SóProvas


ID
5240482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I


     Durante um seminário sobre a antropologia do dinheiro ministrado na Escola de Economia e Ciência Política de Londres, Jock Stirratt descreveu em um gráfico os usos a que alguns pescadores do Sri Lanka que prosperaram nos últimos anos submetiam sua riqueza recém-adquirida. A renda desses pescadores, antes muito baixa, deu um grande salto desde que o gelo se tornou disponível, o que possibilitou que seus peixes alcançassem, em boas condições, os mercados distantes da costa, onde atingiram preços altos. No entanto, as aldeias de pescadores ainda permanecem isoladas e, à época do estudo, não tinham eletricidade, estradas nem água encanada. Apesar desses desincentivos aparentes, os pescadores mais ricos gastavam os excedentes de seus lucros na compra de aparelhos de televisão inutilizáveis, na construção de garagens em casas a que automóveis sequer tinham acesso e na instalação de caixas-d’água jamais abastecidas. De acordo com Stirratt, isso tudo ocorre por uma imitação entusiasmada da alta classe média das zonas urbanas do Sri Lanka.

     É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional. Como os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los. Por outro lado, se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans, seriam considerados sensatos, senão encantados, tal como os temas antropológicos normais. Não pretendo negar as explicações óbvias para esse tipo de comportamento ― ou seja, busca de status, competição entre vizinhos, e assim por diante. Mas penso que também dever-se-ia reconhecer a presença de uma certa vitalidade cultural nessas atrevidas incursões a campos ainda não inexplorados do consumo: a habilidade de transcender o aspecto meramente utilitário dos bens de consumo, de modo que se tornem mais parecidos com obras de arte, carregados de expressão pessoal.


Alfred Gell. Recém-chegados ao mundo dos bens: o consumo entre os Gonde Muria. In: Arjun Appadurai (org). A vida social das coisas: mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008, p. 147-48 (com adaptações).

No texto CB1A1-I, o contraste estabelecido entre os hábitos de consumo dos pescadores mais ricos do Sri Lanka e os costumes dos Ibans de enterrar porcelanas se baseia no fato de

Alternativas
Comentários
  • Penso que a assertiva B também poderia ser o gabarito.

    • Excêntrico: Que não se enquadra em padrões considerados normais; que pensa de modo extravagante. [Dicio.com]

    O hábito dos pescadores de comprarem aparelhos de televisão inutilizáveis, na construção de garagens em casas a que automóveis sequer tinham acesso e na instalação de caixas-d’água jamais abastecidas é algo que não se enquadra em padrões considerados normais = excêntrico. De fato, o próprio autor afirma que é "fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas".

    • Sensato: Convicto em seus costumes; que age com seriedade e certeza; sério. Que se comporta de modo coerente; que age com discrição; discreto. [Dicio.com]

    Já o hábito dos Ibans de colecionar peças antigas de porcelana chinesa e de as enterrar é considerado sensato (age de modo coerente, convicto em seus costumes), amparado em temas antropológicos normais.

    Quanto à assertiva C, inusitado e tradicional parece guardar sinonímia, no contexto, com excêntrico e tradicionais...

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • A questão apresenta três alternativas - "b", "c" e "d"-, cujos adjetivos se relacionam, de alguma maneira, com as características mencionadas no texto. Diante do impasse, recorri ao comando da questão, que diz:

    "No texto CB1A1-I, o contraste estabelecido entre os hábitos de consumo dos pescadores mais ricos do Sri Lanka e os costumes dos Ibans de enterrar porcelanas se baseia no fato de..."

    O contraste solicitado pela enunciado é estritamente entre hábitos e costumes de dois grupos étnicos. Ao afirmar na alternativa "b" que os pescadores são excêntricos e os Ibans sensatos, generaliza-se essa característica ao ser dos pescadores e não mais a relaciona ao hábito de comprar"aparelhos de televisão inutilizáveis, na construção de garagens em casas a que automóveis sequer tinham acesso e na instalação de caixas-d’água jamais abastecidas". O mesmo raciocínio apliquei na eliminação da alternativa "d".

    Essa foi a minha tentativa de encontrar uma resposta adequada.

  • Compreensão= A resposta ta no texto.

    Comandos:

    No texto...

    De acordo com o texto...

    Segundo o texto...

    Conforme o texto...

    O texto informa...

    Como os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los(INCOMUM/ESTRANHO/INUSITADO). Por outro lado, se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans (COSTUME/TRADIÇÃO), seriam considerados sensatos, senão encantados, tal como os temas antropológicos normais.

  • Vocês vão me desculpar, mas dizer que 'tradicional' e 'inusitado' está no texto é um pouco de mais. O que foi expresso no texto é 'encantados' e 'sensatos'. Pra mim, isso é questão de inferência.

  • A "B" que deveria ser a correta, essa banca faz umas viagens..

  • a questão está correta.

  • Concordo com o comentário do Pedro, foi por esta razão que fui na "b" enfim...

    GABA C

  • desisto dessa cespe
  • A verdade é que você tem que estudar com uma bola de cristal para adivinhar o que a CESPE pretende.

  • Tem mais de uma correta, cespe decidirá com base na quantidade de acertos. Dado o nível de subjetividade na questão, deixaria em branco.

  • Tem mais de uma correta, cespe decidirá com base na quantidade de acertos. Dado o nível de subjetividade na questão, deixaria em branco.

  • Depois que o gabarito ta dado, todo mundo arranja justificativa para a questão estar correta.

    No texto as palavras excêntricos e sensatos são citadas, não entendo pq é a letra C, enfim..

    Estudar mais e quem sabe transcender na hora da prova.

  • errei com gosto

  • To tentando entender essa questão...

  • Questão astuciosa, usada para induzir o candidato ao erro, portanto é passível de anulação.

  • duas alternativas corretas.

  • Essa questão merece recurso e dos grandes. O proprio trecho diz: "É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas" e colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans, seriam considerados sensatos.

    Ou por acaso as pessoas que fazem despesas excentricas não são consideradas como tal ??? CESPE vai TNC.

  • Errei essa questão, mas refletindo sobre as alternativas:

    A) os hábitos dos pescadores serem engraçados e os costumes dos Ibans, encantados.

    Não são os hábitos dos pescadores que são engraçados, mas sim "é fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas" deles".

    B) os pescadores serem considerados excêntricos e os Ibans, sensatos.

    O texto não caracteriza os pescadores como excêntricos. O que é caracterizado é o hábito deles. Por isso, essa resposta está incorreta.

    C) os hábitos dos pescadores serem considerados inusitados e os costumes dos Ibans, tradicionais.

    Alternativa está correta por caracterizar os inusitados (excêntricos) hábitos dos pescadores, por um lado, e os costumes tradicionais (sensatos) dos Ibans, pelo outro.

    D) os pescadores serem considerados irracionais e os Ibans, autênticos.

    Alternativa incorreta, pois foge ao expresso no texto.

  • É por causa desse tipo de questão que o Brasil não avança.

  • GABARITO C

    É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional. Como os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los. Por outro lado, se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans, seriam considerados sensatos, senão encantados, tal como os temas antropológicos normais.

    A os hábitos dos pescadores serem engraçados e os costumes dos Ibans, encantados.

    Os hábitos dos pescadores não são engraçados, a citação à risada é mais ligada à ironia e não à diversão.

    B os pescadores serem considerados excêntricos e os Ibans, sensatos.

    Os Ibans NÃO são considerados sensatos, OS PESCADORES *SERIAM CONSIDERADOS se praticassem tais hábitos, pois é aquilo que se espera desses grupos.

    C os hábitos dos pescadores serem considerados inusitados e os costumes dos Ibans, tradicionais.

    Hábitos inutistados dos pescadores = os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los

    Costumes tradicionais dos Ibans = se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans, seriam considerados sensatos, senão encantados, tal como os temas antropológicos normais.

    D os pescadores serem considerados irracionais e os Ibans, autênticos.

    Os pescadores NÃO são considerados IRRACIONAIS, seus costumes apenas são excêntricos/irônicos.

  • Acertei, mas admito que é uma questão complicada. Eu analisei, analisei, reli, e pelo contexto deduzi que seria a opção C, visto que se os pescadores seriam considerados sensatos por enterrarem porcelana. Isso se dá porque se trata de um costume tradicional, que já existe e é socialmente aceito. Não estou defendendo o gabarito, apenas expondo a interpretação que tive para acertar a questão.

    GABARITO LETRA C

  • Opaa!! Para matar, não se prenda unicamente ao segundo parágrafo!! O primeiro dá uma dica para responder essa questão!

    1º Parágrafo. "usos a que alguns pescadores do Sri Lanka que prosperaram nos últimos anos submetiam sua riqueza recém-adquirida. A renda desses pescadores, antes muito baixa(...)

    Os pescadores há alguns anos tinham uma renda muito baixa e que a isso se soma a questão dos "desincentivos", falta de energia, água e afins.. Então veja antes os pescadores não podiam comprar objetos materiais de certo valor. Pelo menos podemos pensar assim.

    2º Parágrafo. "É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional. 

    Então veja, os pescadores passaram a comprar certos bens, pessoas como nós imaginamos que eles vão querer comprar bens utilitários que antes não podiam. Então, acaba que se torna uma situação inusitada até entendermos melhor o porquê de comprarem!

    a) ERRADA, não tem nenhum teor cômico no texto, pelo contrário, existe um certo respeito pelas questões culturais.

    b)ERRADA, Os ibans não são sempre considerados sensatos, às vezes são "encantados".

    c)CORRETA, EXATO!!! Como dito antes, os novos costumes dos pescadores são inusitados; já os IBANS têm costumes tradicionais, já fazem há um bom tempo, por tal motivo são considerados sensatos ou encantados.

    d)ERRADA, A autenticidade deveria estar explícita, visto que deve ser algo que distingue uma pessoa de outras.

  • #PCAL2021

  • que provinha safad @

  • No texto as palavras excêntricos e sensatos são citadas, não entendo pq é a letra C

  • Eu sou muito a favor de retirarem do edital o item: interpretação de textos... essa M é muito subjetiva e as bancas dão a resposta que querem.... absurdo! Deveria ser proibido isso em prova. Isso não avalia se vc escreve bem, como a gramática..

  • Questão muito difícil, fui por eliminação e acertei.

    Na questão deixa claro que está falando DOS HÁBITOS.

    Então as letras B e D já dei como erradas, pois já que não especificou 'os hábitos' deu-se a entender que são assim em aspectos gerais, e o texto não diz isso.

    Então me restou a A e C...

    A alternativa A não é, pois comprar televisão, e construir garagens não é engraçado (pelo menos para mim).

    GAB: C

    Pois comprar televisão, sem possuir energia é um hábito inusitado (não usual).

  • Quando eu penso que aprendi interpretação de texto. Erro feito uma condenada!

    Juarava que era a "B".

  • Pode até ser inusitado, mas tradicional foi uma baita extrapolação.

    Parece até uma questão fácil, porém a CESPE tem dessas.

  • Essa questão é extremamente desonesta. Não tem como a B estar errada.

  • CESPE sendo CESPE.

  • Todo mundo que tá justificando a letra C, tá passando pano pro Cespe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Estuda para prova cespe? Não adianta ler rios e rios de pdfs, faça as questões cespe e torça para dar certo na hora da prova.

  • JUSTIFICATIVA DE NÃO SER A LETRA "B"

    EU MARQUEI A LETRA "B"

    Errei a questão, mas fui em busca de uma justificativa de algum professor

    b) os pescadores serem considerados excêntricos e os Ibans, sensatos. - ERRADO

     

    Alternativa perigosa. O que são consideradas excêntricas (diferentes, incomuns) são algumas despesas de alguns pescadores do Sri Lanka, e não exatamente os próprios pescadores. Vejam que o fato de alguém possuir um hábito excêntrico não faz com que a pessoa seja excêntrica por completo. Voltando ao texto:

    É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional. Como os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los. 

     

    Vejam que são os objetos adquiridos pelos pescadores que parecem não ter utilidade. São as despesas com esses objetos que são excêntricas. Portanto, a letra B está incorreta. 

    #Peguei do Tec concursos.

  • Acertei a questão, mas tenho que dizer que a Cespe é uma vergonha, faz o que quer nessas questões de interpretação. Mais uma questão ambígua que poderia ter mais de um gabarito.

  • eu deixava em branco!

  • Assertiva C.

    Ao meu ver, a questão pergunta sobre os hábitos de consumo dos pescadores, e na assertiva B, os PESCADORES são considerados excêntricos

  • Também marquei B mas creio que pelo enunciado estar se referindo aos hábitos e não aos pescadores/Ibans, a resposta certa tem que ser a C mesmo. Se estivessem perguntando apenas sobre o contraste, sem especificar se quanto aos hábitos ou não, a resposta poderia ser B.

    Além dessa, na opção B temos as palavras exatas que foram usadas no texto (excêntricos/sensatos), já na C temos palavras diversas. Isso nos faz errar sem perceber. Por mim é questão de inferência, mas... CESPE né?

    Foi uma pegadinha boa, temos que prestar atenção.

  • Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Virou loteria....

  • A cabeça chegou a esquentar para responder essa.

    Assertiva C

  • mais fácil ler búzios...

  • Tá, mas onde é que fala isso no texto? Até posso concordar com os hábitos dos pescadores, mas onde é que fala que p Ibans são tradicionais?

  • "Como os objetos adquiridos por esses pescadores parecem não ter função em seu meio, não conseguimos entender por que eles deveriam desejá-los." --> Inusitado.

    "Por outro lado, se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans..." --> dá a entender que a conduta dos Ibans é algo tradicional.

    "É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas" --> as despesas são excêntricas para o autor do texto, talvez, para os que compraram, elas não sejam vistas desta forma e o autor ressalva isso ao final do texto: "Mas penso que também dever-se-ia reconhecer a presença de uma certa vitalidade cultural nessas atrevidas incursões a campos ainda não inexplorados do consumo: a habilidade de transcender o aspecto meramente utilitário dos bens de consumo, de modo que se tornem mais parecidos com obras de arte, carregados de expressão pessoal."

    Pelo menos foi o que eu entendi... :)

  • Eu acredito que na alternativa b não ter as palavras HÁBITOS dos pescadores e COSTUMES dos Ibans fez a questão ser totalmente errada.

  • Para mim o gabarito deveria ser B, concordo com o Pedro H.T.P

    vejamos (...) É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional.(...). Por outro lado, se eles colecionassem peças antigas de porcelana chinesa e as enterrassem, como fazem os Ibans, seriam considerados sensatos, senão encantados. Está explícito no texto, não há que se falar em inferência.

  • Fiquei entre a B e a C, e sinceramente, errei.

    Questão loteria, poderia ter qualquer gabarito. Triste esse tipo de questão

  • Essa prova da Cespe foi um verdadeiro desastre.

  • GABARITO C

    Não será a letra B

    Alternativa B: ''os pescadores serem considerados excêntricos e os Ibans, sensatos''.

    (Resposta) Os Ibans NÃO são considerados sensatos, OS PESCADORES *SERIAM CONSIDERADOS SENSATOS se praticassem tais hábitos, pois é aquilo que se espera desses grupos.

  • Esta questão parece que tem duas respostas corretas, porém, analisando bem as informações do texto e as alternativas, chega-se à conclusão de que há somente uma resposta correta. Analisemos!

    Alternativa (A) incorreta - No trecho do 2º parágrafo: “É fácil rir de despesas tão grosseiramente excêntricas, cuja aparente falta de propósito utilitário dá a impressão de que, por comparação, pelo menos parte de nosso próprio consumo tem um caráter racional", embora traga a expressão “fácil rir", não significa ser algo engraçado. Tal expressão indica uma certa ironia pelos hábitos de consumo dos pescadores mais ricos de Sri Lanka porque gastam com objetos que não têm nenhuma função, ao contrário dos Ibans que têm costumes meramente utilitários.

    Alternativa (B) incorreta - Embora pareça a resposta correta, há uma “pegadinha" nesta alternativa. Vejamos!

    Os adjetivos “excêntricos" e “sensatos" estão associados às pessoas: pescadores e os Ibans, respectivamente. Ao voltar ao texto, percebe-se que, na verdade, tais adjetivos se referem aos hábitos e aos costumes, e não às pessoas em si.  O fato de uma pessoa ter um hábito excêntrico, por exemplo, querer consumir objetos sem nenhuma utilidade não significa que ela seja excêntrica em toda sua maneira de viver. Ela pode, por exemplo, ter outros hábitos sensatos. Por essa questão, elimina-se esta alternativa.

    Alternativa (C) correta - Quando alguém tem por hábito o consumo de objetos sem nenhuma utilidade, sem nenhum fim, como alguns pescadores do Sri Lanka, costuma-se dizer que tal ato é algo inusitado, ou seja, não é algo comum e esperado, é algo insólito. Por isso, o adjetivo “inusitados" é perfeito para descrever os hábitos de consumo dos pescadores mais ricos do Sri Lanka.

    O adjetivo “tradicionais" para descrever os costumes dos Ibans também é coerente, visto que eles praticam um costume adquirido, agem mais pela razão, pelo bom senso.

    Portanto, esta alternativa é a única condizente com as ideias do texto.

    Alternativa (D) incorreta - Os adjetivos “irracionais" e “autênticos" não condizem com os hábitos dos pescadores e dos Ibans, respectivamente.

    Gabarito da Professora: Letra C.

  • eu sempre tenho q ler mil vezes o enunciado da cespe p tentar entender mas dessa vez eu respondi em 10 seg e acertei kkk creio q não tem o que reclamar dessa questão.O contexto todo nos da a entender que o costume dos ibans era tradicional e dos pescadores era algo diferente. Quem compra uma caixa dagua p ficar de enfeite ? p mim isso é bem inusitado

  • 2059 e eu tentando entender esse tipo de questão! pqp!

  • ai tu quebra o pai.

  • Baseado no texto a resposta certa seria a B porém de acordo com o entendimento " inusitado " ou seria " excêntrico " do Cespe a resposta correta é alternativa C.

  • O nível de subjetivismo nas questões da banca cespe tá suuuuurreealll... Meu Deus do céu... tem q ter bola de cristal pra saber q caray o examinador quer na questão

  • O texto descreve e qualifica o comportamento dos pescadores ricos do Sri Lanka, assim, a alternativa correta é a C, que compara os hábitos dos pescadores com os costumes dos Ibans.

  • No texto CB1A1-I, o contraste estabelecido entre os hábitos de consumo dos pescadores mais ricos do Sri Lanka e os costumes dos Ibans de enterrar porcelanas se baseia no fato de:

    #Alternativa:

    ( C )os hábitos dos pescadores serem considerados inusitados e os costumes dos Ibans, tradicionais.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    #Errei por interpretar errado;

    (B)os pescadores serem considerados excêntricos e os Ibans, sensatos.

    • Não são os pescadores que são excêntricos, mas um comportamento isolado.
    • Realizar despesas que supostamente não possuem um propósito ou utilitário

    O que é excêntrica:

    • Que se comporta de modo incomum ou esquisito; que não obedece os padrões considerados normais; que pensa diferente da maioria. Que se afasta do centro
  • Eu não sou excêntrico, e sim meus hábitos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que forçação de barra.

  • Isso é inferência!!!!!

  • os hábitos dos pescadores serem considerados inusitados e os costumes dos Ibans, tradicionais.

    A QUESTÃO PEDE O CONTRASTE, ATENTEM-SE A ISSO. GAB C

  • Você só tem que adivinhar o que o examinador imaginou na hora de elaborar a questão e pronto. Alguém conhece um curso bom de adivinhação no Brasil? Deixa o link, obg.

  • GABARITO: CEBRASPE coloca o gabarito que a "mamãe" dele quiser.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Não entendo o motivo por qual o gabarito correto não foi a letra B.

  • Acho que o ponto chave está no enunciado :

    No texto CB1A1-I, o contraste estabelecido entre os hábitos de consumo dos pescadores mais ricos do Sri Lanka e os costumes dos Ibans de enterrar porcelanas se baseia no fato de:

  • saudades FGV S2, pelo menos você era uma louca racional

  • CESPE 2021: pior que a FGV, pelo amor...

  • A galera passando pano pra banca. Olha a quantidade de gente que errrou essa questão. Questão que tem mais erros que acertos.

  • Precisamos de alguma regulamentação no sentido de obrigar a banca a fornecer o gabarito e as respectivas justificativas.

  • Acho engraçado o malabarismo que alguns fazem para justificar as decisões das bancas kkkkkk.

    Se uma pessoa tem hábitos desonestos, ela é desonesta.

    Se uma pessoa tem hábitos excêntricos, ela é excêntrica.

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:

    Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9

    Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9

    DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    Seja constante essa é a única formula do sucesso.