-
Alternativa C
Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
3.2 Inicial minúscula
j) nos nomes próprios tornados comuns (por antonomásia)Exemplos:
O ditador daquele país comportou-se como um nero.
-
A frase que compõe a alternativa A está correta???
Alguém poderia comentar?
Agradeço.
-
Letra A:
Trata-se do uso da Maiúscula de Ênfase ou de Realce.
Segundo M. T. Piacentini, "O Formulário Ortográfico de 1943 não foi suficientemente explícito e claro nesta matéria. Em conseqüência, encontram-se muitas divergências na prática, até mesmo entre as duas maiores revistas de circulação nacional, só para início de conversa. E inclusive dentro de uma mesma instituição se adotam procedimentos díspares, pois as normas oficiais dão margem a essa flexibilidade quando, em mais de uma ocasião, permitem o uso da inicial maiúscula por "especial relevo" (caso de língua portuguesa, idioma, português), por "deferência, consideração, respeito", ou quando "se queira realçar", ou na designação de "alto conceito", "altos cargos, dignidades ou postos".
-
Em relação à letra A, o manual do Senado diz que a palavra capital vai receber inicial maiúscula tão somente quando se referir à cidade que aloja a alta administração do País. Ou seja, apenas quando se referir a Brasília, no caso do Brasil, por exemplo.
Nesse sentido, eles querem que a gente adivinhe que capital na frase está se referindo à capital do país...tsc
-
Não sei qual a fonte que o colega João utilizou, porém no manual encontramos a seguinte justificativa para o uso de "Capital":
n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres
morais ou fictícios
Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital
Notem que inclusive o exemplo da questão consta no Manual.
-
Ridícula essa questão e caberia recurso. A palavra capital só deixa de ser substantivo comum se se referir à capital da qual se acabou de falar, uma capital específica. É como a palavra país. Se for usada para se referir a qualquer país, é um substantivo comum. Se estiver se referindo ao nosso país, ou a algum país que se acabou de citar, aí sim devemos grafar com maiúsculas. Apesar de estar no exemplo do manual, a frase assim, solta, pede a inicial em minúscula. Ou seja, duas questões erradas.
-
No item b), não faltou o termo "n°" antes de 292?
O Manual exemplifica sempre o com "n°", mas não achei nenhuma regra específica quanto a isso.
-
Gabarito C
quem comporta-se, comporta-se com / como algo.
Se = pronome apassivador do sujeito. O sujeito sofre a ação do verbo.
O governante comportou-se como um Nero.
-
O erro da letra (C) é Governante com letra minúscula.
-
Embora a letra C contenha um uso inadequado de preposição, é certo que esse item contém todos os itens escritos com maiúsculas e minúsculas corretamente. Notem nesse texto que a atividade governante não está contemplada como estaria de fosse Governador:
g) nos nomes que designam altos cargos, dignidades ou postos Exemplos: Papa, Cardeal, Arcebispo, Bispo, Patriarca, Vigário, Vigário-Geral, Presidente da República, Ministro da Educação, Governador do Estado, Embaixador, Almirantado, Secretário de Estado.
Observações: Justifica-se o emprego de iniciais maiúsculas em tais nomes pela deferência especial que merecem os ocupantes desses cargos, dignidades ou postos. O emprego não se justifica, entretanto, quando os termos são usados de modo vago ou geral: Sonha ser papa; Candidatou-se a governador do Estado do Pará; Aspira ao cargo de presidente da república; Será promovido a embaixador. No caso de termos compostos, todas as palavras devem ser grafadas com iniciais maiúsculas, exceto as partículas (artigos, preposições, advérbios, conjunções e palavras inflexivas): Capitão-de-Mar-e-Guerra, Consultor-Geral.
O único item que contém erro, mas não de uso de letras maiúsculas e minúsculas é a alternativa B.
n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres morais ou fictícios Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital, o Natal de Jesus, o Poeta Camões, a ciência da Antigüidade, os habitantes da Península, a Bondade, a Virtude, o Amor, a Ira, o Medo, o Lobo, o Cordeiro, a Cigarra, a Formiga. Observação: Incluem-se nesta norma os nomes que designam atos das autoridades públicas, quando empregados em correspondência ou documentos oficiais, desde que devidamente identificados: A Lei de 13 de maio, o Decreto-Lei nº 292, o Decreto nº 20.108, a Portaria de 15 de junho, o Regulamento nº 737, o Acórdão de 3 de agosto. Se o ato for designado por palavra composta, todos os seus termos componentes (exceto as partículas) devem ser grafados com inicial maiúscula: Decreto-Lei.
Seria bom pedirmos à equipe do Q Concursos a posição de seus professores.
-
No meu modesto entendimento:
A alternativa:
A). Está correta, pois inicio de período inicia com letra Maiúscula, e a palavra Capital está com letra maiúscula devida a essa regra abaixo:
LETRAS MAIÚSCULAS:
n) nos nomes comuns, quando personificados ou individualizados, e de seres morais ou fictícios Exemplos: A Capital da República, a Transbrasiliana, moro na Capital, o Natal de Jesus, o Poeta Camões, a ciência da Antigüidade, os habitantes da Península, a Bondade, a Virtude, o Amor, a Ira, o Medo, o Lobo, o Cordeiro, a Cigarra, a
O ERRO da alternativa C, é devido a seguinte regra:
Letra Minúscula :
j) nos nomes próprios tornados comuns (por antonomásia)
Exemplos:
O ditador daquele país comportou-se como um nero.
A atriz apresentou-se como uma eva.
Cantava feito uma diva.
-
Excelente comentário Juliana.!
-
DECRETO LEI Nº, faltou a numeração como a letra B pode estar certa?