Se se fala da teoria do consumidor do ponto de vista microeconômico...
I. As preferências do consumidor que explicam as razões de seu julgamento a favor de um produto. Redação ruim, dando a entender que as razões do consumidor são relevantes para a microeconomia. Na teoria econômica, as preferências são observadas na escolha. Não importam as razões.
II. A capacidade monetária limita a qualidade dos produtos a serem adquiridos. É a restrição orçamentária. Muito estranho a alternativa estar certa. Se a capacidade monetária não limita a aquisição, ele pode comprar como? Roubando?
III. As escolhas dos consumidores manifestam as suas preferências, levando em conta seu nível social. Na teoria microeconômica, que olha só matematicamente, as preferências são observadas na escolha. São abstraídas as razões sociais, psicológicas, etc.
Avisem-me se houver equívoco. Não vejo gabarito.
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX
Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Teoria do Consumidor.
Vamos para as assertivas!
I - Certa. Isso mesmo! Por meio de suas preferências, o consumidor revela quais bens deseja consumir e quais não deseja consumir.
II - Errada. A teoria do consumidor parte do pressuposto que a qualidade dos produtos é a mesma. Assim, a capacidade monetária do consumidor limita apenas a QUANTIDADE (e não qualidade) dos produtos.
III - Errada. Segundo a teoria do consumidor, os consumidores manifestam suas preferências levando em consideração o máximo grau de utilidade que podem obter, dadas as restrições orçamentárias que possuem. Ou seja, a escolha depende do nível de utilidade, não do nível social do consumidor.
Assim, temos que apenas a assertiva I está correta.
Gabarito do Professor: Letra C.