GABARITO E
Tipos de rios quanto à forma de escoamento da água
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. Existem casos em que essa dinâmica é natural, sobretudo em regiões de grande variação climática anual. Todavia, há outros casos em que a manifestação desse tipo de rio é fruto da ação humana. Vale lembrar que os rios que congelam durante uma parte do ano e, por isso, deixam de apresentar os movimentos de suas águas também são classificados como intermitentes.
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
Rios efêmeros – são aqueles que se manifestam apenas em ocasiões de grandes chuvas, sendo do tipo pouco comum e de previsão pouco efetiva. Em alguns casos, eles levam décadas para manifestar-se e podem acarretar enchentes, principalmente quando há ocupação humana das áreas de ocorrência desses rios em seu período de seca.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-rios.htm
GAB-E
Os rios do Semi-Árido apresentam dois tipos de regimes hidrológicos: o temporário e o efêmero. Enquanto que os rios temporários apresentam fluxo de água superficial somente após uma precipitação não previsível, os rios efêmeros estão marcados pela presença de um fluxo de água superficial maior ao longo do seu ciclo hidrológico, e um período de seca estacional.
Rios efêmeros – são aqueles que se manifestam apenas em ocasiões de grandes chuvas.
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem.
NÃO ADIANTA SE APAVORAR, SUA PROVA É DAQUI 15 DIAS , QUEM ESTUDOU ESTUDOU.!!!