Gabarito B.
"Bandura (1977) considera a aprendizagem por figuração como uma maneira menos árdua e menos arriscada de aprender do que a aprendizagem por conseqüências de respostas (reforçamento contingente). De acordo com ele, figuração produz aprendizagem principalmente através de sua função informativa. Aprendizagem por figuração seria governada por quatro processos componentes:
1) atenção (aquisição);
2) retenção;
3) reprodução motora e
4) motivação.
O processo de atenção refere-se ao atender e perceber as características relevantes do modelo. É determinado por fatores tais como os padrões de associação entre modelo e aprendiz, a natureza e o valor funcional do comportamento exposto, o valor recompensador intrínseco do modelo e as características do próprio observador (aprendiz).
O processo de retenção é definido como o de conservação na memória das ações observadas. Acredita-se que as ações figuradas são retidas na memória por meio de sistemas de representação verbais e de imagens.
O processo de reprodução motora refere-se à transformação instantânea ou atrasada das representações simbólicas em padrões equiparáveis adequados de respostas.
O processo motivacional refere-se aos produtos recompensadores que resultam do desempenho dos comportamentos observados. Três tipos de reforçadores são identificados: externo, vicariante e auto-reforçamento. Estes três tipos de reforçadores teriam um papel antecipatório. Assim, eles são considerados importantes como fatores antecedentes e não como consequências. Todos os três tipos são "considerados como condição facilitativa e não necessária..." (Bandura, 1977, p.37).
Não há processo de "consequências" e a III refere-se a fase da reprodução motora.
Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931981000200001