SóProvas


ID
523159
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, em relação a motores síncronos:
I. Os geradores síncronos de tensão alternada necessitam sempre de uma alimentação de tensão contínua (ou de um imã permanente) para produzir potência elétrica.

II. Em um gerador síncrono, a velocidade do rotor é igual à do campo girante do estator independente do número de pólos.

III. Na partida de um motor síncrono de pequena potência, podemos usar a chave inversora estrela para delta (triângulo).

IV. Embora o motor síncrono seja construído apenas por enrolamentos bobinados (portanto, indutivo), ele consegue, em seu funcionamento, adiantar a corrente com relação à tensão no estator quando o campo do rotor tem sua corrente aumentada.

V. Em um motor síncrono com carga nominal, a rotação do rotor acha-se atrasada em relação ao campo girante, mas ambos têm a mesma velocidade.
A quantidade de afirmativas corretas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Comentando a assertiva II:

    Correta, pois o número de pólos e a frequência irão influenciar em qual será a velocidade síncrona, mas independente dela, o rotor e o campo girante do estator terão a mesma velocidade angular.
  • Comentário referente às três primeiras assertivas:

    I.
    Os geradores síncronos de tensão alternada necessitam sempre de uma alimentação de tensão contínua (ou de um imã permanente) para produzir potência elétrica.
    Correta. O enrolamento de campo de um gerador síncrono é sempre alimentado em corrente contínua.

    II. Em um gerador síncrono, a velocidade do rotor é igual à do campo girante do estator independente do número de pólos.
    Correta. Em um gerador síncrono, diferentemente  de uma máquina de indução, não há escorregamento e a velocidade do rotor é igual à do campo do estator.

    III. Na partida de um motor síncrono de pequena potência, podemos usar a chave inversora estrela para delta (triângulo).
    Correta. Quando o motor síncrono parte através da utilização de enrolamentos amortecedores, sem necessidade de máquina auxiliar, a partida se dá de forma semelhamente aos motores de indução, Neste caso, para redução da corrente de partida, podem ser utilizados os mesmos métodos utilizados na partida de motores de indução, tais como chaves estrela-triângulo, ou estrela para delta como diz a afirmativa.
  • Na minha opinião, as assertivas IV e V também estão corretas e como o gabarito é a letra b, creio que a única assertiva incorreta seja a III, pois a chave estrela-delta é utilizada para partida de motores síncronos de potência elevada. Mas fico com a impressão de que a questão foi mal elaborada, pois não vejo impedimento para utilizar tal chave, mesmo para motores menores. Se alguém souber uma melhor explicação para essa questão, peço que comente.

    IV.
    Embora o motor síncrono seja construído apenas por enrolamentos bobinados (portanto, indutivo), ele consegue, em seu funcionamento, adiantar a corrente com relação à tensão no estator quando o campo do rotor tem sua corrente aumentada.
    Correta. Com o aumento da corrente de campo e a operação do motor superexcitado, a corrente de armadura pode ficar adiantada em relação à tensão aplicada ao estator. Isso explica a possibilidade da utilização de motores síncronos na realização de correção de fator de potência.

    V. Em um motor síncrono com carga nominal, a rotação do rotor acha-se atrasada em relação ao campo girante, mas ambos têm a mesma velocidade.
    Correta. No motor síncrono, o fluxo produzido pelas correntes de armadura gira à frente do fluxo produzido pelo campo e, portanto, arrasta este último ( e consequentemente o rotor).
  • Ao meu ver o erro da III) está em dizer que o esquema chave inversora estrela para delta (triângulo) é usado para motores de pequenas potências. Sabemos que o maiores problemas na corrente de partida está sua interferência na rede quando essa corrente atinge seu pico e não é o caso para motores de pequena potência.
  • I) Correta. Necessita-se de alimentação CC no enrolamento de campo

    II) Correta. Não possui escorregamento em motores síncronos
    III) Correta. Considerando-se que o motor síncrono tenha enrolamentos amortecedores, este se comportará como um motor de indução na partida. E para motores de indução de baixa potência, PODE-SE usar chave estrela-triângulo, se seu uso será necessário ou não, dependerá da corrente.
    IV) Correta. Motores síncronos podem ser usados para correção de fator de potência
    V) Errada. Contradiz (II)
  • Acredito que o erro esteja na afirmativa III ao usar um termo técnico inadequado "chave inversora estrela para delta".

    O termo técnico correto seria chave de partida estrela-delta.

    A palavra inversora, usada erroneamente, da o sentido de que a chave de partida estrela-delta seja um tipo de chave comandada por Eletrônica de Potência, quando na verdade não se aplica.