
5231479
Banca
IDIB
Órgão
CRECI-CE - 15ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto a seguir:

O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.

Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.

O texto se refere ao

Alternativas
Comentários
  • Para quem tinha dúvidas a resposta está no enunciado, na fonte: "Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa."

  • Gabarito: A

    Com o objetivo de reconhecer a influência da história e cultura africanas na sociedade brasileira, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil está impulsionando o programa ‘Brasil-África: Histórias Cruzadas’, em colaboração com instituições culturais e educativas nacionais. 

    O programa faz parte da celebração do 20º aniversário do projeto ‘A Rota do Escravo’, iniciado em 1994 na cidade de Ouidah (Benin), como homenagem aos homens e mulheres vítimas da escravidão, que deram não somente seu suor e sangue, mas também uma rica herança cultural. E também faz parte do 50º aniversário do projeto ‘História Geral da África’, que busca contar a história do continente africano sob a ótica de especialistas, sendo a maioria africanos.

    A primeira ação deste programa foi a tradução para o português da coleção História Geral da África. Atualmente, o programa da Unesco também está cooperando com a pesquisa do Comitê Científico do projeto para a elaboração do nono volume da coleção História Geral da África, que será dedicado à diáspora africana.

    Fonte: https://www.cidadenova.org.br/editorial/inspira/441-programa_reconhece_a_influencia_da_histo

  • A lei Lei 11.645, de 2008 reafirma a inserção do estudo de culturas nativas e africanas nos currículos de História dos Ensinos Fundamental e Médio , nas escolas de todo o país. Esta é uma política pública importante no sentido de lutar contra o racismo e preconceitos em relação a nativos e afrodescendentes. 
    Há uma boa quantidade de publicações em formato digital que tratam dos programas e ações substantivas , levadas a cabo pelos governos federal e estaduais, além de organizações governamentais nacionais e internacionais , que tem por objetivo fundamental a desconstrução do racismo e do preconceito étnico-racial.

    Uma das alternativas indica o programa ao qual o trecho transcrito na questão se refere: 

    A) CORRETA -A proposta do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, instituído pela UNESCO no Brasil, a partir da aprovação da Lei 10.639, em 2003, que preconiza o ensino dessas questões nas salas de aulas brasileiras, é de “ promover o reconhecimento da importância da interseção da história africana com a brasileira para transformar as relações entre os diversos grupos raciais que convivem no país". É o que esta apontado na página da UNESCO, com sede em Brasília.

    B) INCORRETA -O BRASIL AFROATITUDE é um Programa Integrado de Ações Afirmativas para Negros Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids 

    C) INCORRETA- O Projeto Mães da Favela, consiste em auxiliar mães “solo" moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal que estão sendo fortemente atingidas pelos impactos da COVID-19. É uma ação da CUFA – Central Única das Favelas - em parceria com a UNESCO. 

    D) INCORRETA - A Cor da Cultura é um projeto de valorização da cultura afro-brasileira. Foi criado em 2004 através de parceria entre o Canal Futura, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a Petrobras, a TV Globo e a Seppir – Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. 

    Gabarito do Professor: Letra  A.