-
Alguém sabe me dizer porque seria indicado a Nasogástrica se o paciente vai ficar por mais de 4 semanas (um período maior)?
-
C- Nasogástrica: Em pacientes que necessitam de nutrição enteral por curto período ( inferior a 6 semanas), a sonda nasoenteral é mais utilizada. A gastrostomia e a jejunostomia, por sua vez, são utilizadas, em geral, quando a duração da terapia nutricional for superior a 6 semanas. (CUPPARI)
-
Mas se há risco de aspiração, com disfagia para líquidos e sólidos, não seria mais indicada a nasoenteral?
-
Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca das vias de acesso da terapia nutricional enteral (TNE).
Para definir a via de acesso da TNE é necessário considerar o tempo estimado em que essa terapia será necessária, além da condição clínica do paciente. A seleção da via de acesso adequada é fundamental para minimizar as possíveis complicações e otimizar a oferta de nutrientes.
Para TNE de curto prazo, por período menor que seis semanas, as sondas nasoenterais podem ser utilizadas. Para períodos maiores que seis semanas, é recomendado que a via da TNE seja por ostomias de nutrição. O uso prolongado das sondas nasoenterais está associado a potenciais complicações, como aspiração pulmonar da dieta, lesão da mucosa gastrointestinal e infecções das vias aéreas e do trato respiratório superior.
Para definição do posicionamento da sonda ou da ostomia é preciso considerar alguns fatores. A nutrição gástrica é mais fisiológica e mantém parte da estimulação neuro-humoral da alimentação oral. Além disso, a sonda na posição gástrica tem a vantagem da facilidade do acesso. Já o posicionamento pós-pilórico é menos fisiológico e potencialmente mais difícil de ser corretamente atingido. Após a introdução da sonda nasojejunal, devem ser aguardadas de 12 a 24 horas para que a sonda progrida até o jejuno. Além disso, o ideal é verificar a localização da sonda antes do início da dieta, por meio de radiografia abdominal. A posição pós-pilórica deve ser indicada em casos de gastroparesia, obstrução da saída gástrica, vômitos ou em pacientes com escala de coma de Glasgow abaixo de 12 ou em ventilação artificial.
No caso em questão, o paciente tem indicação para TNE por seis semanas e não apresenta nenhuma outra indicação de posicionamento pós-pilórico da sonda. Portanto, a via de TNE mais indicada é a nasogástrica.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
questao passiva de anulação, deve ser a sonda no jejuno pois sao 6 semanas e ainda tem risco de aspiração ja que apresenta disfagia e cancer cabeça e pescoço
-
Questões como essa, a banca coloca o gabarito que quer.