SóProvas


ID
5233606
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Oliveira (2011), para a Psicanálise, o sofrimento sintomático não é visto como uma anomalia anatômica, e muito menos pode ser reduzido a um transtorno que deve ser erradicado a fim de recompor o bem-estar do sujeito. A experiência analítica não aborda o sintoma como um fenômeno isolado, mas sim em sua íntima relação com a estrutura psíquica que organiza todas as relações do sujeito com o mundo. Sobre as estruturas clínicas das neuroses e perversões, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A - Estrutura do perverso;

    C - Estrutura do psicótico;

    D - Não é "de longe", mas sim marca uma estreita relação.

  • A. O sujeito reconhece a castração, no entanto, só a aceita sob a reserva de continuamente transgredi-la (estrutura psicótica). - quem busca transgredi-la é o perverso, ele não reconhece a cultura nem as leis sociais introduzidas pelo Complexo de Édipo.

    B. O sujeito reconhece e aceita a obrigatoriedade da castração submetendo-se a ela, mas desenvolvendo toda uma gama de respostas sintomáticas diante da perda sofrida (estrutura neurótica). CORRETO! O neurótico submete-se a cultura, mas, ao mesmo tempo, desenvolve sintomas em decorrência dessa submissão cultural. Ele adequa-se ao meio, mesmo deixa seus desejos, instintos mais profundos em segundo plano, tudo para manter essa "adequabilidade externa", em compensação surgem os sintomas. Sempre há um preço a pagar.

    C. A castração é foracluída (estrutura perversa). A foraclusão ocorre na estrutura psicótica.

    D. A principal descoberta de Freud foi o fato de que os sintomas da perversão são expressões dos conflitos internos do sujeito e que a inserção do sujeito na cultura e na vida em sociedade é, de longe, a principal fonte destes conflitos. A principal descoberta de Freud foi o "inconsciente". E o perverso não aceita a cultura, ele a denega. Isso, por sua vez, também causa sofrimento. E "NÃO É DE LONGE".