-
Algum colega sabe explicar o porquê da alternativa D estar errada?
-
Cara amiga, creio que seja por que a banca quer, pois eu também não entendi o porquê da letra D estar errada!
Abraço.
-
É muito comum, pelo que já notamos em várias outras questões (não só da FGV, mas de todas as Bancas que usam a modalidade múltipla escolha), existir a "mais" certa ou a "mais errada dentre todas as outras. Nessa questão, o que, na minha opinião, está tornando a letra "e" a melhor opção, no fim das contas, é que o comando da questão solicita que sejam indicados os objetivos. Esta palavra é que vai orientar a natureza das respostas.
Temos, então, duas situações para serem analisadas: 1. " transparência nas contas públicas" e 2. "disponibilização de informações à sociedade".
Daí, dois itens parecem estar corretos ("d" e "e"). Nesse caso específico, entendo que, como dito anteriormente, a expressão-chave é "atendem aos seguintes objetivos", elencada no enunciado da questão, pois "maior liberdade de imprensa", "diminuição da corrupção" e "aperfeiçoamento da ação estatal" são (ou parecem mais ser) referências de objetivos (estados finais almejados). Já no caso da primeira indicação da letra "d", que refere-se ao "incremento dos instrumentos de controle da administração pública", parece-me mais ligada ao meio para se alcançar um objetivo e, não, ao objetivo propriamente dito (melhoria / otimização / maximização / aperfeiçoamento do controle da administração pública --- por meio de um incremento nos instrumentos de controle).
-
LETRA E CORRETA!!!
DE ACORDO COM O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL:
O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.
O Governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.
O APERFEIÇOAMENTO DA MÁQUINA ESTATAL SE DÁ TAMBÉM POR DIVULGAÇÃO NOS MEIOS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO, COM ISSO, A POPULAÇÃO TEM MEIOS DE NÃO APENAS AJUDAR A INDICAR ONDE PODERÃO SER GASTOS OS ORÇAMENTOS PÚBLICOS, MAS TBM RECLAMAR CASO ALGO ESTEJA EM DESACORDO DO PROGRAMADO. O ESTADO PODE MELHORAR SEUS SERVIÇOS DIVULGANDO SUAS AÇÕES PARA QUE A POPULAÇÃO JULGUE SE ESTÃO SENDO EFETIVAS.
-
"aperfeiçoamento da ação estatal"...
Isso é que é embromação.... milhões de coisas podem objetivar o "aperfeiçoamento da ação estatal". Questãozinha bem preguiçosa, em um concurso para o cargo público mais desejado do Legislativo...
-
¨disponibilização de informações à sociedade¨ não tem como objetivo a ¨maior liberdade de imprensa¨
A questão é um pouco duvidosa sim, mas a banca colocou dois exemplos e perguntou como eles ¨atendem aos seguintes objetivos¨. Não há como discordar, nesse ponto.
-
A respeito da letra D:
Creio que deve-se entender o que versa a questão, no caso o assunto é Governo Eletrônico e Transparência.
São características de um modelo Gerencial.
Onde temos o governo preocupado com o cidadão (destaca-se cidadão pela maneira que o indivíduo é tratado neste modelo) e na qualidade nos serviços ofertados a este.
Quando a alternativa nos diz:
"incremento dos instrumentos de controle da administração pública e maior liberdade de imprensa."
No caso, tratamos da interação Adminstração Pública x Administrado (Cidadão). Não devemos entender essa relação no âmbito jurídico, com expansão ou não de direitos.
Por exemplo; quando tratamos do DL 200/67, o primeiro momento do Modelo Gerencial no Brasil, sempre destacamos as características administrativas positivas do governo militar ditatorial, não entrando no mérito de questões sociais.
Com este entendimento claro sobre o que versa a questão, fica fácil descartar a letra D, pois ela não versa sobre relação administrativa e sim jurídica.
-
Acho que a "D" é mais coerente que a "E". Só acho.