Com o descobrimento do Brasil, Santa Catarina logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar ao território do atual estado a do português Juan Dias Solis, em 1515.
O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani. O navegador deu o nome de Baía dos Perdidos às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.
Em 1828, o Governo Central ordenou ao Presidente da Província de Santa Catarina que instalasse no território catarinense colonos alemães, alguns chegados de Bremen e outros remanescentes da “Legião Alemã”, tropa de mercenários dissolvida no Rio de Janeiro. Esses imigrantes alemães chegaram na região em 1829, quando fundaram a primeira colônia europeia em Santa Catarina, em São Pedro de Alcântara, que ligava Nossa Senhora do Desterro e Lages. Eram 523 colonos católicos.
Resposta: C
A) A primeira expedição significativa a chegar a Santa Catarina foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O navegador deu o nome de “Baía dos perdidos” às águas entre a Ilha de Santa Catarina e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.
B) O italiano Sebastião Caboto, a serviço da Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a Ilha de Santa Catarina de "Porto dos Patos".
C) Correta.
D) O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani.
Fonte: https://www.sc.gov.br/conhecasc/historia