SóProvas


ID
523369
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunidade científica consiste no grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Entretanto, a produtividade desses cientistas é muito desigual; assim, um número n de autores que publicou x artigos em determinado campo, durante determinado período, é igual a 1/xn , onde o expoente n mede as proporções relativas dos grandes e pequenos produtores. Um índice elevado revela uma distorção da produção: 20% dos cientistas produziram, por exemplo, 80% da literatura.
Essa descrição expressa a lei de:

Alternativas
Comentários
  • LEI DO ELITISMO: tem haver com amostragem populacional;

    Lei de Lotka: produtividade científica de autores;

    Leis de Zipf: freqüência de palavras;
      lei de vida média: tem haver com leis da física;

    Lei de Bradford: produtividade de periódicos.
  • → Lei de LOTKA – Está relacionada à produtividade de autores e fundamentada na premissa básica de que “alguns pesquisadores publicam muito e muitos publicam pouco” (VOOS, 1974), enuncia que “a relação entre o número de autores e o número de artigos publicados por esses, em qualquer área científica, segue a Lei do Inverso do Quadrado 1/n2 . Isto é, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, o número de cientistas que escrevem dois artigos seria igual a ¼ do número de cientistas que escreveram um. O número de cientistas que escreveram três artigos seria igual a 1/9 do número de cientistas que escreveram um, e assim sucessivamente. O mesmo autor revela que Price, em “Little Science, Big Science2, observou que, para as ciências em geral, o número de autores decresce mais rapidamente que o inverso do quadrado, mais aproximadamente à Lei do Inverso do Cubo 1/n3. (TARAPANOFF, 1995, p. 90).

  • A Lei de Lotka é conhecida como Lei do Quadrado Inverso. Visa aferir a produtividade dos autores. Esta Lei também serve para conhecer a “elite”, os autores mais importantes de determinado campo científico.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Bradford também é conhecida como Lei de dispersão do conhecimento científico. Ela mede a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas. Uma de suas aplicações é auxiliar no desenvolvimento de coleções da biblioteca.⠀

    ⠀⠀

    A Lei de Zipf é conhecida como Lei do menor esforço. Ela verifica a distribuição de frequência de palavras em um texto. Além disso, contribui na determinação de termos de indexação.

    Fonte: postagem do Profº Wesley Oliveira: https://www.instagram.com/p/CIgX1wGC4AN/