Fundo (DBTA): Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
Arquivo Corrente (DBTA): Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
Custódia (DBTA): Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independentemente de vínculo de propriedade.
Arranjo (DBTA): Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
Catálogo (DBTA): Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
DBTA: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.
Gabarito: Letra D.
A questão trata de diversos termos relacionados aos documentos arquivísticos, e busca o termo que se relaciona com a definição apresentada.
a) Fundo é o conjunto de documentos produzido/recebido por uma instituição para que suas atividades possam ser desenvolvidas. Errada.
b) Arquivo corrente é o setor de trabalho, onde ficam os documentos que estão em uso para realização de demandas. Errada.
c) Custódia significa guarda. Errada.
d) Arranjo é o instrumento responsável por organizar os documentos que foram recolhidos para o arquivo permanente. Certa.
e) Catálogo é um instrumento de pesquisa elaborado a partir de critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou geográfico, que estão relacionados a verbetes, podendo ser sumário ou analítico. Errada.
Gabarito do Professor: Letra D.