SóProvas


ID
5235652
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Fundão - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Doença e saúde são um contínuo multifacetado, constituído por duas forças na manifestação da doença, provenientes do corpo e do psíquico. Em 1983, a Organização Panamericana de Saúde reforçou a importância da Psicologia como profissão nos serviços de saúde. O Psicólogo, no hospital geral, transforma-se em um observador qualificado, um porta voz dos anseios do paciente e da família, um intérprete flexível das normas da instituição. Sobre o trabalho do Psicólogo Hospitalar, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    "As intervenções psicológicas podem ser realizadas com o paciente, família e equipe de saúde, porém sempre em benefício do paciente. Para que sua atuação seja realizada satisfatoriamente, o psicólogo deve conhecer os fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicopatologia, do processo de luto, dos processos psíquicos envolvidos no adoecer, além de intervenções psicoprofiláticas, psicoterapêuticas ou psicopedagógicas (Silva & Andreolli, 2005)."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/tpsy/a/9BBZDPMvMvfRGScYxK9RpwJ/?lang=pt

  • Gabarito D

    A) tarefa do psicólogo hospitalar é focalizada totalmente para a atenção direta e exclusiva do paciente.

    Errado, o psicólogo, não somente atende o paciente, mas também, atende a família e a equipe de saúde.

    B) O psicólogo hospitalar é responsável pela parte de treinamento dos profissionais do hospital.

    Errado, o psicólogo, ate pode exercer o papel de "treinador" caso ele esteja em posição de supervisor de outros psicólogos, entretanto não é possível, o psicólogo hospitalar, treinar a equipe inteira.

    C) O psicólogo só poderá intervir em alguma situação quando for solicitado.

    Errado, o psicólogo pode e deve realizar busca ativa.

    D)Existem três níveis essenciais de atuação para o psicólogo em hospitais: psicopedagógico, psicoprofilático e psicoterapêutico.

    E) O psicólogo hospitalar precisa ter, necessariamente, uma formação psicanalítica.

    Errado, o psicólogo pode ter uma formação psicanalítica, entretanto não existe abordagem melhor que outra na atuação hospitalar.

  • Sobre a atuação em si, Romano (1999) a separa didaticamente em três níveis: psicopedagógico, psicoprofilático e psicoterapêutico, sendo que estes se mesclam durante as ações.